Halloween Literário

em 27 de outubro de 2018

Halloween Literário

Finalmente estamos chegando ao final de 2018, mais precisamente na época mais legal em que podemos soltar nossas bruxas internas e ler bons livros de terror e suspense!

Já indiquei preciosidades aqui, mas vasculhando na net encontrei mais livros interessantes para os fãs do gênero.

Neste ano não li muitos, foi um ano difícil com poucas leituras proveitosas, espero que 2019 seja bem diferente e melhor.

Espero que gostem das minhas sugestões, bom dia das bruxas a todos!


Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malermann
Editora: Intrínseca

Um livro eletrizante, lançado em 2015 que tive o prazer de ler e resenhar, confirma no link: Caixa de Pássaros

A Netfix comprou os direitos autorais e em breve teremos o filme disponível com elenco estelar tendo Sandra Bullock, John Malkovich e Sarah Paulson nos principais papéis, o filme realmente está sendo muito esperado e a premissa promete! Há alguns dias, a editora Intrínseca publicou as novidades sobre a película, inclusive o trailer oficial.

Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Quatro anos depois de tudo ter começado, restaram poucos sobreviventes, incluindo Malorie e seus dois filhos pequenos. Morando numa casa abandonada próxima ao rio, ela sonha há tempos em fugir para um local onde sua família possa ficar em segurança. Mas a jornada que têm pela frente será assustadora: 32 quilômetros rio abaixo em um barco a remo, vendados, contando apenas com a inteligência de Malorie e os ouvidos treinados das crianças. Uma decisão errada e eles morrem. E ainda há alguma coisa os seguindo. Será que é um homem, um animal ou uma criatura desconhecida?


O Terror
Autor: Dan Simmons
Editora: Rocco

Primeiro livro do premiado escritor Dan Simmons no Brasil, O terror, que foi adaptado para a TV por Ridley Scott, com estreia nos EUA em novembro, é, ao mesmo tempo, uma aventura histórica e uma fantasia sombria. A partir de uma meticulosa pesquisa, o autor recria de maneira original uma das mais fascinantes histórias da exploração marítima no século XIX, a Expedição Franklin, como ficou conhecida a trágica investida da Marinha Britânica, em 1845, à cobiçada Passagem Noroeste, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico através do Círculo Polar Ártico. Sob a liderança do renomado sir John Franklin e mesmo contando com os equipamentos mais avançados da época, a tripulação de mais de cem homens acabou presa nas geleiras ao norte do Canadá. A luta pela sobrevivência naquele ambiente hostil é o tema da narrativa de Simmons, que adiciona uma misteriosa ameaça aos bravos marinheiros: um predador desconhecido que tenta abrir caminho através dos cascos dos navios.


Medo Clássico
Edgar Allan Poe vol 2
Editora: Darkside

Edgar Allan Poe: Medo Clássico — Volume 2 foi preparado com o mesmo respeito e o padrão de qualidade sobrenatural do primeiro volume, um dos maiores best-sellers da 1ª editora do Brasil dedicada inteiramente ao terror e à fantasia. No primeiro volume começamos a conhecer a fantástica casa de espelhos de Poe: suas máscaras e segredos, seu ímpeto aventureiro, suas mulheres etéreas e, é claro, seu corvo imortal. Agora, exploraremos seus devaneios sobre a finitude humana, o desamparo da perda e a solidão do nunca mais. Você está pronto para longas madrugadas de leitura? Reunindo contos, poemas e cartas que trazem à tona um lado ainda mais sombrio do genial escritor, Edgar Allan Poe: Medo Clássico — Volume 2 mostra toda a força das palavras do mestre em doze obras-primas de ficção, como “William Wilson”, “O Homem da Multidão”, “O Demônio da Perversidade”, “Uma Descida ao Maelström”, “A Verdade Sobre o Caso do sr. Valdemar” e “Lenore”. Um capítulo extra apresenta cartas pessoais do autor. Uma rara oportunidade para o leitor conhecer o homem por trás da obra. Repleta de mistérios e cantos obscuros, a vida pessoal de Poe foi tão intrigante quanto suas narrativas mais fantásticas. O livro chega em uma edição caprichada em capa dura, com ilustrações exclusivas do artista brasileiro Hokama Souza, e foi traduzido por Márcia Heloísa, doutora em Literatura Comparada na UFF e responsável pela tradução do Volume 1. É ela quem assina o prefácio que explica como os dois livros se completam: “Se no primeiro volume encontramos histórias de crimes e emissários da morte, agora encontraremos aqueles que por ela foram tocados: suas vítimas, involuntárias ou não”. Edgar Allan Poe: Medo Clássico — Volume 2 é mais um título de respeito da coleção Medo Clássico, que já atendeu ao chamado de Cthulhu e levou os darksiders às profundezas do universo de H.P. Lovecraft.




