Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento.
O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Gênero: Drama/Romance
Ano: 2013
Páginas: 320
Eu já havia lido resenhas elogiando este livro, mas não me interessava pela sinopse, resolvi ler no Kindle e confesso que foi uma boa surpresa, é meu segundo livro lido neste ano e fico feliz por ter começado tão bem 2014!
Uma história de amor emocionante, que narra à vida de Will, um rapaz com uma vida ativa e com uma carreira bem sucedida que um dia sofre um acidente que o torna tetraplégico, necessitando de cuidados 24 horas, e devido a isso, acaba conhecendo Lou, sua nova cuidadora.
“Ser atirada pra dentro de uma vida totalmente diferente - ou, pelo menos, jogada com tanta força na vida de outra pessoa a ponto de parecer bater com a cara na janela dela - obriga a repensar sua ideia a respeito de quem você é. Ou sobre como os outros o veem...”
Louise Clark, 26 anos, é uma garota comum, namora Patrick, um rapaz egocêntrico que só pensa em praticar esportes e participar de campeonatos. Ela tem sonhos, como toda garota na sua idade, porém se preocupa por ainda viver com os pais, o pai logo fica desempregado e então ela decide ir trabalhar em qualquer coisa, e consegue uma entrevista na casa de Will, conhece sua mãe e fica surpresa, mesmo não tendo experiência, ao ser contratada como a nova cuidadora, que auxilia o enfermeiro nas atividades rotineiras que o jovem necessita.
“O pior de se trabalhar como cuidadora não é o que as pessoas pensam. Não é carregar e limpar a pessoa, os remédios e os lenços de limpeza e o distante, mas de algum modo sempre perceptível, cheiro de desinfetante. Não é nem o fato de quase todo mundo achar que você faz isso porque não tem inteligência suficiente para fazer outra coisa. O pior é o fato de que, quando se passa um dia inteiro num estado de real proximidade com outra pessoa, não há como escapar do estado de humor dela. E nem do seu próprio...”
No início ela não gosta do trabalho e pensa em desistir, aos poucos ela e Will vão se aproximando e estreitando laços, que acaba mudando seus sentimentos em relação a ele.
É um livro delicioso, muito bem escrito, que não deixa espaço para monotonia, não me levou as lágrimas, porém não conseguia parar com a leitura e nem queria que acabasse...
Explora bem o fato da doença de Will, nos trazendo várias reflexões sobre a vida.
“...Eu contei para ele que o amava, a voz descendo de tom até o sussurro. E ele disse que isso apenas não bastava...”
Nessa temática eu fiz resenha para este blog, do livro Pulmão de Aço, que também é muito bom, e tem o filme francês de comédia dramática, Intocáveis (Intouchables, 2011) que inclusive ganhou os prêmios César e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 2013, e é baseado no livro O Segundo Suspiro, lançado no Brasil pela editora Intrínseca.
Para quem gosta de livros inspiradores, com histórias fortes e dramáticas, é uma boa pedida, os estúdios MGM farão o filme baseado na obra de Jojo Moyes com os mesmos roteiristas do filme A culpa é das estrelas, estou louca para assistir a ambos!
Considero um dos melhores livros que já li, a capa é linda, e o livro muito envolvente, desses que nos fazem refletir por dias após seu término, uma lição de vida. Quero ler os outros livros da autora.
Sobre a autora:
JOJO MOYES nasceu em 1969 e cresceu em Londres. Estudou
jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent por 10 anos. Publicou
seu primeiro livro em 2002, e desde então dedica-se integralmente à carreira de
escritora. Jojo vive em Essex com o marido e o filho.
Títulos publicados no Brasil pela editora Intrínseca: A
última carta de amor e A garota que você deixou para trás(lançamento 2014).
Site da autora: http://www.jojomoyes.com/
Beijos Fernanda!!
Ai!!! Quero muito, muito ler! E essas capas fofíssimas de todos os livros dela?
ResponderExcluirBeijos, Entre Aspas
aconteceu exatamente a mesma coisa comigo! Era tanta gente elogiando que fiquei com o pé atrás. Não comprei o livro e resolvi ler pelo kindle e definitivamente não me arrependo. É exatamente o que você falou, um livro maravilhoso com o uma história extremamente tocante!
ResponderExcluirUma de minhas melhores leituras também ^^ Adorei a resenha
Beijos
Polly
Entre Livros e Personagens
Oie :)
ResponderExcluirAssim como você considero, Como Eu Era Antes de Você um dos melhores livros que já li. Os personagens e suas ações me encantaram, além de ter uma capa espetacular. Beijos!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/
Fiquei empolgada ao ler a resenha e a sinopse. Até que a história chamou minha atenção. Já tinha visto, mas até então não pensava em ler. Mais agora com certeza vou ler. Tem uma história forte e de emoção. Gosto disso ao ler um romance. Beijos.
ResponderExcluirFer,
ResponderExcluirTinha certeza que você ia gostar!
Este livro é emocionante, principalmente o final, e você expressou muito bem o livro em sua resenha, gostei.
Beijos
Linda resenhas e ótimas as dicas de outros livros e filmes que deixou no fim da postagem.
ResponderExcluirAdorei esse livro quando o li, como estava todo mundo comentando tentei ler sem muitas expectativas e fui surpreendida positivamente. Chorei, chorei e fiquei engasgada com o final, embora eu concorde com todas as escolhas de Will. Que homem!!!
Beijos
Vivi
RR
awn gostei amiga <3 não é a primeira vez q vejo gente falando bem desse livro, to quase comprando
ResponderExcluirAinda não conhecia este livro, mas parece muito bom mesmo e emocionante! Achei o enredo muito diferente, gostei de saber que o livo não cai na monotonia e sei que é uma grande estória para refletirmos e aprendermos também, deve ser ótimo!
ResponderExcluirbeijos ♥
quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br
Ei Mila
ResponderExcluirEu ainda não li nada da autora e tenho muita vontade de conhecer, os livros estão nos desejados, mas ainda não comprei.
bjs
Outro livro que anda me perseguindo!
ResponderExcluirParece ser uma leitura rápida, apesar da carga emocional.
E a capa é linda, e não entendi porque a editora resolveu colocar um design parecido no novo livro O.o haha
bjs
Nana - Obsession Valley