Resenha: O psicopata - Vicente Garrido

em 13 de julho de 2018
O Psicopata
Autor(a): Vicente Garrido



Tradução: Juliana Teixeira
Páginas: 344
Editora: Paulinas
Edição: 2ª
Págs: 304


Escrito pelo renomado psicólogo e criminalista espanhol professor Vicente Garrido, este livro constitui um valioso acréscimo à nossa literatura científica, esclarecendo importantes questões a respeito da gênese da psicopatia e denunciando a urgência de se tomar medidas para evitar a propagação desse transtorno patológico.
Com estudos de casos reais, a obra traz, de maneira organizada e acessível, um conhecimento amplo da psicopatia no mundo todo e um farto material de campo, tornando-se um grande auxílio não só para universitários e pesquisadores, mas também para profissionais da área de saúde mental, advogados, promotores e juízes.
O livro direciona-se, contudo, a todos os segmentos da sociedade, por demonstrar como a psicopatia pode estender-se para além dos crimes violentos, surgindo em gabinetes de políticos, escritórios e até em nosso próprio lar. O objetivo, conforme o autor descreve, não é "descobrir" psicopatas em todos os lugares, mas oferecer parâmetros para definir em que medida cada um de nós está contribuindo para promover uma cultura na qual a psicopatia encontra um campo favorável.


Resenha


A obra do professor Vicente Garrido, traduzida por uma especialista brasileira, que a enriquece com um capítulo sobre a questão no Brasil, é um alerta para os condicionamentos biopsíquicos dos muitos comportamentos que causam dificuldades mais ou menos sérias às famílias e ao convívio social em geral.

Gosto bastante do tema, já li Mentes Perigosas da autora Ana Beatriz Barbosa Silva e também Meu vizinho é um psicopata das autoras Martha Stout e Regina Lyra, ambos muito bons.



Infelizmente nossa sociedade esta doente e repleta de mentes psicopatas, muitas vezes não no sentido de pessoas que praticam crimes violentos, mas nos simples escritórios, escolas, hospitais e até dentro de nossas casas. Psicopatia é uma doença e ninguém esta livre de desenvolvê-la, identificar os sinais é muito importante para sabermos lidar com determinadas situações.

O livro é um complemento aos outros escritos sobre o tema, ajudará profissionais da área sobre o assunto, mas também os leigos vão gostar pois não tem linguagem difícil, é uma leitura de fácil acesso.

No site da editora tem um link para baixar um trecho para degustação. Boa leitura!

Adquira o seu: Paulinas Editora

15 comentários

  1. Oi, Mila.

    Acredito que eu iria gostar do livro, por o mesmo ressaltar e mergulhar em tal doença que afeta a vida de muitas pessoas, e que acaba sendo um assunto do meu interesse.

    ResponderExcluir
  2. Olá Nanda!
    Eu curto bastante esse gênero mas faz um tempinho já que não leio livros com o tema, eu gostei de conhecer este, a ideia do autor parece boa, espero ler um dia.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante o tema dele e achei chamativo isso de falar de psicopata não precisar necessariamente ser aquele que comete crimes, que tem muita gente por aí com os sintomas disso e a gente nem vê. Bizarro, mas gostei da ideia dele. Parece bem informativo.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de ler romances que abordam transtornos mentais de uma maneira mais leve; um livro com esse estilo de abordagem não me agradaria tanto.
    Ficaria um pouco assustada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não gostar desse gênero, acho que realmente é uma leitura importante principalmente para quem lida com pessoas e também serve como fonte de informação, pois esse assunto não é muito abordado em nosso país.

    ResponderExcluir
  6. Nanda!
    Gosto demais de livros com doenças psicológicas e já li Meu vizinho é um psicopata.
    Por vezes convivemos com pessoas com distúrbios psíquicos e nem percebemos e livros do tipo, servem como alerta para descobrirmos os sinais.
    Bom final de semana!
    “A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. Oi Fer,
    Acho que todos deveriam ler esse tipo de livro, nunca tive oportunidade, mas como é algo que estamos submetidos a conviver, temos que conseguir identificar os sinais, por nossa segurança e da própria pessoa que tem o problema não é?
    Como sou leiga no assunto, o livro cai muito bem para mim, e vou pesquisar sobre os outros que cutou!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, a obra parece abordar o tema da psicopatia de forma simples e direta, fazendo com que qualquer leitor absorva um pouco de conhecimento acerca da doença, que infelizmente é mais comum do que imaginamos. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros sobre esse tema, já li vários porem este ainda não conhecia.
    Como cursava psicologia costumava fazer várias leituras nessa área.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  10. Olá Nanda! Essa é uma obra bem interessante pois nem imaginava que existissem várias maneiras de psicopatia. Com certeza irá ajudar na formação dos profissionais da área e também transmitir conhecimento para a sociedade como um todo. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Gosto bastante de ler sobre psicopatas, mas não conhecia este livro ainda, logo fiquei bem curioso e com bastante interesse. O comportamento de um psicopata deve ser estudado, pois ele pode estar ao nosso lado. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Fernanda!
    Acho um ponto bastante positivo O psicopata possuir uma leitura de fácil acesso pois a Psicopatia é uma doença bastante difícil de ser entendida e diagnosticada... Confesso que esse é um assunto que não desperta o meu interesse mas se eu tiver a oportunidade de ler vou arriscar a leitura... Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Gosto do tema, mas prefiro ele inserido em uma história e não algo mais científico, algo voltada para estudos.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nanda!!
    O livro parece ser bem interessante, acho que é uma leitura obrigatória para quem gosta de livros que fale um pouco sobre a psicopatia.
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi Nanda,
    esse livro parece muito bom.
    É interessante ler sobre o assunto, e também dá muito medo em saber que podemos estar vivendo com psicopatas sem saber.
    bjs

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!