Quando os Adams saíram de férias
Autor(a): Mendal Johnson
Editora: Círculo do Livro

Este foi o primeiro livro do gênero que li na vida, eu era apenas uma criança fuçando entre inúmeros exemplares de livros jogados num quarto nos fundos da casa da minha avó paterna. Lembro que me interessei pelo título na ingenuidade de se tratar de um livro infantil, nem prestei atenção na capa que demorei a entender também...o conteúdo é tenebroso, visceral, me dava arrepios e deu pesadelos, não lembro se li inteiro, mas até onde lembro foi um dos livros mais chocantes que li, tem dois filmes baseados na história, ambos lançados em 2007: A vizinha e Um crime americano. Não tive coragem ainda de ver, pretendo um dia, acho que fiquei traumatizada...




O livro conta a história de Barbara, uma jovem babá que é submetida a maus-tratos das crianças de quem cuida. À medida em que o jogo avança, a violência foge dos limites e Barbara passa a ser torturada em todos os sentidos, colocando a sua vida em sérios perigos. Baseado em fatos reais ocorridos em 1965.


Outsider
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras

O corpo de um menino de onze anos é encontrado abandonado no parque de Flint City, brutalmente assassinado. Testemunhas e impressões digitais apontam o criminoso como uma das figuras mais conhecidas da cidade — Terry Maitland, treinador da Liga Infantil de beisebol, professor de inglês, casado e pai de duas filhas.
O detetive Ralph Anderson não hesita em ordenar uma prisão rápida e bastante pública, fazendo com que em pouco tempo toda a cidade saiba que o Treinador T é o principal suspeito do crime. Maitland tem um álibi, mas Anderson e o promotor público logo têm amostras de DNA para corroborar a acusação. O caso parece resolvido.
Mas conforme a investigação se desenrola, a história se transforma em uma montanha-russa, cheia de tensão e suspense. Terry Maitland parece ser uma boa pessoa, mas será que isso não passa de uma máscara? A aterrorizante resposta é o que faz desta uma das histórias mais perturbadoras de Stephen King.


O sorriso da hiena
Autor: Gustavo Ávila
Editora: Verus




É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem? Uma trama complexa de suspense e jogos psicológicos Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitado psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém a proposta, feita pelo misterioso David, coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é um homem cruel por ter testemunhado o brutal assassinato de seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a sua, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma no desenvolvimento delas. Mas até onde William será capaz de ir para atingir seus objetivos? Em O sorriso da hiena, o leitor ficará fisgado até a última página enquanto acompanha o detetive Artur Veiga nas investigações para desvendar essa série de crimes que está aterrorizando a cidade.


A árvore do Halloween
Autor: Ray Bradbury
Editora: Bertrand

Na noite do dia 31 de outubro, em uma pequena cidade dos Estados Unidos, oito garotos vestem suas fantasias e saem às ruas em busca de “Gostosuras ou Travessuras”. Ao perceberem o desaparecimento de um nono integrante, o grupo decide explorar a casa mal-assombrada do outro lado da imensa ravina. Nos fundos da propriedade, eles descobrem uma gigantesca e magnífica árvore, repleta de abóboras de diferentes tons, formas e tamanhos. Em cada uma delas, há um rosto talhado. Eles nem imaginam o que estão prestes a conhecer. A trama, por meio de metáforas e personagens históricos, dá uma aula a respeito desta data tão comemorada ao redor do planeta. Os jovens, na perseguição pelo amigo desaparecido, viajam pelo tempo, passando pelo Egito Antigo, pela Grécia dos filósofos, e pela Paris medieval, aprendendo as origens do Halloween, bem como o porquê do terror, das mortes e das assombrações associados a ele.


