Resenha Quem é Você, Alasca?

em 27 de junho de 2017
Quem é Você, Alasca?
O Primeiro Amigo, a Primeira Garota, as Últimas Palavras
John Green

ISBN-13: 9788578273422
ISBN-10: 8578273427
Ano: 2013 / Páginas: 229
Idioma: português
Editora: WMF Martins Fontes

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".


Resenha


Minha primeira experiência com o autor foi com o livro A Culpa é das Estrelas, depois me aventurei com Cidades de Papel, eu queria ler antes de ver o filme, Eu amei A Culpa é das Estrelas, Cidades de Papel eu curti bastante, mas não foi o melhor entende?! Porém, eu gosto muito da narrativa de John Green, ele me transporta para dentro de seus livros, minha experiência com Quem é você, Alasca? não foi diferente.

John Green sempre me conquista em suas narrativas, são enredos inteligentes e emocionantes, aquela leitura leve e contagiante que flui tão rápido que o leitor nem vê.



Neste livro conhecemos Miles Halter, ele não possui muitos amigos, vive uma vida tranquila e anceia por aventuras e grandes amizades, como diz na sinopse, ele gosta de ler biografias para extrair as últimas palavras, ele as guarda de cor e qualquer um que perguntar as últimas palavras de alguma celebridade ele saberá.

"“Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em como será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.”"



Fazer essa resenha foi muito difícil, eu adorei este livro e ainda fiquei com ele na cabeça quando findei a leitura, apesar de ter achado em alguns momentos previsível, foi um livro que me trouxe ensinamentos e belos trechos que separei.

O livro é dividido em duas partes, antes e depois, o antes nos mostra a adaptação de Miles no internato, sua vida acadêmica, suas aventuras com os novos amigos, as bebedeiras, os cigarros, os trotes, já o depois, é um grande baque para o leitor e claro que eu não vou falar sobre ele, somente que fiquei de boca aberta e disse, 'Como assim John Green?'

"Foi rápido. Eu ri, parecendo nervoso. Ela se inclinou para a frente, entortou a cabeça para o lado, e nos beijamos. Nenhuma camada entre nós. Nossas línguas dançando para lá e para cá até nossas bocas desaparecerem individualmente e se fundirem num emaranhado único de bocas. Ela tinha gosto de cigarro, Mountain Dew, vinho e batom.""

A minha edição é pela Editora WMF Martins Fontes, eu amei a capa mas não curti muito a diagramação do livro, porém isso é pouco para o conteúdo que encontramos em seu enredo, pois, apesar de todos elogios, meu livro favorito do autor ainda continua sendo 'A Culpa é das Estrelas'.

Em suma, embora seja um livro voltado para o público jovem adulto, ele não deixa de emocionar quem o pegar para ler, gosto dos livros do autor porque são livros que tocam, que me faz refletir e são muito inteligentes, eu adoro livros assim. Finalizo a resenha com um trecho do livro.

“É, você também não é feia”, respondi sentindo-me desarmado por causa do elogio. “Mas não me ouviu dizer isso, porque gosto da minha namorada. Ah, não. Espere. Não tenho namorada.”

Beijos

23 comentários

  1. Oi, Mila!
    Acho que fui uma das poucas pessoas que não curtiu esse livro. Deve ser porque fui com muita expectativa e não foi tudo aquilo que pensei que seria.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  2. Olá Mila, li apenas ACEDE do autor, mas achei supervalorizado, confesso que gostei bem mais do filme.
    Tenho outros livro dele inclusive Quem é você, Alasca? mas ainda não me aventurei por suas páginas.

