Pré-Venda - A Praga, O holocausto da hanseníase

em 19 de junho de 2017

MAIS UM HOLOCAUSTO BRASILEIRO: UMA PRAGA MILENAR DE QUE O BRASIL CONSERVA RESÍDUOS ASSUSTADORES



O medo envolve esta praga a partir do nome: lepra. Para vencê-lo, foi necessário vencer a palavra, substituindo-a por “hanseníase” no Brasil a partir dos anos 1960. Palavra que carrega um significado de pavor e isolamento inumano desde milênios, atravessando a Bíblia, a história do Oriente Médio, da Ásia e da Europa, atingindo indiferentemente reis e pobres da mais baixa classe, ela abriga uma doença que passou a ter cura nos anos 1940. Mas o Brasil, com seu atraso científico e social, ignorou ou subestimou isso. O pavor brasileiro se espalhou facilmente entre as políticas de saúde, os médicos interessados apenas em lucro, a ignorância, a pobreza, as regiões desassistidas e as famílias em pânico. Conheça esse contexto e depoimentos alarmantes acerca de uma realidade ainda presente no país, neste livro documento da repórter Manuela Castro. É outra das muitas pragas que o Brasil ainda não venceu.





A Praga
Manuela Castro

ISBN-13: 9788581303796
ISBN-10: 858130379X
Ano: 2017 / Páginas: 256
Idioma: português
Editora: Geração

Mais Um Holocausto Brasileiro: Uma Praga Milenar De Que O Brasil Conserva Resíduos Assustadores. O medo envolve esta praga a partir do nome: lepra. Para vencê-lo, foi necessário vencer a palavra, substituindo-a por “hanseníase” no Brasil a partir dos anos 1960. Palavra que carrega um significado de pavor e isolamento inumano desde milênios, atravessando a Bíblia, a história do Oriente Médio, da Ásia e da Europa, atingindo indiferentemente reis e pobres da mais baixa classe, ela abriga uma doença que passou a ter cura nos anos 1940. Mas o Brasil, com seu atraso científico e social, ignorou ou subestimou isso. O pavor brasileiro se espalhou facilmente entre as políticas de saúde, os médicos interessados apenas em lucro, a ignorância, a pobreza, as regiões desassistidas e as famílias em pânico. Conheça esse contexto e depoimentos alarmantes acerca de uma realidade ainda presente no país, neste livro documento da repórter Manuela Castro. É outra das muitas pragas que o Brasil ainda não venceu. “Quando o silêncio e o preconceito se unem o resultado é a chaga do esquecimento. Neste livro, Manuela de Castro dá visibilidade ao drama de brasileiros que foram condenados à exclusão por causa da hanseníase, doença que atravessou a vida de milhares de pessoas, criando um abismo entre elas e suas famílias. Ao resgatar o drama dos leprosários no Brasil, a jornalista desvenda uma realidade surpreendente, na qual o mal não é a doença, mas a forma de a sociedade lidar com ela.'...



Produto em pré-venda.
Lançamento previsto para 15/07/2017


Beijos


15 comentários

  1. Nossa a tempos que ouvia falar que esse livro iria ser lançado que até falava sobre o holocausto brasileiro, nossa esse livro deve ser muito bom! E é bom sabermos sobre algumas historias do Brasil por mais que sejam ruins.

    -Beijoss

    www.pessoafashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mila!
    Nossa, esse livro deve ser bem pesado hein? Mas é bom pra alertar que hanseníase tem cura.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Que tema hein? Infelizmente, tive um amigo que faleceu disso, e é mesmo muito triste! Acho super interessante a leitura desse livro e ainda mais as discussões que ele pode começar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá, achei interessantíssimo o tema abordado pelo livro, certamente lerei ele assim que puder.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O livro tem um tema interessante e não me lembro de saber dessa praga e a crise toda que parece ter sido. Acho que seria interessante ler pra entender melhor do assunto. Parece bem informativo.

    ResponderExcluir
  6. livros históricos é maravilhosos
    bem interessante a leitua ,achei demais fala sobre o Brasil
    parabéns pelo resenha ficou otima
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi Mila! É uma doença bem séria e pouco comentada, pessoal tem muito medo e poucos tem coragem de se aproximar dos doentes. Achei o tema do livro interessante, não sabia do lançamento.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Uma doença com um longo histórico e é triste saber que mesmo após tantos anos ainda lemos sobre um caso recente aqui e acolá.

    ResponderExcluir
  9. Premissa interessantíssima!
    Fiquei bem curiosa pra ler a obra e saber mais um pouco dessa história.
    E que baita história hein? Tema bem pesado.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mila
    Gostei da ideia do livro, apesar de parecer um pouco denso. Mas curto bastante leituras com fatos históricos, acho sempre interessantes. Ótimo lançamento.

    ResponderExcluir
  11. Já vi que esse livro ia ser lançado e quando vi o título já pirei.
    Quero muito ler ele e como é uma doença misturado com história, deve ser legal ver como a narrativa vai se desenrolar!

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Que história mas pesada, além de ser uma doença é super triste como o povo tentaram lutar contra isso. O livro é bem interessante, irá trazer fatos que não conhecíamos.

    ResponderExcluir
  13. Que interessante, não sabia que este livro seria lançado! Fiquei muito chocada com o Holocausto Brasileiro e agora quero ler esse livro também, é uma face do Brasil que não querem mostrar mas que é importantíssimo conhecermos para não cometermos os mesmos erros. Espero que você publique resenha aqui também quando lançar para podermos comentar! Beijos e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  14. Premissa completamente diferente!
    Também não conhecia esse livro, mas adorei. Vou adicionar na wishlist.

    Beijos,
    * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  15. Olá ;)
    Não sabia do lançamento desse livro, que trata de um tema forte como o holocausto brasileiro.
    Sempre me interesso em saber mais sobre a história do nosso país, então me interesso em ler o livro... obrigada pela dica!
    Bjos

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!