Resenha A Rainha de Tearling

em 7 de julho de 2017

A Rainha de Tearling
A Rainha de Tearling # 1
Erika Johansen

ISBN-13: 9788556510280
ISBN-10: 8556510280
Ano: 2017 / Páginas: 352
Idioma: português
Editora: Suma de Letras

Quando a rainha Elyssa morre, a princesa Kelsea é levada para um esconderijo, onde é criada em uma cabana isolada, longe das confusões políticas e da história infeliz de Tearling, o reino que está destinada a governar. Dezenove anos depois, os membros remanescentes da Guarda da Rainha aparecem para levar a princesa de volta ao trono – mas o que Kelsea descobre ao chegar é que a fortaleza real está cercada de inimigos e nobres corruptos que adorariam vê-la morta. Mesmo sendo a rainha de direito e estando de posse da safira Tear – uma joia de imenso poder –, Kelsea nunca se sentiu mais insegura e despreparada para governar. Em seu desespero para conseguir justiça para um povo oprimido há décadas, ela desperta a fúria da Rainha Vermelha, uma poderosa feiticeira que comanda o reino vizinho, Mortmesne. Mas Kelsea é determinada e se torna cada dia mais experiente em navegar as políticas perigosas da corte. Sua jornada para salvar o reino e se tornar a rainha que deseja ser está apenas começando. Muitos mistérios, intrigas e batalhas virão antes que seu governo se torne uma lenda... ou uma tragédia.


Resenha


Devo dizer que fiquei muito curiosa quando recebi este livro, adoro enredos com essa temática, rainhas, mistérios, fantasia, porém demorei demais a ler este livro, o que era para ser um livro viciante se tornou massante em algumas partes, mas não se preocupe, isto é apenas até o leitor se familiarizar com o enredo.

"Carlin dizia que história era tudo, pois era da natureza do homem repetir os mesmos erros."

Neste livro conhecemos Kelsea, filha da rainha Elyssa que morreu quando Kelsea ainda era criança, por isso e também por intrigas e traições, Kelsea é afastada do reino, ela é criada por um casal, eles ensinam tudo a ela, desde a sobreviver na mata e ter o dom de reconhecer as diversas frutas e frutos, sejam venenosos ou não, à literatura. Como diz na sinopse, Kelsea deve retornar ao reino aos Dezenove anos, os membros da guarda da rainha aparecem para buscá-la, mas no caminho tortuoso Kelsea vai descobrindo que nem tudo são flores, Kelsea possui um preço por sua cabeça, ela não sabe em quem confiar e não sabe muita coisa sobre seu reino, sobre a Rainha Vermelha e o que a aguarda dali para frente.



Infelizmente o início do livro é meio tortuoso, os capítulos são extensos, a narrativa é descritiva demais e eu simplesmente demorei a me conectar com a história, porém depois de algumas páginas o contexto foi mudando, a narrativa foi me conquistando, tornando a leitura prazerosa.

Gostei muito da construção dos personagens, principalmente de Kelsea  que me conquistou com sua perspicácia, ela gosta de ler e valoriza a leitura, tem uma boa perspectiva sobre o que ainda precisa aprender para ser a rainha, sabe de suas limitações, ela corre atrás, é forte e determinada, apesar de saber muito pouco de como será sua vida como Rainha, ela recebe todas as dificuldades muito bem, com determinação, bondade e humildade, ela tem medo do que está por vir, mas enfrenta de cabeça erguida todos os percalços que podem surgir no caminho.

O único ponto negativo ao meu ver, foi que o começo do livro deixou a desejar, foi lento, massante, sabe aquele livro que você lê um pouquinho e não tem vontade de pegar novamente? Foi isso que senti ao ler A Rainha de Tearling. Porém o livro me conquistou depois da metade, claro que por ser uma trilogia essa exploração de como é o Reino de Tearling pode ser legal para o leitor se situar.


"— Acredito que Vossa Alteza tem mais força do que aparenta. A meu ver, pode se tornar uma verdadeira rainha um dia. Mas Vossa Alteza está marcada para morrer, e o mesmo vale para aqueles que a seguem. Eu tenho família, Lady. Filhos. Não ousaria apostar a vida de minhas crianças em um jogo de azar como esse; não posso pôr a vida delas em risco seguindo-a, não com essas probabilidades."


Este livro é o primeiro da trilogia e para quem não sabe, seus direitos já foram comprados e quem está cotada para viver a protagonista é Emma Watson, será que irá dar pé?! Ainda não sei, mas estou muito ansiosa para ver a adaptação.

