Resenha Encantadores de Vidas | Eduardo Moreira

em 22 de janeiro de 2020

Encantadores de Vidas
Eduardo Moreira

ISBN-13: 9788501099341
ISBN-10: 8501099341
Ano: 2012 / Páginas: 254
Idioma: português
Editora: Record

À primeira vista, não há nada de belo em um tombo. Foi a partir de duas quedas que Eduardo Moreira reestruturou toda sua vida. Ao encarar o mundo do chão, começou uma jornada que o levaria ao encontro de dois homens que mudariam sua forma de enxergar pessoas, relacionamentos, limitações: Nuno Cobra e Monty Roberts. Um, encantador de pessoas. O outro, de cavalos. Juntos, encantadores de vidas. Os dois entraram na vida de Eduardo em momentos extremos. Eduardo montara uma égua desconhecida e acabou lançado ao solo. Dores nas costas e meses de recuperação não o desanimaram: a única coisa em que Eduardo pensava era como domar o animal sem fazê-lo sofrer. Muita força de vontade o levou a Monty Roberts, maior autoridade mundial em cavalos. Em seu sítio na Califórnia, Eduardo aprendeu uma nova maneira de ver a relação entre homens e animais. E, através dessa ótica, uma nova maneira de viver a vida. De volta ao Brasil, outro baque. Quebrou o pé num acidente que poderia prejudicar a sua locomoção para sempre. Entrava na história Nuno Cobra, preparador físico de Ayrton Senna. O caminho da recuperação foi incrivelmente rápido. Nesse meio tempo, percebeu nos dois mentores a mesma visão de vida, com grande semelhança entre seus princípios: realçar a calma e a sensatez para alcançar os objetivos. Um livro inspirador!


Resenha


Eu adoro livros que de uma certa forma te motiva a seguir em frente, são histórias de vida inspiradoras. Com Eduardo Moreira não foi diferente, um pouco sofrida, mas nunca desistindo!

Ele passa por momentos que moldam sua personalidade e perseverança, ele quer, então ele vai lá e luta por aquilo e isso é inspirador, mas claro que no caminho ele caiu, mas ele não desistiu, ele buscou ajuda e levantou novamente, foi custoso, teve suor e lágrimas, mas no final tudo deu certo!

O livro traduz ao leitor a paixão de Eduardo por animais e até mais que isso, ele quer, ele conquista e ele corre atrás! Abaixo selecionei alguns trechos que demonstram exatamente isso.


"... o Buldogue Americano.
Só faltava encontrar um lugar para viver com esse cachorro; afinal de contas o apartamento não comportava um cão daquele porte. Fui em busca de uma casa para alugar. E achei uma, grande, que fazia fronteira com o parque do Ibirapuera. Ainda hoje digo que aquele foi o cachorro mais caro que comprei na vida, porque veio com uma casa."



"Pois bem, se tinha arranjado um cachorro caríssimo, que viera com a casa, mal sabia eu que, em pouco tempo, estaria comprando um cavalo que viria com uma fazenda. Saí em busca de um local no interior para poder ter meus cavalos."




Encantadores de Vidas é sobre a vida de Eduardo e as pessoas que passaram por ela, as que o motivam a querer mais, talvez até o impossível.

Já desde o início percebemos em como a infância do autor, numa pequena fazendo da família moldou sua forma de pensar sobre o que é importante. Já adulto, forçado a abraçar a cidade do Rio de Janeiro, se viu aceitando uma nova oportunidade para mudar, agora ele e a esposa foram para São Paulo, mas algo falta em sua vida, um cachorro para alegrar seus dias? Mesmo que aquele pequeno apartamento não o comporte!

