Halloween Literário

em 25 de outubro de 2019

Halloween Literário 2019

Chegando mais uma comemoração do Halloween e não poderia deixar de indicar livros do tema para entrarmos no clima.

Desde o século 18, historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain (termo que significa "fim do verão"). O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Segundo acadêmicos, era uma homenagem ao "Rei dos mortos".

O Dia do Saci é comemorado anualmente em 31 de outubro. A data homenageia o Saci-Pererê, figura mitológica do imaginário folclórico brasileiro.

O Dia do Saci foi criado com o intuito de ajudar a valorizar o folclore nacional, ao invés do Dia das Bruxas (Halloween), que é celebrado no mesmo dia e que nada tem a ver com a cultura do Brasil.

Seja o Halloween ou dia do Saci, o que vale são as brincadeiras saudáveis de adultos e crianças, que aproveitam nesta data para se reunir e trocar doces. Curtam bastante!

Abaixo seguem minhas dicas de leituras para este dia das bruxas:




O Salvador - J.R.Ward
Editora: Universo dos Livros

Na venerável história da Irmandade da Adaga Negra, um único macho foi expulso, mas porque a insanidade de Murhder não deu escolha aos Irmãos. Assombrado pelas visões de uma fêmea que não conseguiu salvar, ele, ainda assim, retorna a Caldwell numa missão para reparar o erro que o arruinou. Contudo, Murhder não está preparado para o que deve enfrentar nessa busca pela redenção.

A doutora Sarah Watkins, pesquisadora de uma empresa biomédica, tem dificuldades em superar a perda do noivo, que também era seu colega de profissão. Então, quando o FBI começa a investigar a morte dele, a cientista leva as evidências ao limite para, enfim, tomar conhecimento de uma terrível verdade.

Quando os destinos de Murhder e de Sarah se entrelaçam irrevogavelmente, o desejo se acende entre eles. Mas será que eles conseguirão forjar um futuro que cubra a distância que separa as duas espécies? E quando um novo inimigo surge na guerra contra os vampiros, será que Murhder retornará para a Irmandade… ou voltará para a sua existência solitária de uma vez por todas?

O lançamento da Universo dos Livros está em pré-venda, é só clicar no link.





Malévola: A dona do mal 
Editora: Universo dos Livros


Enquanto Rainha dos Moors, é responsabilidade da princesa Aurora proteger o reino mágico das criaturas dos contos de fadas, que está sob ameaça iminente. Para consegui-lo, ela vai somar forças com sua madrinha, Malévola, que não hesitará em tomar caminhos sinistros se eles a ajudarem a cumprir seu objetivo, ainda que isso inclua lançar mão de sua magia maligna, de um exército de criaturas das trevas e de seu fiel servo, o corvo Diaval.

Na sequência dessa aclamada franquia, o surgimento de novos adversários, a proximidade de um casamento e a presença de uma rainha formidável são fatores que obrigarão tanto Malévola como Aurora a ressignificarem sua percepção sobre os complexos laços familiares que as unem. Será que elas conseguirão superar os obstáculos ou terão de lidar com uma inevitável cisão em seu relacionamento?

O lançamento da Universo dos Livros também está em pré-venda, só clicar no link.



Doutor Sono - Stephen King
Editora: Suma de Letras

Jamais deixaria de indicar uma obra do mestre quando chegamos nesta época do ano.

Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de "O iluminado", depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em "Doutor Sono", King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder.

Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo.

Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o "Doutor Sono".

Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de "O Iluminado" e satisfazer os leitores de King.




E não sobrou nenhum - Agatha Christie
Editora: Globo Livros

Uma ilha misteriosa, um poema infantil, dez soldadinhos de porcelana e muito suspense são os ingredientes com que Agatha Christie constrói seu romance mais importante. Na ilha do Soldado, antiga propriedade de um milionário norte-americano, dez pessoas sem nenhuma ligação aparente são confrontadas por uma voz misteriosa com fatos marcantes de seus passados. Convidados pelo misterioso mr. Owen, nenhum dos presentes tem muita certeza de por que estão ali, a despeito de conjecturas pouco convincentes que os leva a crer que passariam um agradável período de descanso em mordomia. Entretanto, já na primeira noite, o mistério e o suspense se abatem sobre eles e, num instante, todos são suspeitos, todos são vítimas e todos são culpados. É neste clima de tensão e desconforto que as mortes inexplicáveis começam e, sem comunicação com o continente devido a uma forte tempestade, a estadia transforma-se em um pesadelo. Todos se perguntam: quem é o misterioso anfitrião, mr. Owen? Existe mais alguém na ilha? O assassino pode ser um dos convidados? Que mente ardilosa teria preparado um crime tão complexo? E, sobretudo, por quê? São essas e outras perguntas que o leitor será desafiado a resolver neste fabuloso romance de Agatha Christie, que envolve os espíritos mais perspicazes num complexo emaranhado de situações, lembranças e acusações na busca deste sagaz assassino. Medo, confinamento e angústia: que o leitor descubra por si mesmo porque E não sobrou nenhum foi eleito o melhor romance policial de todos os tempos.