O chamado de Cthulhu e outros contos
Autor: HP Lovecraft
Editora: Hedra

O conto que dá nome à coletânea é um dos grandes clássicos do horror do século XX. O livro reúne ainda outros seis textos, escritos ao longo da vida do autor, desde sua estreia literária com "Dagon" até pouco antes de sua morte. Contém o inédito "A música de Erich Zann", considerado pelo próprio Lovecraft um de seus melhores escritos. No apêndice, o leitor encontrará ainda uma carta do escritor ao amigo R.Michael, em que fala sobre sua personalidade e sua vida, e um artigo em que discute o método que empregava na criação de seus contos.


A bruxa da lagoa negra
Autor: Graciela Bozano Hetzel
Editora: Paulinas

Com capítulos ágeis e uma linguagem descolada, A bruxa de Lagoa Negra, é mais uma obra de Graziela Bozano Hetzel, lista de honra do IBBY, que vem enriquecer a coleção Tipoassim.com, voltada ao público juvenil. A trama envolve Daniela e sua prima Nina que curtiam as férias em Lagoa Negra, local turístico, onde uma nova sorveteria era a sensação da cidade, pois, além de sorvetes deliciosos, ali era o ponto de paquera e de novidades entre a moçada. O lugar dá início ao mistério, envolvendo Dona Lalá, a dona da soverteria, que as primas irão desvendar. Enredo de suspense e mistério, é uma leitura leve e sem pretensões, bem ao gosto do leitor jovem. Salmo Dansa, neste seu primeiro trabalho de ilustração para Paulinas, entrou no clima de mistério e emoldurou suas imagens como se fossem peças de quebra-cabeça.


9 comentários

  1. Gostaria de ler esse de caixa de pássaros. Ainda mais agora que vai sair filme. Faz tempos que tô pra ler esse livro e nada. Gostaria de ler os do Poe que saiu também. É um autor que gostaria de conhecer por já ter visto tanta menção em livro e séries e coisas assim. Faz tempos que nao leio nada do tipo e esse ano acho que nao peguei nenhum do gênero.

    ResponderExcluir
  2. Aiai... tenha ótimas dicas para quem gosta do gênero, mas sou medrosa e corro de livros de terror/suspense/thrillers psicológicos.
    Mas não poderia faltar King e Poe nessa lista, não conheço as obras deles mas sempre leio elogios.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi! Tudo bem?
    Dessa lista tenho vontade de ler 'A Caixa de Pássaros', 'Outsider' e 'A Árvore do Halloween'. Eu adoro livros de suspense e terror, mas tem uns que não me deixam dormir depois!! Hahahahaha...

    Beijos;

    Mente Hipercriativa
    Fan Page Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nanda!!
    Gosto muito de ler bons livros de terror e suspense e desdes livro indicados só li Caixa de Pássaros que por sinal adorei e aguardo ansiosa a adaptação desse livro. Mas também quero muito ler O terror , Outsider, O sorriso da hiena e A árvore do Halloween.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Nanda!
    Muitas indicações boas.
    Li apnas Caixa de pássaro e Edgar Allan Poe e anotei alguns aqui e quero muito Outsider.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “O passado é uma cortina de vidro. Felizes os que observam o passado para poder caminhar no futuro.”(Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Tô numa vibe de terror, mas é com relação a filmes. Já assisti a mais filmes de terror este mês que em toda a minha vida. Ainda quero ler Caixa de Pássaros.

    ResponderExcluir
  7. Olá, adoro os mês de outubro justamente por essas postagens especiais de Halloween. Estou muito animado para ler Caixa de Pássaros, ainda mais depois de ver o trailer da adaptação. Outra obra que me chamou atenção foi A árvore do Halloween, que parece fazer uma revisão interessante sobre o conceito da data. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanda.
    Adorei as indicações.
    Quero muito ler Caixa de Pássaros, Sorriso da Hiena e Outsider.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Nanda,
    desses só fiquei com vontade de ler Outsider e Caixa de pássaros, os que menos me assustaram kkkkkkk
    Quero muito ver o filme Caixa de pássaro também.
    bjs

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!