Mas claro que Eduardo quis mais, fascinado e sonhador, ele queria o raro, um buldogue americano e um cão daquele porte precisava de um novo lar, e assim Eduardo conquistou um novo lar, mas para uma pessoa que tem gana por mais, pelo desconhecido, encontra em seus animais um objetivo para o crescimento, sonhos de infância, uma fazenda que molda valores em uma mente de menino, valores incrustados, a capacidade de lutar pelo que sonha, quando um desejo ligado a outro desejo e aquela vontade de continuar a buscar mais, e isso tudo transparece em sua narrativa.

O sonho da infância, aqueles momentos de felicidade e a convicta vontade de correr em busca de sua felicidade. É quando um "pequeno" buldogue aflora valores à tanto esquecidos, renasce o desejo de mais e de um buldogue a outro, surge um cavalo que por descuido o faz se machucar, e embora este obstaculo o pudesse parar de buscar seus objetivos, ele parte em busca de conhecimentos onde não exista violência para adestrar seus cavalos. E é aí que ele conhece Monty.


"O livro ia além, e a narrava toda a fantástica história de vida de Monty, os filmes de Hollywood que gravava, os nove títulos mundiais de rodeio conquistados, sua relação com os campeões das diversas modalidades equestres que tinha treinado, sua relação com personalidades do mundo.
Ao terminar a leitura, cheguei a conclusão de que aquele autor era o maior mentiroso de todos os tempos ou a pessoa mais fantástica do mundo."



"Visitei Monty num momento bastante confuso de minha vida: não sabia se acreditava em Deus ou nos dados. Era um momento em que precisava achar respostas e, mais do que isso, pessoas que me inspirassem a ser alguém melhor. Bastaram poucos segundos para perceber que Monty era uma delas."


Enfim, li este livro esperando encontrar palavras de inspiração, história de vida grandiosa e encontrei mais que isso, o livro é perfeito, talvez palavras que definam este livro sejam doce infância, sonhos, busca determinada, aprendizado e nunca, nunca se conter quando o assunto é buscar a sua felicidade!



Beijos



12 comentários

  1. Oi, Camila como vai? Adorei sua resenha e o livro me parece fascinante. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É tão bom quando um livro nos surpreende dessa forma, né? Ainda não conhecia esse, mas sem dúvida, a sua leitura valeu muito a pena! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oii Camila, tudo bem?
    Não é um gênero que costumo ler, porém achei a premissa do livro interessante. Os animais são maravilhosos, direta ou indiretamente, nos ajudando a sermos melhores!
    Beijos,
    https://blog-apaixonadaporpalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Ainda não conhecia esse livro, mas, como uma boa adoradora de animais creio que pode ser uma leitura bem interessante pra mim!
    Dica anotada <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mila.
    Geralmente não gosto de ler não-ficção. Mas esse eu fiquei interessada pois a história me pareceu ser bem bonita. Se der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mila!
    Não conhecia, mas adoro livros desse tipo que nos inspiram e traz uma grande história.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  7. Não curto tanto livros assim, mas se você se emocionou, posso muito bem gostar também. Valeu pela dica.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Bem inspirador esse livro, Milla! Gostei da resenha, :)

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Mila, tudo bem?
    Gosto mais de ler ficção, principalmente fantasia, mas a premissa do livro parece interessante e com certeza inspiradora. Que bom que você gostou. É bom demais quando a gente pega algo pra ler e gosta. Dá ânimo para ler mais e mais!

    Até mais;
    Mente Hipercriativa (Blog) || Mente Hipercriativa (Fanpage)

    ResponderExcluir
  10. Oi Mila, tudo bem?
    Não costumo ler obras baseadas na vida de alguém, mas acredito que quando passam mensagens inspiradoras elas são muito válidas. Que bom que foi assim pra você!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas adorei ler tua resenha. É tão bom quando a gente encontra nos livros o que procurava, quando eles cumprem o que prometem. Histórias que nos motivam a ser melhores e não desistir são sempre bem vindas.

    Beijos da Lua!!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga, então eu não curti muito esse enredo, mas eu gostei bastante da sua resenha.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!