Livros para curtir as férias com as crianças!

em 4 de janeiro de 2019


Livros para curtir as férias com as crianças!

Finalmente as férias de janeiro chegaram e com elas mais barulho e movimentação em casa, as crianças estão em polvorosa nesta época portanto, vamos as dicas de leitura para tentar tornar estes dias mais cultos e interessantes.

Estes livros ainda trabalham a questão da diversidade e do respeito a raças e credos diferentes, que é super importante para educarmos nossas crianças sem preconceito.

Ciça e a rainha - Neusa Jordem Possatti

Em Ciça e a rainha, a autora Neusa Jordem Possatti dá continuidade à história de Ciça, livro editado por Paulinas. Vítima da pobreza que lhe cobrou uma perna em um acidente de caminhão, nesta sequência, Ciça ainda frequenta a escola, mas a família, colhedores de café, boias-frias, continua condenada à exploração e miséria. A mãe de Ciça morre e, sob os cuidados do padrasto, a família parte de mudança para outra região - Marília (SP) - com esperança de trabalho. Enquanto dormia na rodoviária de São Paulo, aguardando o ônibus que os levaria à cidade do interior, Ciça foi acordada por Macalé (filho do padrasto), informando que ela iria para um abrigo de meninas, onde retomaria os estudos, enquanto o padrasto e ele seguiriam sozinhos para Marília, com a promessa de vir buscá-la. Na primeira noite no abrigo, depois de se alimentar bem, Ciça é acordada para conhecer Sílvia, a rainha da Suécia, que acendeu um fio de esperança na vida da menina. Quem sabe com um pouco mais de dignidade e justiça. Mantendo a linguagem poética de Ciça, a autora avança nas questões sociais já abordadas anteriormente, abrindo uma nova e boa perspectiva de desfecho para a personagem. Além dos temas sociais (pautadas na sociedade de hoje), Neusa Jordem Possatti construiu uma narrativa que laça o leitor com uma linguagem descolada, às vezes engraçada, e sobretudo peculiar ao traço forte da personagem.


Tem oba-oba no Baobá - Cláudia Lins

Na montanha do Quilombo, a sábia tartaruga Nina Zina conta histórias para alegrar a árvore gigante que tem saudades da África, terra que nunca conheceu. Uma engenhosa aranha africana enfrenta desafios em busca das histórias que vivem na arca mágica de Nyame. Na floresta, tambores ecoam para a festa de casamento de Omoba, o filho do rei. Tumtum, ticutum, tum, tá... Vai ter oba-oba no baobá.


Espero que tenham gostado das dicas da editora Paulinas, boa leitura!


15 comentários

  1. Esse primeiro parece ter uma história bem triste, temas fortes. Bom pra qualquer idade. O segundo é mais leve e fofo pelo jeito. São histórias interessantes, gostei muito desse primeiro e leria facil.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosos!
    Tão bom encontrar livros infantis cheios de representatividade.
    E com certeza as mensagens são ricas.
    Gostei das dicas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Nanda!
    Apesar de ter pouco contato com os pequeninos (na minha família já estão todos crescidos) achei bem bacana esses livros. Ciça e a rainha evidencia a cruel realidade de muitas famílias no Brasil mas que mesmo assim não impede as crianças de sonhar. Já o segundo é mais divertido pois transforma a floresta num mundo lúdico.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nanda que legal essas duas dicas.
    Esse é o termo chave para a educação infantil: sem preconceito. É muito mais fácil mostrar para eles que existem raças e credos diferentes e não devemos ter preconceito por isso.
    Parabéns pelas dicas.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanda,
    Eu leio sempre que posso para minha cunhadinha, e ela adora... Por conta da religião dos meus sogros, ela tem uma biblía da criança, tem que ver ela achando que está lendo pelas imagens, rsrs. Uma graça.
    Legal demais as dicas, vou anotar!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá, nada melhor do que aproveitar essa férias para trabalhar a leitura com as crianças. Essas obras são ótimas para que a cultura de outros países bem como alguns aspectos históricos sejam assimilados pelos pequenos, que desde cedo vão se familiarizando com a diversidade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Adorei as indicações. O ultimo me parece bem interessante. Gosto de assuntos de matriz africana. Ta no sangue né?!

    -----

    https://tendadaciganamanda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei as indicações super atuais para crianças, com temas que geralmente não são muito abordados em algumas escolas. Em especial, adorei todo o cenário criado em Ciça e a Rainha, Neusa Jordem Possatti colocou várias referências culturais no livro e parece ser uma obra incrível.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fernanda!
    Nem me fale, aqui em casa está uma loucura rsrs
    Mas livros que nos ensina a educar nossas crianças sem preconceito é com certeza super bem vindo.
    Amei as dicas, principalmente Tem oba-oba no Baobá.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Nanda!
    Amando suas diacas dos livros infantis.
    Bem interessantes e com motivos para reflexão, o que aguça o pensar daws crianças.
    cheirinhos
    rudy

    ResponderExcluir
  11. Boa indicações, a editora Paulinas sempre tem livros de qualidade. Confio muito em suas publicações.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nanda!!
    Nossa adoro um bom livro infantil!! E gostei muito das indicações, são livros bem interessante!! Obrigada pelas dicas de leituras!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Meus sobrinhos estão curtindo as férias com a coleção Diários de um Banana e devem estar gostando pq sempre ouço uma risada hahahahaha

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante de como o livro aborda a questão da realidade vivenciada por várias crianças nas periferias brasileiras É uma pena que eu não tenho tanto contato com crianças mas é uma boa ideia de presentear

    ResponderExcluir
  15. O Ciça 1, eu amei, li várias vezes. É rápido, sofrido, difícil, mas também muito bom.
    Vou querer ler esse segundo volume, mas já me dói de pensar que pelo jeito a Ciça sofrerá novamente.
    bjs

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!