Vontade Inabalável

em 7 de fevereiro de 2019

Vontade Inabalável
Os erros e acertos de uma executiva pioneira
Maria Silvia Bastos Marques

ISBN-13: 9788568377222
ISBN-10: 856837722X
Ano: 2018 / Páginas: 320
Idioma: português
Editora: Primeira Pessoa


Maria Silvia Bastos Marques sempre acreditou que poderia traçar o próprio destino. Com sua vontade inabalável, conseguiu.
Foi pioneira em todas as áreas por que passou. A expressão “primeira mulher” acompanhou a maioria de seus cargos: diretora e presidente do BNDES, secretária municipal de Fazenda do Rio, presidente da siderúrgica CSN, da seguradora Icatu Seguros e, atualmente, do banco de investimentos Goldman Sachs.
Chegar lá não foi fácil. Nascida no interior do estado do Rio, única menina entre três irmãos, precisou vencer a resistência do pai à sua mania de inventar novos caminhos. Não queria que sua vida se resumisse a tocar piano, ser professora, casar e ter filhos. Fez tudo isso e muito mais.
Sonhou grande e foi estudar na capital. Formada em administração, com mestrado e doutorado em economia, estava preparada para enfrentar os desafios que teria pela frente. Construiu sua trajetória enquanto o Brasil fazia história.
Neste livro, Maria Silvia conta como sua forma de trabalhar evoluiu, trata da formação e motivação de equipes e fala abertamente de seus fracassos e vitórias.


Resenha


Ler Vontade Inabalável foi um diferencial para mim, pois nunca imaginei que a leitura iria fluir tão bem, com temas fortes onde muitas vezes se tem um descrédito tão grande, e que para falar a verdade, não é um assunto que muitos gostam de discutir, deixando a cargo dos que entendem ou até mesmo escolhendo não fazer parte daquele mundo tão cheio de corrupção e subornos, como no caso da política.


Mas não é só política que encontramos aqui, neste livro encontramos muitos termos técnicos, mercado de trabalho, economia, e apesar disso o livro não é massante, é interessante acompanhar a trajetória da autora desde sua juventude, sua criação no meio de irmãos homens e que possuíam uma vasta vantagem sobre as mulheres da sua geração familiar, onde o normal seria escolher entre pianista ou professora, Maria Silvia queria mais, queria sair das asas de seus pais e estudar no Rio de Janeiro, sair daquela cidade pacata, não foi fácil, principalmente pela parte de seu pai, porém ela teve o apoio de sua mãe e com isso conseguiu, e aos poucos foi aprimorando seus estudos, a sua maior paixão eram os estudos, ela queria fazer diferente e conseguiu!




Acho interessante destacar que aqui acompanhamos sua trajetória profissional, suas conquistas, seus erros e acertos, Vontade Inabalável cita a política onde a autora conseguiu se solidificar, na época do plano Collor com todas as dúvidas se era o certo ou não, sem dúvidas, todas as reformas econômicas e planos para estabilização da inflação, apesar de rígidas, moldaram sua capacidade de trabalhar em equipe e se fazer prestigiada com seu trabalho, e não só isso, depois Maria se tornou a primeira mulher diretora do BNDES, 40 anos após sua criação e não só isso, Maria também nos conta como foi a transição para o Plano Real, entre outros projetos como fazer parte da grande mudança da CSN, Companhia Siderúrgica Nacional, foram anos trabalhando para fazer pequenas mudanças que geraram grandes mudanças tanto no monetário quanto pessoal até que seu destino a trás novamente para o BNDES, agora para atuar no cargo de presidência.


" Fiquei muito orgulhosa também em constatar que fui a primeira mulher em todas as posições que ocupei. (...)
(...) Nada mau para uma garota que teve que lutar para conseguir estudar na cidade grande e perseguir seu sonho de ter uma vida diferente da que parecia destinada a ela."



Enfim, ler Vontade Inabalável foi um pouco desafiador, justamente pelo tema intrincado muitas vezes pela política, economia, e alguns assuntos que não me despertam muito o interesse, ao mesmo tempo foi gratificante chegar ao final deste livro e admirar esta mulher guerreira, que lutou desde cedo por seus direitos, muitas vezes que não eram iguais aos seus irmãos e outras vezes por ser mulher do decorrer de sua carreira.