Em suma, o livro é muito bom, porém demora a se desenvolver, a narrativa é densa, o leitor vai descobrindo todos os mistérios junto com a personagem, tudo muito bem explorado, toda a história de Tearling, desde o passado, no reino de sua mãe até o presente.


Beijos

22 comentários

  1. Oi Mila, eu já vi muitas resenhas desse livro, o problema é que raramente uma fantasia me chama a atenção, aí acabo pulando esse dica.
    Eu não gosto quando o livro começa maçante, esses dias foi assim com um romance de época; tentei ler e continuar, mas não funcionou. E olha que não gosto de desistir de leituras.
    Que bom que você conseguiu pegar o ritmo, eu não tenho vontade de ler, mas de assistir o filme sim :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Mila ;)
    Amo esses livros medievais, e estou encantada com A Rainha de Tearling há um tempo, amo essa capa!
    Adoro a premissa do livro, e acho que vou gostar da protagonista, ela parece inteligente e bastante determinada, do jeito que eu gosto!
    Que pena que o começo é lento e narrativa descritiva demais, mas acho que ainda assim vou gostar do livro. Você me deixou animada para começar a leitura ;)
    E que demais saber que vão fazer uma adaptação e com a Emma Watson diva ainda, maravilhoso!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oii Mila!
    Ultimamente tudo que tem envolvido "rainha" eu já fico interessada em ler. Amo demais todo esse cenário de reinos, quem vai assumir o trono e todas as brigas com os inimigos. Então, essa história já me conquistou logo pelo título e quando eu mal sabia sobre o que se tratava. Uma pena que nessa, a história demora até a metade do livro para começar a agradar. Ao mesmo tempo fico um pouco indecisa quanto a isso, pois em alguns livros tenho muito medo de começar a história e o autor ir jogando elementos que nós não entendemos e só lá pra frente explicá-los, mas ao mesmo tempo acaba se tornando muito chato quando demora tantas páginas para explicar tudo, ainda mais logo no começo.
    Mesmo com esses pontos negativos, quero muiiito ler essa história e não vejo a hora da Suma de Letras publicar o resto da trilogia. Além disso, fiquei ainda mais animada para ler, sabendo que vai ter uma adaptação.
    Ótimas leituras pra você!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Confesso que estou bem curiosa em relação a esse livro. Apesar de estar vendo alguns comentários negativos!
    A premissa do livro é interessante e me parece ter um certo diferencial e originalidade.
    Espero que ela consiga superar minhas expectativas e que a leitura seja positiva.
    Não curto muito histórias meio cansativas no começo sabe, acabo sempre querendo desistir. Mas espero que isso não aconteça na hora da minha leitura desse livro rs
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  5. Mila!
    Confesso que pela capa e pelo título, achei que o livro era um romance histórico e que bom estar enganada, porque gostei demais dessa fantasia distópica, principalmente por mostrar uma protagonista que mesmo exilada por anos, consegue manter sua postura e tomar decisões corretas, lutar por seu reino.
    Entendo suas ressalvas, mas ainda assim, quero poder ler.
    Um maravilhoso final de semana!
    “Não saber é o que torna nossa vida possível.” (Lya Luft)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tinha gostado bastante da ideia do livro. Me pareceu o tipo de história que adoro, criativa e gostoso de ler, com um tema e um jeito interessante. Mas parece que é um tanto difícil essa leitura. Ao menos no começo mesmo, até se acostumar. Não que me fizesse desistir da leitura, mas acho que poderia ser arrastado pra mim ao ler.
    Mesmo assim parece que no fim das contas vale a pena porque apresenta uma boa história e esse é só o começo. Deve vir muito mais aí pela frente e ele parece bem promissor, acho que pode ter uma história e tanto.
    Mas olha, confesso que esse vou arrastar até sair outros por aqui. Pra ver o que falam da continuação e tal, ver se leio de uma vez quando tiver mais pra ler.
    Agora é aguardar né...

