Resenha Por Lugares Incríveis

em 25 de fevereiro de 2020

Por Lugares Incríveis
Jennifer Niven

ISBN-13: 9788565765572
ISBN-10: 8565765571
Ano: 2015 / Páginas: 336
Idioma: português
Editora: Seguinte


Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.



Resenha


Este é um livro difícil de se descrever se você leu até o final, poderia ser um livro que me deixasse extremamente confusa para saber se eu gostei ou não, e o motivo dessa dúvida é um tremendo spoiler, eu fiquei com muita raiva! Mas entendi perfeitamente o que a autora quis passar, embora a conclusão possa ser um tema perfeito para análise e critica, não aceito o fato e não acho que alguém deva aceitar!




Alguns anos atrás tentei ler Por Lugares Incríveis, mas a leitura simplesmente não fluiu, depois de cinco anos vi o trailer da Netflix, o que me deixou numa vontade tremenda de conferir o livro, tentar novamente, então, comecei a leitura com outros olhos, e outra cabeça também, talvez não estivesse pronta à cinco anos atrás.


Jennifer Niven começa a história muito bem, a narrativa é alternada entre Finch e Violet, logo na primeira linha do capítulo percebemos como está a cabeça de Finch, suas dúvidas para com a morte, seus anseios e seus conflitos internos! Mas ele encontra Violet, que aparentemente também está vivendo seus momentos de dor e fuga. Ele quer ajudá-la!


"Será que hoje é um bom dia para morrer?"


O mais bonito no livro é como um ajuda ao outro a superar seus medos e perdas, é um sentimento de alegria interior que vai crescendo cada vez mais, mas como nem tudo são flores, tem altos e baixos, será que Violet e Finch serão capazes de superar todas as dores?!


Uma das minhas dúvidas para com 'gostei ou não gostei', foi que, eu não amei de paixão, mas gostei bastante, como disse antes, ele tem seus altos e baixos, é uma leitura prazerosa? Sim! É uma leitura cheia de informações que acho que não deveria ser tão explicada? Sim!


"A esperança está em aceitar sua vida como ela se apresenta agora, mudada para sempre. Se puder fazer isso, a paz virá em seguida."


Enfim, fiquei extremamente surpresa e magoada com toda a reviravolta do final, sei o que a autora quis passar e entendo, mas não aceito! E apesar de tudo, o livro nos trás belas mensagens, belos trechos, pena que não foi o suficiente! Agora só me resta ver a adaptação que chega na Netflix dia 28 de fevereiro.






E você, já leu? Conta o que achou?

10 comentários

  1. Olá, Mila.
    Eu já amei esse livro. Mas porque li ele em uma outra época. Se fosse hoje não sei se leria e se lesse se ia gostar tanto assim. Fiquei tonta com o final e até voltei algumas páginas porque não acreditei no que eu tinha lido. O filme não vou assistir.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila como vai? Eu li este livro já tem um tempinho já, e ao ler sua resenha pude perceber os pontos que me deixaram bastante incomodados quando o li. De todo modo foi um bom livro para este que vos escreve, apesar dos pontos negativos presentes neste livro serem mais marcantes que os positivos. Adorei sua resenha. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mila! O livro é muito bom, apesar de o final ter acabado comigo. Eu li logo que lançou e demorou bastante para sair o filme, o qual não pretendo assistir. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oii,
    Sempre tive muita curiosidade em ler esse livro. Mas depois de ver algumas críticas negativas fiquei completamente desanimada. Porém, é sempre bom ler para tirarmos nossas próprias conclusões.
    Vou ler em ebook e ver o filme, se gostar, pretendo comprar a edição lindíssima que a editora fez em comemoração ao filme.
    Beijos
    Apaixonada por Palavras

    ResponderExcluir
  5. Oi Mila.
    Muito chato quando um livro nos deixa assim, com esta sensação dúbia. Sem saber o que realmente sentimos em relação a ele. Eu nunca senti vontade de ler este livro. Não costumo ler sick-lit.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mila!
    Eu li esse livro ano passado e, tirando algumas considerações, eu curti a história. Esse final eu achei um pouco de descuido da autora...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  7. A capa desse livro me chamou muito atenção na época, especialmente por me lembrar do castelinho de montar que eu tinha quando criança. Mas nunca tinha lido a história, nem sabia que tinha uma adaptação do Netflix para ela. Mas já passei por momentos de largar um livro e dar uma segunda chance anos depois. Normalmente dá certo, mas não sei como reagiria com o tal motivo que te deixou com raiva... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  8. Oi Mila,
    Li esse livro alguns meses depois que meu pai faleceu e ele me ajudou demais. É um dos livros da minha vida. Sei que é pesado e tal, mas mexeu muito comigo!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oiii MIla

    Eu não sei se este seria um livro pra mim, tenho um pouco de dúvidas por enquanto. Já vi gente elogiando muito e muitos com sentimentos divididos, como vc bem relatou. Essa reviravolta no final que te magoou, uff, isso assusta, por um lado é corajoso da autora inserir uma reviravolta que nem todos vão gostar, por outro o leitor fica com aquela sensação agridoce mesmo.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li esse livro, mas estou animada pra ver o filme espero que eu não decepcione com o final!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!