Eu adorei!




“Sucesso não é definitivo, fracasso não é fatal.
É a coragem para continuar que conta.”

Winston Churchill






14 comentários

  1. Ontem tinha lido uma outra resenha sobre esse livro, o que me fez querer conhecer essa história. Mas lendo a sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler esse livro.
    Também não gosto de leituras sobre política e economia. Pra mim também será um desafio mas quero conhecer a força dessa mulher.

    ResponderExcluir
  2. Legal saber mais como é o livro. Pelo tema não achei que seja meu estilo mas é mais pela coisa de ter uns assuntos massantes, mais chatinhos de ler. Bom ver que aqui fica uma coisa boa na hora de ler por falar tanto das experiencias dela e do assunto sem enjoar o leitor. Aí sim é uma leitura que vale a pena arriscar. Gostei do jeito que ele parece abordar politica e economia e essas coisas, acho que a visão dela e pela pessoa e o que viveu e o saber dos assuntos, acabou ficando mais interessante de conhecer.

    ResponderExcluir
  3. Sempre admirei a vida dela e agora quero ler logo essa narrativa. Sua resenha foi ótima para aumentar a curiosidade!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mila

    a história dela parece ser bem interessante, mas esse não é o tipo de livro que gosto de ler. Se fosse para me desafiar em um gênero novo, talvez lesse a história!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Mila!
    Sem dúvida a história de Maria Silvia é muito inspiradora e o livro ainda nos dá uma visão geral da história do país na época de sua juventude. Mal podemos imaginar como uma mulher que queria ser independente e traçar seu próprio caminho era vista naquela época. Não costumo ler biografias mas quem sabe um dia me arrisco.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Feliz que tenha gostado do livro.
    Dá para imaginar que Maria é uma mulher admirável, e isso torna a leitura mais prazerosa. Mas os temas abordados não me empolgam para que eu possa querer ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que leitura! Deve ser um livro motivador em muitos aspectos, principalmente no nosso cenário atual! Tenho tentado diversificar minhas leituras e abrir novas portas, vou anotar a dica de leitura na lista!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mila!!
    Apesar de não ser o gênero literário que frequentemente gosto de ler acho importante e interessante conhecer um pouco mais sobre a trajetória da Maria Silvia Bastos em assumir um posto que até então nenhuma mulher tinha assumido, sem dúvida Vontade Inabalável é muito motivador para todas as mulheres.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Bom, no post anterior disse que o livro anterior me chamou a atenção e pretendia dar uma chance, mas retiro o que disse. Vontade Inabalável não me conquistou tanto assim na resenha, assim como ocorreu com você eu também não me interessei pela complexidade de temas que existe na narrativa, ainda mais com o abuso de termos técnicos que teria que explorar ainda mais. Fica pra próxima!

    ResponderExcluir
  10. Olá Mila!
    A obra chama atenção por contar com um conteúdo que soa didático porém sem deixar de lado as características que atraem a atenção de um leitor. Além disso, é interessante conhecer as dificuldade encontradas pelas mulheres em se consolidar no aspecto político à época, o que faz de Marques um exemplo de empoderamento profissional.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mila!
    Livros sobre política, mercado de trabalho e economia fogem totalmente do meu estilo de leitura, são assuntos que não me atraem, sabe?! Mas só de ler sua resenha de Vontade Inabalável estou aqui admirando a mulher guerreira que é a Maria Silvia, que mulher, hein?! 👏👏👏

    ResponderExcluir
  12. É admirável a força de vontade de alguém para vencer na vida. Como disse, esse não é meu estilo de livro, porém gostaria de ler esse livro que tem muito a acrescentar.

    ResponderExcluir
  13. Mulheres e suas jornadas duplas, tendo sempre que provarem ser capazes. É Admirável. Não é um gênero que eu leia com frequência, mas todo experiência é bem-vinda.

    ResponderExcluir
  14. Não é um gênero que leio, mas a autora parece ser se desafiado muito e ter vencido na vida, o que nos ajuda a buscar/lutar por nossos sonhos também.
    É sempre muito bom ler sobre pessoas que conseguiram, dá forças né?!
    bjs

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!