Dia do Professor | Dicas de Livros

em 15 de outubro de 2018




Ola meus amores, como vocês estão?!



O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro.


No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.


O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.


Em alguns países há um dia especial para os professores. Em alguns deles é feriado enquanto em outros são realizadas apenas comemorações em dias úteis.


E para comemorar esta data, nada melhor do que dar dicas de livros onde encontramos grandes lições de vida, ou até mesmo de livros em que o enredo se passa numa escola.


Vem Comigo...





É o Primeiro Dia de Aula… Sempre! 
R. L. Stine

Na manhã do primeiro dia de aula, Artie cai da cama e bate a cabeça. Então, no café da manhã, seu irmão mais novo derruba a calda da panqueca no cabelo dele, que não tem tempo de lavá-lo. No caminho da escola, um caminhão passa por uma poça d’água e espirra toda a água nele. Não é só o primeiro dia de aula – é o pior primeiro dia de aula da história. Na manhã do dia seguinte, Artie cai da cama e bate a cabeça. Bem forte. Depois disso, ele fica se sentindo um pouco tonto e… Hã??? Tudo está acontecendo exatamente da mesma maneira que no dia anterior! O primeiro dia de aula se repete no dia seguinte, e no dia seguinte, e no dia seguinte… Será que Artie vai conseguir encontrar um jeito de mudar isso? Ou será o primeiro dia de aula… SEMPRE?




O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks 
E. Lockhart


Aos catorze anos, Frankie Landau-Banks era uma menina comum. Gostava de ler, participava do Clube de Debates e era a princesinha da família. Mas nas férias de verão ela se transforma; de repente surge uma garota cheia de curvas, com uma beleza inusitada. E essa transformação física vem acompanhada de uma mudança de atitude – Frankie já não aceita um ‘não’ como resposta. Principalmente quando esse ‘não’ significa que ela não pode participar da sociedade secreta da qual seu namorado faz parte, só porque é menina. Usando todas as suas habilidades (e alguns conhecimentos adquiridos nas aulas), Frankie criará artimanhas para provar que pode ser ainda mais genial que os membros da Leal Ordem dos Bassês. E a escola logo se tornará palco de pegadinhas até então inimagináveis.




Escola: Os Piores Anos da Minha Vida – Escola Vol 1 
James Patterson



Escola: Os Piores Anos da Minha Vida – É o primeiro dia de aula em sua nova escola, mas Rafa Khatchadorian já sabe que será o pior ano de sua vida. Como se não bastassem seus problemas em casa, agora ele terá que descobrir como sobreviver ao sexto ano.
Por sorte, Rafa bolou o melhor plano de todos os tempos: ele se propôs a quebrar todas as regras do colégio, valendo pontos.
Porém, professores, pais e valentões não curtiram essa ideia mirabolante. Será que o plano vai passar de mágico a trágico?







Extraordinário 
R. J. Palacio


August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.



As Vantagens de Ser Invisível 
Stephen Chbosky

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe – a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.


Harry Potter e a Pedra Filosofal – Vol 1 
J.K. Rowling



Harry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais, aprende a jogar quadribol e enfrente, num duelo, o cruel Voldemort. Com inteligência e criatividade, J. K. Rowling criou um clássico de nossos tempos. Uma obra que reúne fantasia e suspense num universo original atraente para crianças, adolescentes e adultos.





A Terra das Sombras – A Mediadora – Vol. 1 
Meg Cabot





Suzannah é uma adolescente aparentemente comum que tem um problema com construções antigas. Não é para menos. Afinal, muitas dessas casas velhas são assombradas. E Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de ver e falar com fantasmas para ajudá-los a descansar em paz. É claro que esse dom lhe traz muitos problemas. Mas nem ela poderia saber a gravidade do que encontraria ao mudar-se para Califórnia.






Claro que fui bem nostálgica com alguns livros, queridinhos de nossos corações, e claro que tem dicas não tão pouco conhecidas, e bem legais também!




Beijos


10 comentários

  1. Desses só li Extraordinário, já anotei as outras dicas :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Escola: Os Piores Anos da Minha Vida, Extraordinário e As Vantagens de Ser Invisível são bem legais e cada um passa uma mensagem interessante. As coisas da escola e as diferenças são temas legais. O de A Mediadora é mais engraçadinho e gosto do clima dele, esse é bom pra indicar pra quem não lê muito, acho. É bem rápido e gostoso de ler. Tem ótimas dicas com essas histórias ^^

    ResponderExcluir
  3. Essa data deveria ser mais valorizada, não é mesmo?
    As vantagens de ser invisível é um livro lindo e Extraordinário é encantador, os outros eu não tive a chance de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, primeiramente parabéns pela homenagem aos perpetuadores do saber que são os nossos queridos professores. Já conheço a escrita de E. Lockhart, e fiquei muito curioso para conhecer esse outro livro da autora, que parece abusar do mistério. Ahhhh e como não amar os professores de Hogwarts (escorreu aquela lágrima básica porém sigo firme). Eu adorei o professor de ciências (o qual eu esqueci o nome, porém ele é um fofo) do August em Extraordinário, pois ele trabalha com umas metáforas arrasadoras. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mila.
    Adorei as indicações!
    Já li Extraordinário e é um dos meus favoritos!
    A série A mediadora também é ótima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mila!!
    Adorei as indicações!! São livros maravilhosos e desdes só li Harry Potter e a Pedra Filosofal, mas quero muito ler outros livros dessas indicações principalmente Extraordinário.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Mila!
    Parabéns atrasado aos professores a quem reverencio por sua força, garra e ensinamentos.
    Adorei as indicações, li apenas Extraordinário e Harry Potter e são ótimos livros mesmo, cheio de ensinamentos.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “O passado é uma cortina de vidro. Felizes os que observam o passado para poder caminhar no futuro.”(Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. O que seria de nós sem os mestres, profissão tão desvalorizada atualmente com professores chagando até a serem agredidos por quem deveria respeitá-los. Isso é triste. Aos professores, meu carinho.
    Não lembro de nenhum livro, mas lembro de filmes bem especiais: Além da Sala de Aula, Mentes Perigosas e Ao Mestre, Com Carinho.

    ResponderExcluir
  9. Gostei demais da lista!!!
    Desses já li Harry Potter, Extraordinário e A Mediadora.
    Já anotei os outros pra ler em breve!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Gostei dessa lista, ficou bem legal.
    A mediadora é a minha preferida, li a série umas três vezes.

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!