Resenha: Anatomia de um excluído - Andrea Portes

em 15 de agosto de 2017
Anatomia de um excluído
Autor(a): Andrea Portes

Tradução: Alda Lima
Gênero: Infantojuvenil
Págs: 320
Editora: Galera Record



De fora, Anika Dragomir é a terceira garota mais popular da escola. No íntimo, ela sabe que é uma freak: um misto de pensamentos obscuros, planos vingativos e, se os boatos estiverem corretos, DNA de vampiro (afinal, seu pai é da Romênia). Mas ela mantém tudo isso bem escondido por trás do gloss labial e longos cabelos ondulados. Afinal, um passo fora da linha e a nazista ultrapopular Becky Vilhauer fará de sua vida um inferno na Terra.
E, para piorar mais as coisas, de uns tempos para cá, Anika anda obcecada com o loser mais recluso de todos: Logan McDonough.
Desde que ele apareceu na escola de lambreta, vestindo um casaco de couro e emanando um ar de mistério, ela não consegue pensar em outra coisa. Mas seria insano desperdiçar sua popularidade por um pária como ele, ainda mais quando Anika cai nas graças de Jared Kline, o crush desejado de todas as garotas da cidade. Dividida entre dois pretendentes e cansada de fingir ser uma garota malvada para agradar Becky, Anika, pela primeira vez, está prestes a tomar coragem para se defender e colocar Becky em seu devido lugar.




Resenha




Um romance recheado de humor sobre uma menina dividia entre a popularidade e os seus sentimentos.




Recebi este livro da parceria com o Grupo Editorial Record, sob o selo da Galera Record, e a história é basicamente no estilo desses livros que fazem muito sucesso entre os adolescentes, que trata de temas difíceis, indigestos e controversos, neste caso é abordado a importância da popularidade nesta faixa etária, e claro, sobre o bullying, que tanto os aflige e ultimamente também tem sido tema de vários livros e filmes.




Anika, típica adolescente vivendo sua fase na maior das ebulições, ou seja, confusa, preocupada mais em agradar as amigas do que a ela mesma. Discriminada por seu pai ser romeno, sente na pele o preconceito por ser filha de estrangeiro, acaba se metendo em confusões devido a sua insegurança, que também são típicas da idade.


"Pedalando rápido, rápido, rápido, esta é minha única chance de impedir. Esse é o instante em que parece que tudo vai dar horrivelmente errado e que não há esperança, mas, de repente, como num filme, existe esperança no fim das contas e uma surpresa que muda tudo, e todos dão um suspiro de alívio e vão para casa, sentindo-se bem consigo mesmos, e talvez peguem no sono no carro."


Ela se envolveu com Logan, um rapaz que gostava muito e considerava fofo, porém, sua "amiga" superpopular e egocêntrica Becky implica com ele, então ela acaba se afastando, já que o que suas amigas ditam ela segue cegamente, ou seja, Anika vive na sombra delas, precisa urgente se libertar e amadurecer para ser feliz.


Quando Jared, o rapaz mais paquerado começa a dar bola para ela, começa então a enxergar a realidade, que se não ser a mais independente e autoconfiante, não saíra desse ciclo medíocre e vicioso de ficar a sombra de Becky. Ser uma garota popular tem seu preço, mas será que vale a pena abrir mão de ser quem você realmente é para isso?


" Aposto que você acha que tenho cabelos e olhos escuros, e que me pareço com alguém que escuta The Cure, mas está enganado. Por fora, pareço um sorvete de baunilha, por isso ninguém sabe que eu sou uma sopa de aranhas por dentro.”


Um livro muito bom, para os tempos de hoje, que é preciso mesmo questionar certas amizades, pais deveriam ler para compreender mais seus filhos adolescentes e ajudá-los a passar pela turbulência dessa fase meio dolorosa da vida.




Boa leitura!


Sobre a autora





Andrea Portes, escritora norte-americana que foi criada em Nebraska, e após sua formatura radicada num bairro em Los Angeles.


O livro “Anatomia de um excluído” foi inspirado em acontecimentos reais da vida da autora.


Em seu primeiro livro para o público jovem, a escritora americana Andrea Portes mantém vivas algumas das melhores características de seus livros adultos: um clima um tanto sombrio, muito sarcasmo e altas doses de humor negro.