    xoxo
    Mila F.
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mila
    Gosto da escrita do autora também. E gosto de livros jovens e leves assim.
    Pelo que já vi por aí, a maioria odiou esse livro. Mas fico contente que você tenha gostado tanto. Ainda não li, mas pretendo ler.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo A culpa é das estrelas, mas confesso que esses personagens aqui me ganharam um pouquinho mais. Pelo que acontece na primeira parte e o choque que levei quando li. Não esperava aquilo e me deixou triste, queria entender sabe? Achei esses personagens complexos e a história me fez pensar, me fez gostar deles de um jeito diferente. A trama me conquistou muito.
    É um dos livros que mais gosto do autor e vale a pena ler mesmo. Pra quem gosta de coisas assim é muito bom. Eu amei.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mila.
    Concordo com você os livros desse autor realmente nos toca de uma maneira inexplicável.
    O primeiro livro que li dele foi, Quem é você Alasca? logo em seguida O teorema Katherine e por ultimo A culpa é das estrelas, cada um me ganhou a sua maneira, enfim eu curtir bastante a resenha e ela me deixou bem curiosa para ler esse livro novamente.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mila,
    Eu adoro os livros do John Green!! Este foi um dos meus preferidos... Adorei a Alasca, pena tudo o que aconteceu neh!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  7. John sabe nos envolver com suas histórias né?
    Esse foi o único livro que não li dele e minha curiosidade só aumenta.
    Parece ser uma história bem gostosinha.
    Vejo muitos comentários negativos, mas sua resenha positiva me fez enxergar outras coisinhas e fiquei bem animada.
    Espero conferir essa obra em breve.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  8. Oi Mila ;)
    Esse foi o primeiro livro que li do John, e é meu favorito até hoje. A Alasca me marcou demais, mas tem muita coisa que não lembro da história, pois faz anos que li... tanto que ainda era naquela edição antiga com a face da garota de olhos claros na capa.
    O livro realmente emociona muito e nos faz refletir sobre muitas coisas.
    Gostei da sua resenha, e vou reler o livro com toda certeza!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi Mila! Eu confesso que sou uma et e nunca li nada do autor, mas vou dar uma oportunidade para Quem é você alasca, por tudo que li da resenha parece ser um livro muito bonito!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Olá Mila,
    Quando li esse mito fiquei Ham? Como assim? Eu realmente fiquei impactada com o final da história. Os livros deles são muito envolvente, te faz transportar para dentro dele.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu gosto muito do John ❤️
    Meu preferido sempre será A culpa é das estrelas também, mas os outros são ótimos.
    Recomendo o Teorema Katherine :)
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  12. Olá, fiquei esperando você dizer vários pontos negativos da história, sorry, e sua resenha saiu muito boa! Muita gente começa a ler esse livro com muitas expectativas e se arrepende. Eu amei cada página desse livro.
    Ele é um dos meus preferidos, eu lembro como se fosse hoje, eu não desgrudava dele, na sala quando estava lendo perto do final, eu chorei. Em cada eu chorei, depois que li chorei... Queria que tivesse outro final.
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  13. Oi Mila, minha primeira experiência com o John também foi com A Culpa é das Estrelas e eu adorei o livro, me emocionei e tudo mais. Inventei de ler outros livros dele e nem parece que tinha sido ele que escreveu porque achei todos ruins e não consegui me prender nas leituras. Agora fujo das dicas de livros do John, uma pena.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Mila!
    Já li A culpa é das estrelas e Cidade de papel e gosto da forma como ele escreve e ao mesmo tempo, nos faz questionar várias coisas que aparentemente são corriqueiras, mas que tem intensidade em nossas vidas.
    Acredito que nesse exemplar acontece isso também.
    “Como eu não tenho o dom de ler pensamentos, eu me preocupo somente em ser amigo e não saber quem é inimigo. Pois assim, eu consigo apertar a mão de quem me odeia e ajudar a quem não faria por mim o mesmo.” (Desconhecido)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Mila!!
    Ainda não li nenhum dos livros de John Green, e olha que tenho o livro A culpa é das estrelas, mas só assisti o filme mesmo. Ainda pretendo pegar para ler os livros desse autor mas no momento só estou curtindo os filmes mesmo!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  16. Ai Miga, adoro o John Green e seus livros, mas, Quem é você Alasca?, eu detestei!
    Achei a Alasca chatíssima, ô menina insuportável!
    E aquele acontecimento, poxa! Foi de acabar!
    Não curti não.
    Ainda me falta ler Will e Will do John, espero que eu curta mais.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Como não amar esse livro! Já tinha lido A Culpa é das Estrelas e amei! Ai peguei esse livro para ler e foi destruição dos meus sentimentos, me apaixonei!
    Chorei pakas, Alasca tombou todos!
    Fiquei com muita ressaca literária, não conseguia parar de pensar nos personagens!

    ResponderExcluir
  18. Não curto John Green, mas gosto das adaptações. John Green, pra mim, é discípulo de Nicholas Sparks, então passo bem longe.
    Já li muitas resenhas e a maioria salienta como Alaska é insuportável, que Miles merecia uma garota mais legal.

    ResponderExcluir
  19. Adoro esse livro do autor. É ele e A culpa é das estrelas, essas histórias são demais mas gostei um pouquinho mais do que esse me fez sentir. Me surpreendeu o que acontece no fim da primeira parte e aquilo foi de um impacto....tinha amado tanto os personagens e o jeito deles que fica impossível não sentir as coisas. Ele emociona e faz pensar mesmo.
    O livro é muito bom. Pra quem gosta de coisas assim é obrigatório ler!

    ResponderExcluir
  20. Adoro esse livro do autor. É ele e A culpa é das estrelas, essas histórias são demais mas gostei um pouquinho mais do que esse me fez sentir. Me surpreendeu o que acontece no fim da primeira parte e aquilo foi de um impacto....tinha amado tanto os personagens e o jeito deles que fica impossível não sentir as coisas. Ele emociona e faz pensar mesmo.
    O livro é muito bom. Pra quem gosta de coisas assim é obrigatório ler!

    ResponderExcluir
  21. Olá, não importa se a trama não é original, quando se trata de John Green nada de ruim pode sair. Eu particularmente AMO Quem é você Alaska? e julgo ser a obra mais emblemática do autor. Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Esse é um dos meus livros preferidos e só li esse e alguns contos do autor, adorei a abordagem adolescente e as frases de efeito. Indico ao público adolescente e bem no início da fase adulta.

    ResponderExcluir
  23. Hey,

    Já li todos os livro do John, tô até ansiosa para o novo livro que ele estar escrevendo, e esse é um dos meus favoritos <3 amo algumas citações desse livro <3

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!