Resenha Tipos Incomuns (Algumas Histórias)

em 27 de janeiro de 2018

Tipos Incomuns (Algumas Histórias)
Tom Hanks 

ISBN-13: 9788580417807
ISBN-10: 8580417805
Ano: 2017 / Páginas: 352
Idioma: português
Editora: Arqueiro

Um affaire agitado e divertido entre dois grandes amigos. Um ator medíocre que se torna uma estrela e se vê em meio à frenética viagem de divulgação de um filme. O colunista de uma cidadezinha com um ponto de vista antiquado sobre o mundo. Uma mulher se adaptando à vida na nova vizinhança após o divórcio. Quatro amigos e sua viagem de ida e volta à Lua num foguete construído num fundo de quintal.
Essas são apenas algumas das pessoas e situações que Tom Hanks explora em sua primeira obra de ficção. Os contos têm algo em comum: em todos, uma máquina de escrever desempenha um papel — às vezes menor, às vezes central.
Conhecido por sua sensibilidade como ator, Hanks traz essa característica para sua escrita. Ora extravagante, ora comovente, ocasionalmente melancólico, Tipos incomuns deleitará e surpreenderá seus milhões de fãs.


Resenha


Nunca imaginei que um dia iria conhecer a narrativa de Tom Hanks, grande admiradora de seus filmes e sua interpretação, foi uma ótima surpresa ter a oportunidade de ler Tipos Incomuns.

Logo em seu primeiro conto conheci Anna, uma mulher e tanto, cheia de atitudes, ela tem a opinião formada e tem sempre um plano em mente, tudo programado do jeito dela, ela e o amigo estão procurando um presente especial para um amigo em comum, o MDash e é a partir dali que eles resolvem ficar juntos, mas ela é difícil e estritamente organizada e em pouco tempo muda completamente a vida dele, tão cheia de rotinas e tranquilidade.


"- Você está flertando comigo?
- Não - respondeu Anna. - Eu estou lhe fazendo uma proposta, o que é completamente diferente. Flertar é como pescar: talvez você pegue alguma coisa, talvez não. Fazer uma proposta é o primeiro passo para se fechar um negócio."



“Sim, eu tinha uma namorada. Uma namorada transforma um homem desde os sapatos que ele usa para praticar exercícios até o corte de cabelo. (...) Enganado pela adrenalina do romance, corri mais longe do que o meu corpo podia suportar.”


É claro que Tipos Incomuns não se trata apenas de uma história, são várias e de 'n' situações, são dezessete contos, todos muito bem escritos e em todos teremos uma menção a uma máquina de escrever, assim como a imagem a cada início dos contos.




Eu não irei falar sobre cada um dos contos em específico, até porque são muitos, mas posso dizer que alguns contos não me conquistaram tanto quanto gostaria, mas isso se dá pela atmosfera que o autor criou naquele conto em específico, outros contos eu amei, como o Um Mês Na Greene Street por exemplo.


“Um olhar de volta à sombra do eucalipto mostrou a mulher de longos cabelos pretos inclinada para a frente, a boca aberta, a cabeça inclinada na linguagem corporal universalmente conhecida do prelúdio de um beijo desejado.”


Quanto a diagramação, fiquei encantada com o trabalho da editora, já a primeira vista eu fui conquistada pela capa maravilhosa e me surpreendi muito com a diagramação, a imagem de uma máquina de escrever em cada um dos contos, os diálogos são ótimos e a narrativa é envolvente, apenas em um conto ou outro que eu senti uma narrativa mais arrastada, porém acho que o grande motivo é simplesmente por aquele enredo não ter me conquistado.


Resumindo, foi uma leitura agradável e prazerosa em sua grande maioria, alguns contos foram difícies de concluir, porém está muito longe de ser ruim, foi apenas questão de gosto, daquele enredo em específico, portanto eu indico a leitura de olhos fechados.


E você, já leu? Gostou? 