16 comentários

  1. Sempre gostei livros mais juvenis, e que tratam destes temas, desde as pidas feitas, os apelidos horríveis, que os amigos tratam os adolescentes, desde as amizades, que as vezes só atrapalha em vez de ajudar. Ser inseguro, e muitas vezes se achar incapaz de tomar uma atitude, por si próprio, são caraterísticas desta fase, mas quero muito saber como esta personagem lidará com esta situação.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nanda!
    Eu vi algumas resenhas bem positivas sobre esse livro. Também acho super válida a história. Tenho interesse em ler porque achei diferente a personagem principal.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  3. Imagino que esse seja um tipo de romance voltado para o público jovem que passa a vida na escola dividida pela sua popularidade. A sinopse é legal, acho que dá pra atingir o público alvo.
    Realmente, muitos autores estão escolhendo esses temas que vem fazendo parte da sociedade e acaba por prendendo o jovem na leitura, já que ele busca uma solução para os problemas.No fim, parece uma leitura reflexiva e gostosinha de ler. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parece um livro bem adolescente, muito bom pra quem está passando por essa fase da vida porque parece dar umas dicas legais sobre coisa importantes como que tipo de amizade você está tendo e o que faz por elas, as inseguranças e o comportamento que acaba tendo por isso. Legal pra abrir os olhos, sabe? Fica algo interessante de ler.
    Acabou me lembrando de umas coisas que fazia pelas minhas amizades de escola que olha...se pudesse voltar atrás hoje em dia era cada puxão de orelha!
    Parece abordar uns temas muito bons.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanda.
    Ei já estou encantada pela temática do livro e é triste mesmo ver até onde vai as influencias dos "amigos", o livro faz ressaltar isso né, o problema que pode causar uma má amizade e o que de ruim ela pode trazer, sem deixar de fora o fator bullying que ainda é uma contante na sociedade em que vivemos, mas enfim gostei e pretendo ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Nanda!
    Apesar de saber da importância que os assuntos abordados, como o status na adolescência e o bullying, ando evitando esses livros mais voltados para o público adolescente. Mesmo que saibamos que as más amizades possam ser permissivas, é importante mostrar isso...
    Desejo uma semana de muita luz e paz!
    “Para cultivar a sabedoria, é preciso força interior. Sem crescimento interno, é difícil conquistar a autoconfiança e a coragem necessárias. Sem elas, nossa vida se complica. O impossível torna-se possível com a força de vontade.” (Dalai Lama)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  7. Fer adorei sua resenha, não conhecia o livro, e a capa não me atraiu, mas parece um livro interessante para os adolescentes. Eles sempre acham que devem agir como os outros esperam, Às vezes até nós fazemos isso rs.
    Vivemos em uma sociedade que dita regras

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nanda!!
    Essa foi a primeira resenha que li sobre esse livro, acho bem interessante a estória do livro. E até onde uma pessoa iria para agradar outra?!! Sem dúvida esse livro fala justamente de amizades que não são tão amizades assim.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  9. Oi Nanda!
    Eu adorei essa premissa!
    Já vou caçar sobre ele. A personagem pareceu muito divertida. Infanto juvenil é um gênero que adoro porque sempre tem alguma coisa legal para trabalhar em sala de aula se precisar. Me ajuda muito. Vou atrás. Adorei a resenha.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu amo um bom Joven Adulto e achei o livro muito fofo!
    Já vou colocar na minha lista de desejados!
    Adoro os livros dessa editora, então lerei em breve.
    Romance é meu gênero favorito, e essa coisa de está dividida entre dois amores é o que eu mais gosto de ler.

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito quando temos a oportunidade de saber um pouco mais sobre os autores, isso torna a leitura ainda mais atraente para mim.
    Sem dúvida, o tema baseado na vida da Andrea é algo que é sempre bom ser colocado em pauta.

    ResponderExcluir
  12. Livros com personagens adolescentes não são os meu favoritos. Tudo tende a ser um drama e acho que os autores acabam metendo os pés pela mãos. Mas serve ao propósito: a palavra de ordem hj em dia é ser aceito. Seja no trabalho ou na escola, como a personagem que finge ser o que não é, finge ter uma personalidade que não tem e até desiste de um menino que gosta pq as amigas não o aceitam.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Gostei muito do livro, ele como mais para autoajuda ou até para aconselhar os pais sobre esses tipos de temas. A forma de como a personagem e trata, excluída, não tendo sua própria personalidade é algo ruim, isso passa na adolescência, uma fase muito difícil de passar. Espero ter a oportunidade de ler ele!

    ResponderExcluir
  14. Oi! Não me interessei muito pelo livro. Livros sobre adolescentes costumam me irritar por, as vezes, contar muito drama, e eu acabo ficando irritada com o livro kk Mas concordo que é uma ótima leitura para os pais. Beijoss

    ResponderExcluir
  15. Gosto muitooooo de livros que abordam bullying e preconceito no geral, ainda mais quando é com adolescentes.
    A Anika parece ser muito triste e insegura.
    Tô curiosa pra saber que ensinamentos e reflexões a leitura traz.
    bjss

    ResponderExcluir
  16. Olá Nanda, tudo bem? Tenho uma irmã adolescente e vejo em casa a dificuldade da relação com a nossa época, com a internet e as " modinhas". Creio que seja um livro muito bacana para ela e até mesma ler, acho interessantes livros que tragam proposta para a reflexão de de assuntos do dia a dia. Adorei conhecer o livro, ótima dica!

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!