Seres Mágicos e historias sombrias  - Neil Gaiman e Al Sarrantonio
Editora: Darkside Books


As melhores histórias são poderosas o suficiente para fazer com que o leitor continue virando as páginas, ávido para obter respostas para a pergunta que move todos os curiosos: “o que aconteceu depois?”. É uma conexão que vai muito além das restrições de gênero literário; no fim, o que importa são as histórias, e se elas são capazes de desprender o leitor da realidade para fazê-lo simplesmente imaginar.

É com essa certeza inspiradora que Seres Mágicos & Histórias Sombrias começa. Neil Gaiman, autor de Deuses Americanos, Coraline e Sandman, se uniu ao escritor de terror e ficção científica Al Sarrantonio para editar uma antologia especialmente sombria e mágica para leitores curiosos que gostam de sonhar. Eles sabem que os escritores são os criadores de um portal mágico capaz de sugar cada um de nós para seus universos particulares, e moldam mundos onde as palavras se tornam uma paleta de cores únicas capazes de ganhar vida em nossos corações, sonhos e pesadelos.

Com 27 histórias que expandem e redefinem a ficção imaginativa, Seres Mágicos & Histórias Sombrias reúne Joyce Carol Oates, Joe R. Lansdale, Jodi Picoult, Peter Straub, Chuck Palahniuk, Jeffery Deaver, Joe Hill e outros inúmeros autores renomados que toparam o desafio de transcender todo e qualquer limite ao darem vida a seus personagens e histórias de maneira afiada e intensa, cada um à sua maneira.



 

A Paciente Silenciosa - Alex Michaelide
Editora: Grupo Editorial Record

Alicia Berenson escreve um diário para colocar suas ideias em ordem. Ele é tanto uma válvula de escape quanto uma forma de provar ao seu adorado marido que está bem. Ela não consegue suportar conviver com a ideia de que está deixando Gabriel preocupado, de que está lhe causando algum mal.

Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou seu marido com cinco tiros. E nunca mais disse uma palavra.

O psicoterapeuta forense Theo Faber está convencido de que é capaz de tratar Alicia, depois de tantos outros falharem. E, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?


 

O que será que a bruxa está lavando? - Elizete Lisboa
Editora: Paulinas

Para as crianças temos este livro da editora Paulinas, também com braile.

A gente vê com os olhos, mas também se pode ver com as mãos. Pode-se ver, ouvindo, pensando. Agora, pense em uma bruxinha que adora água, espuma, canção; que não pára de lavar: lava tapete, prato, pato, lava boneco de pau e boneca de pano. Lava até segredos...


Espero que tenham gostado das dicas? Se tiverem mais, postem por gentileza nos comentários.


Boa leitura e bom dia das bruxas a todos!


12 comentários

  1. Oi, tudo bem? Excelente as indicações para a data comemorativa de Halloween. Doutor Sono é um livraço, o li e gostei bastante, abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Estou LOUCA para ler Seres Mágicos porque é uma coletânea com autores que sou apaixonada porém estou lendo nesse momento Doutor Sono porque o filme está próximo do lançamento. Adorei as suas dicas, alguns dos livros eu não conhecia.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda,
    Não vejo a hora de ler 'A Paciente Silenciosa', minha mãe já leu e fica falando para eu ler logo! HAHAHA
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. adorei sua seleção de livros temáticos pro Halloween, acho que a Darkside tem bastante opção legal e saudade de ler algo do Stephen King

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Oi Mila, tudo bem?
    Eu adoro histórias com muito suspense. Da sua lista o que estou com mais vontade de ler é "Seres Mágicos e historias sombrias". Mas a Darkside bem que podia lançar uma versão brochura mais barata dos livros que publica.

    Até mais;
    |Mente Hipercriativa (Blog) | Mente Hipercriativa (Fanpage)|

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanda! Ótimas dicas, A Paciente Silenciosa é um livro excelente. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nanda!
    Queria muito ler Doutor Sono antes da estreia.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Uma das melhores épocas do ano é o Halloween, adoro o clima do pessoal! Na hora que vi J R Ward ali no post surtei!! Amo seus livros e dica anotada. E já li A Paciente Silenciosa e considero uma ótima indicação pro Halloween.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  9. Oiii nanda

    Stephen King é sempre um clássico para essas datas, pretendo ler O Instituto dele ainda neste mês. A Paciente Silenciosa tb é ótimo, me surpreendeu bastante.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei da lista, principalmente por ter livro da saga IAN que tenho que voltar a ler!!!
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    Ainda lerei todos os livros de King, e estou ansiosa também pelo filme Doutor Sono, mas preciso ler O iluminado primeiro.
    Adorei as sugestões. Ainda não li A irmandade da adaga negra, mas quero muito.
    Beeijoo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Eu sou particularmente muito mais do suspense do que do terror. Estava lendo os livros da Agatha, mas meio que dei uma pausa, mas pretendo retomar em breve.
    Curti suas indicações

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!