    ResponderExcluir
  7. Olá Mila, tudo bem? Ainda não conhecia o livro, e só de ler a sinopse não havia entendido bem o que se trataria a trama, mas achei bacana poder ler tuas opiniões sobre o livro. Para ser bem sincera não tenho certeza se já li algo com uma temática assim, mas adorei mesmo, o que fiquei um pouco desanimada mesmo foi teste inicio ser muito detalhado e ser uma série ( pois tenho um monte para ler antes), mas mesmo assim parabéns pela resenha e irei anotar aos desejados para futuras leituras!!Beijo♥

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mila! Eu quero ler esse livro, não é a primeira vez que leio uma resenha dizendo que o início é lento e descritivo, mas acredito que seja assim por ser uma trilogia e envolver reinos e mistérios precisa de uma descrição melhor, para entender os próximos. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  9. Já conhecia o livro e confesso que fiquei bastante curiosa! A capa é bem linda e a sinopse é bem atrativa!
    Quero muito ler e mesmo o começo sendo meio lento, você falou que depois a história fica bem fácil de se ler!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Oi Mila. Como vai?
    A capa deste livro é muito bonita, a premissa interessante e a maioria das resenha que li, são elogiosas. Mas até o momento não tive aquele bum, aquilo que nos faz querer ler o livro. Mesmo assim vou deixar a dica anotada. Bela resenha.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mila!!
    Gostei muito de conhecer a estória do livro, não sei por que não lembro muito do lançamento desse livro. Achei bem interessante o enredo e também por que e um livro com uma temática bem diferente!! E que pena que o livro no inicio é um pouco enfadonho, mas ainda bem que vai melhorando!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Como você, também gosto muito de ler livros com a temática de mistérios, rainha, fantasia, isto já contribuiu para eu me interessar em ler este livro, uma pena que a leitura no início da história foi cansativa, mas que bom que depois a leitura se tornou interessante! Adicionei este livro em minha lista de leituras e pretendo ler ele em breve.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Mila!
    Nossa, essa lenda que a Emma vai participar da adaptação é desde que o livro foi lançado. Agora não entendo por que ela, já que vi uns comentários que a Kelsea é um pouco acima do peso.
    Enfim... eu tenho curiosidade em iniciar essa série, mas já tenho tantas nas costas...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  14. Olá, pela resenha percebi que vale a pena passar pela parte "chata" do livro, afinal depois as coisas vão ficando eletrizantes. A obra parece uma mistura de medieval com distopia e como adoro essas coisas de reinos, já quero. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. A premissa deste livro já havia me despertado interesse, por isso mesmo que o começo seja bem lento e massante, já que e uma fantasia, e precisa ter uma introdução do que irá por vir, acredito que seja normal e que valha a pena continuar, pois pela sua descrição depois a estória da uma guinada, e o leitor começa a se envolver nesta leitura.

    ResponderExcluir
  16. Também gosto bastante de livros com essa temática de reinos, rainhas, intrigas e traição, pena que no começo o livro se torna maçante, acho que se fosse ler ficaria enrolando um mês até chegar nas partes interessantes, mas parece valer super a pena e também fiquei super curiosa para saber quem quer a cabeça da Kelsa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Tive o mesmo problema que vc. A leitura não engrenava e cheguei a cogitar abandonar a leitura. Kelsea é ótima, sempre soube de sua origem e tbm de que teria que voltar e lutar por seu lugar.
    Bom, li esse, mas o restante não quero ler. Espero muito que a ideia da adaptação seja concluída.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde!
    Eu estou em um desses casos onde o começo do livro é chatíssimo, lendo de pouquinho em pouquinho. Já deduzi que isso não me agrada muito, então fico com um pé atrás em conferir o livro por conta dessa questão. Sempre vejo o pessoal citando isso em suas resenhas.
    Mesmo assim, gosto de fantasia e talvez faça um esforço para ler essa.
    Abraços.

    Livroterapias

    ResponderExcluir
  19. Estou morrendo de curiosidade em conhecer esse livro!
    Acho que o começo massante está presente em várias trilogias, não é mesmo? Me senti assim com "corte de espinhos e rosas" (até abandonar rs). De qualquer forma, adorei sua resenha e pretendo dar uma chance em breve para esse livro.

    Beijos,
    * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Ja vi varias resenhas sobre esse livro é me deixa muito encantada na forma de foi contada essa fantasia. A história da rainha e bem interessante e também de como foi construída os personagem principalmente a Kelsea, quero muito ler esse livro e conhecer a trama.

    ResponderExcluir
  21. Hey,

    Já li outras resenha desse livro e me apaixonei coloquei até na minha lista de leituras, ouvir falar que vai ser adaptado pra filme, então pretendo ler ele o quanto antes.

    ResponderExcluir
  22. Gostei da resenha e da premissa. Achei a história bacana e me deu vontade de ler.
    Mas confesso que sendo lente em algumas partes , já me deixa com um pé atrás. Porque olha, não tenho paciência com livros lentos. kkkk
    bjss

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!