Resenha O Primeiro Imortal

em 6 de dezembro de 2019

O Primeiro Imortal
O que acontece com a alma quando o coração para de bater?
Rodrigo N. Alvarez

ISBN-13: 9788530600532
ISBN-10: 8530600533
Ano: 2019 / Páginas: 336
Idioma: português
Editora: Arqueiro

O que acontece com a alma quando o coração para de bater?
Quando morremos, será que a alma morre também?
Em 1987, na Península de Yamal, na Sibéria, uma descoberta pode mudar o futuro da humanidade.
Durante uma caçada, o soviético Yuri encontra dentro de uma caverna de gelo quatro corpos de seres humanos, que ficaram congelados e preservados por 38 mil anos.
Reconhecendo a oportunidade de ganhar uma fortuna, o ganancioso primo de Yuri vende um deles, clandestinamente, a membros de uma sociedade secreta que há décadas busca desvendar o enigma da imortalidade.
Quando o impensável acontece e eles conseguem trazer o corpo de volta à vida, cientistas de várias partes do mundo entram em uma disputa sem limites pelo homem que venceu a morte.
Só que, ao retomar a consciência, o primeiro imortal recupera também suas memórias, desejos e sonhos. E decide reaver o que é seu, fazendo com que o projeto saia totalmente de controle.
Em sua estreia na ficção, o renomado autor Rodrigo N. Alvarez leva o leitor por uma viagem no tempo e por lugares tão diversos como Sibéria, Romênia, Estados Unidos, França, Alemanha e Brasil, passando por cavernas, geleiras, florestas, museus e centros de pesquisa de última geração.
Com enorme habilidade, tece uma colcha narrativa mesclando arte, paleontologia, história e antropologia para contar a emocionante jornada de um sapiens ancestral em busca do sentido da própria existência.


Resenha


O Primeiro Imortal, livro do autor Rodrigo N. Alvarez possui uma sinopse no mínimo instigante. O autor faz questionamentos que nos faz nós próprios nos questionar sobre diversas situações.


"O que acontece com a alma quando o coração para de bater?
Quando morremos, será que a alma morre também?"

Você já parou para pensar o que ocorre quando uma pessoa morre? O que poderia nos acontecer quando morremos? Eu penso que nosso corpo é só uma casca, nós, seres humanos somos muito mais do que um corpo, são tantos sentidos e energias que nos rodeia!

Mas enfim, O Primeiro Imortal é um livro muito interessante com um narrador muito peculiar, tudo começa na Sibéria com a descoberta de corpos congelados e muito bem preservados, aqui somos apresentados a Yuri, um rapaz muito correto e ao seu primo Vladmir, poderíamos dizer que são dois opostos, eles são primos porém com visões diferentes sobre como ganhar seu sustento.



No decorrer do enredo várias coisas vão acontecendo, Vladmir acaba vendendo os corpos para uma organização muito bem equipada e elaborada, eles se intitulam Os Imortalistas, porém, antes que tudo dê certo, muita coisa escapa a razão, entre equipes desfeitas, prisões e ganância, Dr. Flamel finalmente consegue trazer o paciente de volta a vida e quando ele acorda, muito se faz pelo bem dele, o problema é que a memória dele está intacta. Ele quer o que é dele por direito, ele irá encontrar muitos obstáculos, mas será muito persistente também.

O livro tem um enredo muito interessante e instigante, sua narrativa é rica em detalhes e embora tenha sido maçante em alguns momentos, ela também é fluida. Eu também amei a capa, combina perfeitamente com nosso Imortal, e se o leitor prestar atenção nos detalhes verá que ela combina perfeitamente com o que encontramos no livro!

Enfim, não é um livro que indico para todos, mas se você gosta de uma narrativa densa, um enredo rico, poderá adorar este livro, e ainda arrisco a dizer que achei o final surpreendente, não era o que eu esperava, mas mesmo assim surpreendente, entretanto, infelizmente o livro não fluiu como eu gostaria, demorei muito para terminar, mas é porque gosto de livros mais leves, com diálogos espirituosos!


"O que acontece com a alma quando o coração para de bater?"

Eu acho que viramos seres de plena luz e vocês?!

Beijos

12 comentários

  1. Oi, Camila como vai? Ótima resenha, achei a premissa desse livro interessantíssimo, pois me agrada às vezes ler obras mais densas e, esse aí me parece que irá me agradar completamente se eu lê-lo. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Saudades de você, amiga!
    Mas, vamos lá: "O que acontece com a alma quando o coração para de bater?
    Quando morremos, será que a alma morre também?" eu particularmente sou católica, então, tenho as minhas próprias crenças e, assim como você, também acho que todos nós somos muito mais do apenas corpos.
    Sobre o livro, até parece ser interessante e gostei de saber do final surpreendente, porém, também prefiro livros mais leves e espirituosos, etão, fico na dúvida se seria um livro pra mim.
    Bjão

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Hi. I can read your blog with translation. You can read mine.

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga saudaaaaaaade!
    Esse não é o tipo de leitura que me agrada, mas eu gostei muito da sua resenha e achei o enredo interessante, e indicaria para as amigas.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Mila,
    Acho que o livro não é para mim, rs. Desde o seu lançamento, fiquei de olho nele, mas não consigo me sentir atraída, sabe?
    Uma pena... Porém, concordo, acho que existe sim vida após a morte.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Mila.
    Eu acho a premissa desse livro interessante. Mas assim como você prefiro livros com diálogos leves e engraçados. Por isso não sei se o livro seria uma boa leitura para mim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mila!
    A história parece ser interessante, mas essa escrita densa me deixou com pé atrás.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha Mila. Apesar de ter achado o enredo interessante, confesso que não é o tipo de gênero literário que me atrai, sem contar que o lance da leitura ser maçante me desanimou também. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Não conhecia o livro, legal que é Nacional e tem um enredo interessante pelo que comentou aqui, eu até leio livros com uma narrativa densa, mas no momento to lendo mais romances.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Amei sua resenha, gosto muito de livros nesse estilo e fiquei bem curiosa para conhecer esse. Acredito muito em vida pós morte! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei da ideia principal do livro, me lembrou um pouco Frankenstein com a ideia de trazer mortos de volta à vida. Mas ainda bem que dessa vez os corpos não estavam cortados, apenas congelados... rs Só não sei se engataria nessa leitura, pelo fato de ser um livro muito denso.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  12. Oi Mila, a princípio não faria meu estilo de leitura, mas quem sabe leria um dia. Sua resenha né deu a oportunidade de conhecer mais desse livro que confesso não sabia muito ainda rsrs
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!