Resenha Me Encontre | André Aciman

em 8 de janeiro de 2020


Me Encontre
Me Chame Pelo Seu Nome # 2
André Aciman

ISBN-13: 9788551005828
ISBN-10: 8551005820
Ano: 2019 / Páginas: 272
Idioma: português
Editora: Intrínseca


Os personagens emblemáticos de Me Chame Pelo Seu Nome, Elio, Oliver e Samuel, voltam no aguardado romance inédito de Aciman.
Samuel está a caminho de Roma para encontrar seu filho, Elio, agora um pianista renomado. O acaso, no entanto, se encarrega de adiar a reunião familiar e faz com que Samuel desembarque na cidade eterna acompanhado de um novo amor e cheio de planos para novas temporadas em sua casa de veraneio.
Elio logo se muda para Paris, onde vive mais um romance, enquanto Oliver, agora pai de família e professor na Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, cogita enfim cruzar de novo o Atlântico. O que o move inesperadamente são os primeiros acordes de uma música que o transporta no tempo para dias de idílio na Itália.
Nesta retomada fascinante e tão aguardada da jornada de Elio e Oliver, André Aciman revisita seus personagens com a mesma delicadeza e pungência de Me Chame Pelo Seu Nome, trazendo-nos de volta ao relato do que há de mais perene em matéria de sentimento. Dos detalhes íntimos às nuances emocionais, Me Encontre nos mostra do que é feita a substância da paixão e nos pergunta se, de fato, um amor verdadeiro pode perecer.


Resenha



"Até depois!"
As palavras, a voz, a atitude.
Eu nunca tinha ouvido alguém dizer "até depois" para se despedir. Parecia brusco, seco, desdenhoso, pronunciado com a indiferença velada de uma pessoa que talvez não se importe se vai revê-lo ou saber de você novamente.
É a primeira lembrança que tenho dele, e parece que ainda hoje consigo ouvi-lo. "Até depois!"



Este é o primeiro trecho do livro Me Chame pelo seu Nome, o primeiro volume, aquele que me deixou encantada e até extasiada com tanto sentimento que encontrei ali.

Me Encontre era para ser um reencontro entre Elio e Oliver, porém o autor conseguiu me surpreender e não como eu gostaria. Infelizmente.

Porém, apesar disso, André Aciman me trouxe bons momentos, um pouco de nostalgia e belos trechos selecionados.


"Que tipo de pessoa você é depois que alguém já a conhece? Eu queria perguntar. Divertida, jovial, brincalhona, ou há um sérum de melancolia e mau humor correndo por suas veias, turvando seus traços e apagando todas as risadas prometidas por esse sorriso e esses olhos verdes? Eu queria perguntar... porque não dava para saber."


André Aciman escreve este livro com maestria, e embora ele não seja o livro que muitos fãs estavam esperando, ele consegue trazer todo o auge do sentimento profundo, de uma procura pelo eu, um reencontro não só entre dois apaixonados, como também um reencontro entre si mesmo.

A primeira surpresa ao iniciar Me Encontre é encontrar Samuel e não Elio, a narrativa de Samuel não foi tão prazerosa como eu gostaria, mas ao mesmo tempo foi bom, tirei tantos trechos, verdadeiras lições de pensamento!

Em determinado ponto do livro reencontramos Elio e é ai que meus olhos brilharam, porém, mais uma vez o autor me surpreendeu com o segmento do enredo e dos acontecimentos, foi ótimo rever Elio, mas não como eu gostaria!


"- O destino, se ele existe - disse ele -, tem um jeito estranho de nos provocar com padrões que talvez nem sejam padrões, mas que ainda assim são capazes de insinuar um significado fundamental que ainda está sendo elaborado."


Enfim, não foi um livro perfeito, ou o que eu esperava, mas é a vida, nem sempre ela é como a gente quer e talvez isso, esse prelúdio seja o que é mais interessante neste livro, ele é real e teve um bom final apesar de tudo.


Fiquei muito feliz em ler este livro!




Alguns trechos...


“É que a magia de um alguém novo nunca dura o suficiente. Queremos sempre aqueles que não podemos ter. São as pessoas que perdemos, ou as que nem notaram nossa existência, que deixam marcas. Outros mal ecoam.”


“O amor é fácil. É a coragem para amar e para confiar que importa, e não é todo mundo que tem ambos. O que talvez você não saiba é que me ensinou muito mais do que eu ensinei! Essas vigílias, por exemplo, podem não ser nada mais do que meu desejo de seguir seus passos, de compartilhar com você toda e qualquer coisa e estar na sua vida como quero que você sempre esteja na minha. Eu o ensinei a guardar os momentos em que o tempo para, mas eles significam muito pouco se não ecoarem em alguém que você ama. Assim ficam em você e infestam toda a sua vida.”


"Procure por mim, me encontre."

7 comentários

  1. Oi, Camila tudo bem? Adorei sua resenha e me interessei por ler este livro, pois gosto muito de ler o gênero. A capa é bastante atraente. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu reli o primeiro livro porque estava com saudade e queria relembrar o máximo dele para ler Me Encontre. Aí li ele mas imaginava que não seria uma continuação tão boa. Foi satisfatória, mas houve voltas demais, fiquei confusa em algumas partes, mas o final foi ótimo.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa tão lindinha que fiquei curiosa com a leitura!

    ___________

    - Conhece meu cantinho? Te encontro lá, hein?

    Blog Meu Baú de Estrelas
    Meu Canal no Youtube
    Instagram
    Twitter
    Blog Bilhetes de Busan

    ResponderExcluir
  4. Oi Mila, não conhecia esse livro ainda, acredita? Que pena que o autor não conseguiu te surpreender como você gostaria, mas que bom que a leitora ainda assim foi boa. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mila.
    Eu não li o primeiro livro e nem pretendo ler, por isso não vou ler esse. Mas que bom que mesmo não sendo o que você esperava acabou gostando.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    Sempre esbarro com esse livro por aí, mas, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre. Pelos seus comentários parece ser uma leitura agradabilíssima e com certeza me deu vontade de ler também.
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oii,
    eu ainda não li o primeiro livro, mas os comentários positivos acerca desse livro me deixam curiosa.
    Beijos,
    https://blog-apaixonadaporpalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!