Beijos

16 comentários

  1. Olá Mila! Não conheço o autor. O bom desses contos rápidos é que podemos lê-los em qualquer lugar a qualquer hora, ideal para quem tem pouco tempo disponível para leitura. Esse primeiro conto parece bem legal, gosto de protagonistas com personalidade marcante. Ótima dica. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mila!
    Tão ver ver um ator conceituado como Tom Hanks, mostrar que também tem o dom para escrita e ainda trazer um livro de contos que traz um pouco da personalidade diversificada das pessoas e suas histórias.
    E ainda com uma linguagem mais elaborada, mostra toda sua cultura.
    Interessadíssima em ler.
    Desejo um ótimo domingo!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de contos, mas compreendo que são poucos livros que conseguem despertar o interesse por todos os contos.
    Acho muito bacana essa importância da máquina de escrever, mesmo sendo contos diferentes a máquina traz uma conexão.
    Fiquei curiosa com esse livro e pra conhecer a escrita do Tom.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Esse foi um ator que fez muita parte da minha infância, via muito filme dele e achei demais um livro do cara. Ainda mais de contos. É uma coisa diferente pra ver do ator e pra quem adora livros é ótimo. Fiquei interessada, parece ter uns contos bem legais e é um livro bom de se ler. Quero ver como ficou ^^

    ResponderExcluir
  5. Admito que ainda não li, mas quando você postou o quote de quarta feira referente a este livro, fiquei louca para saber sobre sua opinião, e fiquei em saber que foi uma leitura bastante agradável, e mesmo que em alguns contos foi difícil a conclusão, vejo que foi apenas uma questão de gosto, nada relacionado a escrita, ou envolvimento com a trama. E notório que este foi um livro muito bem construído, na qual fiquei muito interessada na leitura.

    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, nessa obra Tom Ranks mostra que seu talento vai além do cenário cinematográfico, e aqui entrega ao leitor contos que são esquecíveis, mas convencem pelo modo como são escritos. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ola!
    Gosto muito desse ator, filmes que ele atira são incríveis, ao ver o seu livro me deixou muito curiosa em ler. Não leio muitos contos mas tem uma premissa muito boa.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mila!
    Assim como você também sou uma grande admiradora dos filmes e interpretação do Tom Hanks, por isso quando vi o lançamento de Tipos incomuns fiquei bastante interessante no livro, sem falar que amo contos, e não vejo a hora de ler esse livro!
    Fiquei bem curiosa para conhecer mais sobre a história de Anna e seu amigo, pelos seus comentários acredito que irei gostar desse primeiro conto...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mila!!
    Gosto bastante dos filmes do Tom Hanks e agora estou bem surpresa por ele escrever esse livro recheado de contos!! Quero muito ler essas histórias!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro Sinceramente não me chamou atenção não fiquei curiosa em lê-l porque não me senti conectada ao livro mas eu só vou ler esse livro Porque eu Sou grande fã do trabalho do Tom Hanks cresci Assistindo os filmes dele e ele se tornou uma lenda no cinema para mim então acho que esse é o único motivo que me fez querer ler o livro é só porque eu admiro o trabalho do autor

    ResponderExcluir
  12. Tom Hanks é um dos meus atores favoritos de um dos meu filmes favoritos, Philadelphia ♥
    Contos não são algo que me chamem a atenção, então não dei bola pra esse lançamento e fora que li resenhas bem negativas. Mas queria que vc escrevesse mais sobre o conto que gostou.

    ResponderExcluir
  13. Eu vi esse lançamento mas não tinha lido a sinopse, são contos! Eu gosto bastante de contos hahaha
    Que bom que gostou desses, vou deixar na minha lista, fiquei curiosa para conhecer a escrita de Tom.

    ResponderExcluir
  14. Oi Mila,
    fiquei muito interessada, porque também sou fã do ator.
    Esses contos parecem serem bem escritos e com boas histórias, que nos encantam e nos faz pensar.
    Gostei muito dos quotes.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  15. Oi, Mila.

    É muito bom ver esse outro lado dele como escritor e o ato dele se arriscar nessa área.

    A princípio, achei que o livro se tratava de uma biografia dele ou um livro de não ficção.

    ResponderExcluir
  16. Oi Mila
    Também sou fã do trabalho do Tom Hanks, mas não sei se ele mandou tão bem como escritor. Primeiro que não gosto de contos, segundo que já li por aí que a escrita dele é bem arrastada, então não senti vontade de ler.. é como você disser acho que é questão de gosto.
    Beijos

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!