Resenha: Meia noite em Bhopal - Dominique Lapierre e Javier Moro

em 2 de junho de 2017

Meia - noite em Bhopal
Autores: Dominique Lapierre e Javier Moro


Tradução: Sandra Martha Dolinsky
Gênero: Romance
Págs: 386
Editora: Planeta


Sinopse

Uma história verídica. Centenas de personagens, de situações e de dramas se mesclam neste afresco exuberante de amor, heroísmo, fé e esperança. Uma tragédia no coração de nosso tempo que também serve de advertência a todos os aprendizes de feiticeiro que ameaçam a sobrevivência de nosso planeta.





Resenha


O livro conta a história de várias famílias que tiveram suas vidas destruídas pelo maior desastre químico que se tem conhecimento, e que aconteceu mais precisamente a meia-noite e cinco, do dia três de dezembro de 1984.

Vazaram 42 toneladas de isocianato de metila (MIC), um gás altamente tóxico, de uma fábrica de pesticidas da multinacional norte-americana Union Carbide e apenas naquele dia morreram cerca de três mil pessoas.








Faleceram cerca de trinta mil pessoas, e mesmo passado o episódio ainda houveram relatos de falecimentos. O acidente foi resultado de erros gravíssimos que certamente poderiam ter sido evitados.

A empresa Union Carbide era uma potência com 130 filiais em 40 países, nesse período, fabricava um produto para eliminar parasitas chamado de Sevin. Quando inaugurou a fábrica na Índia, as pessoas ficaram muito entusiasmadas acreditando que teriam melhores empregos e assim melhorar a condição de vida, já que a região de Bophal é muito pobre.

Os efeitos do acidente industrial gerados pelo vazamento de gás incluem câncer, cegueira, paralisia, deformações, problemas nos órgãos reprodutores femininos, entre outros.


Abaixo, um painel com fotografias com alguns dos milhares de mortos:






Apesar de ser uma leitura triste é muito válida ainda para os dias de hoje, onde ainda existem executivos e empresários sedentos por dinheiro, não se importando com a comunidade em geral que sofre as consequências da ambição desenfreada, principalmente os menos favorecidos.

No livro não tem fotos da cidade, nem do acidente mas pesquisando pela internet encontrei vários sites contando a história:






Uma leitura envolvente e que serve de alerta para os dias atuais!


Até a próxima,


Nanda



21 comentários

  1. Oi, Nanda!
    Nossa, antes de ler sua resenha não sabia que o livro é baseado em fatos reais.. Que bad!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda, que livro especial hein ? acredito que ler sobre o passado é aprender com ele. Não podemos mudar o que já passou, mas o futuro depende de nossas ações; esse livro é justamente isso, acho que tem o objetivo de passar essas informações e mostrar o quanto um acontecimento como esse pode ser uma tragédia ! Com certeza é uma leitura super válida. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, mas parece especial e maravilhoso. Aquele típico livro que traz muitas lições e ainda é capaz de derramar algumas lágrimas.

    Beijos,
    Participe do top comentarista de Junho no PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  4. Ao olhar pra capa do livro nem dá pra imaginar que o livro é baseado em fatos reais, ainda mais uma história tão triste assim. Realmente é uma leitura válida, pra nos fazer pensar sobre nossas atitudes e no que é realmente importante hoje em dia.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Não sabia desse livro e parece ser muito bom!
    Muito legal saber que foi baseado em fatos reais e isso realmente foi uma tragédia! Poderia muito bem ser evitado isso!

    ResponderExcluir
  6. Nanda!
    Achei que tinha sido em Chernobil, mas lá morreram 4000 mil pessoas em 86, aqui parece que foram 10 vezes mais... terrível!
    Gosto de ler livros reais e que trazem um pouco da história dos países, mesmo que seja uma história trágica como essa...
    Desejo um mês cheio de prosperidade!
    “A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.” (Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. É impressionante como algumas pessoas parecem não ter o mínimo de humanidade, é sempre assim, os menos favorecidos quem leva as consequências das atitudes de grandes empresários, não conhecia a história desse lugar e nem sequer sabia que havia acontecido uma tragédia dessas, fiquei muito curiosa com o livro e espero poder lê-lo em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Esse tipo de desastre sempre impressiona. Achei interessante o livro por falar dessas coisas, dar mais detalhes e contar a vida das famílias. Vale como uma espécie de alerta também, porque quando dinheiro está envolvido as pessoas fazem coisas inimagináveis =/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Esses dessastre sempre deixa as pessoas chocadas e emocionada com a situação. O livro e super interessante na forma de como foi escrita, de como e abordado esse tema muito delicado. Vale sempre demostrar para as pessoas ficarem sempre esperta com as coisas.

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus, que horror!
    Juro que nunca tinha ouvido falar desta tragédia. É impressionante com os países mais pobres são esnobados pela mídia mundial. Me dói muito ver que, ainda hoje, pessoas inocentes morrem por conta de uma imprudência dessas. Não sei se teria coragem de ler algo tão triste :(
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nada, nossa foi no ano em que nasci e e inacreditável que esse tipo de coisa ainda aconteça. Embora eu não leia muito esse tipo de livros, a leitura parece ser instigante.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Isso foi uma tragédia que nunca deve repetir, tantas vidas foram perdidas, pensar nisso entristece, mas é importante lembrar para que todos se mantenham alerta.

    ResponderExcluir
  13. Olá, sem dúvidas nos emocionaremos ao ler a obra, além de sabermos mais sobre o lado das vítimas. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Hey,

    Não tinha conhecimento dessa tragedia, com certeza é uma leitura emocionante, fico bem triste por tragedias em lugares de baixa renda não terem a importância de ser divulgada pela mídia.

    ResponderExcluir
  15. Que história né? Uma tragédia de cortar os nossos corações.
    O livro parece nos trazer uma leitura pra lá de emocionante mesmo.
    Tem muita gente sedenta por dinheiro e esquecendo coisas mais importantes né?
    Achei interessante a obra e o tema que ela retrata. E gostaria de ler sim.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  16. Olá Nanda ;)
    Livros reais como esse me fazem pensar aonde o mundo está indo! É tanta tristeza que nem da pra explicar!
    Concordo que apesar de ser um leitura triste e sofrida, é necessário que seja lido pois infelizmente hoje ainda temos empresários que não se importam com os menos favorecidos, como você disse.
    Parece uma leitura que vai me arrancar lágrimas...
    Mas já está na lista de leitura!
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Oi Nanda! Tudo bem?
    Nossa, já ouvi falar em vários acidentes químicos, mas esse em específico eu não conhecia... que triste :(
    Fiquei querendo muito ler pra saber mais, de toda forma vou olhar esses links que você indicou!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Nanda
    Já li esse livro e é angustiante. E muito revoltando também por ver como o dinheiro transforma as pessoas em monstros. Para mim é o que esses empresários foram. Fico contente que também tenha curtido o livro. Também fiquei pesquisando fotos quando terminei a leitura.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  19. Oi Nanda.
    essa é a primeira vez que vejo falar do livro e Confesso que já estou super interessada Adorei essa premissa E como você mesmo falou apesar de ser um livro triste é uma leitura bem válida para os dias atuais.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Eu não conhecia este livro, mas sem dúvidas deve ser uma história muito triste por ser um relato dessa tragédia, mas como você disse em sua resenha é uma leitura bem válida para os dias de hoje, então pretendo ler este livro.

    ResponderExcluir
  21. Juro, não conhecia essa história. Que tragédia!
    Mas é realmente isso mesmo, o dinheiro comanda tudo e as pessoas não pensam nas consequências, ex o caso de Mariana.

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!