Resenha Um Instante de Felicidade

em 4 de abril de 2017

Um Instante de Felicidade
Federico Moccia

ISBN-13: 9788542208887
ISBN-10: 8542208889
Ano: 2017 / Páginas: 352
Idioma: português
Editora: Planeta

O italiano Nicco enfrenta a passagem da adolescência para a vida adulta com muito mais sofrimento que seus amigos. Sua namorada terminou tudo com ele com um "sinto muito", sem dar nenhuma explicação, e seu pai acabou de morrer. Como o "homem da casa", ele precisa cuidar da mãe, que se entrega à tristeza pela morte do marido, e das duas irmãs que não conseguem se acertar com seus respectivos companheiros. Para dar conta de tudo, ele se divide entre dois empregos. Em meio a esse turbilhão de emoções e acontecimentos, Nicco conhece uma encantadora turista americana nas ruas de Roma e percebe que a vida é curta demais para ser desperdiçada com lamentos sobre o passado. Com a bela Ann, ele embarca numa aventura romântico-gastronômica pela Itália e redescobre seu norte com instantes de felicidade.


Resenha


Ler Federico Moccia sempre foi um grande sonho, desde que vi o filme Três Metros Acima do Céu e até hoje não consegui comprar o livro, por motivos de não estar disponível. Com este lançamento, vi uma grande oportunidade de conhecer a narrativa do autor.

Em Um Instante de Felicidade, conhecemos Nicco, ele não está em um bom momento da vida, primeiro perdeu o pai, um bom homem que sempre tinha bons conselhos, mesmo que não service à serventia na hora, eles sempre se encaixavam no final.

No dia do aniversário da namorada, ela o deixa sem muitas explicações, simplesmente um "sinto muito", Nicco fica arrasado e sua vida no momento oscila em tentar viver o presente com as lembranças da ex e de tudo o que viveram.

O livro é narrado por Nicco, ele nos conta sua história de vida, conhecemos seu melhor amigo Ciccio, suas irmãs, sua mãe que está um pouco triste desde a morte de seu marido, pai de Nicco. Assim vamos acompanhando toda a trajetória de Nicco que tenta ser o homem da casa enquanto tenta lidar com a perda da ex-namorada, seus dois trabalhos e suas lembranças.



A narrativa do autor é gostosa, aos poucos vamos conhecendo Nicco e suas histórias como se estivéssemos conhecendo ele por inteiro, além disso o autor usa de referências literárias, músicas como as de Tiziano Ferro, chego a lembrar até de uma música muito conhecida dele, Imbramanato, é tão linda, foi uma nostalgia só ler este livro.

Um ponto negativo do livro ao meu ver, na minha opinião claro, eu não curti muito todas aquelas lembranças da ex namorada, até Nicco superar todo aquele sofrimento, foi um pouco massante. Porém foi um bom livro, me deu uma vontade tremenda de conhecer Roma.

"Ele viu Alessia; é claro, Alessia sabe que eu venho aqui de vez em quando para comer e deve ter passado aqui de propósito... Queria me encontrar, queria me dizer alguma coisa, pedir desculpas, quer dizer, sente minha falta, é lógico que sente... O que uma garota como ela faria num local como este?"

Vale dizer que o foco aqui não é o romance de Nicco e Ann, Um instante de Felicidade tem romance sim, mas é singelo, neste livro conhecemos mais do que isso, é conhecer a história de Nicco, seu aprendizado, sua vida, em suma foi uma ótima leitura, por vezes densa porém prazerosa, os personagens foram bem construídos, eu adoraria ver uma adaptação deste livro, seria divino!




Beijos


16 comentários

  1. Oi, Mila!
    Um dia ainda assisto Três Metros Acima do Céu.
    Federico é um autor super aclamado, mas infelizmente ainda não li nada dele :(
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  2. Que linda resenha, já me amarrei no livro. Parece que é daqueles livros que nos apaixonamos pelo personagem, pois mesmo sem ler o livro já o admiro por cuidar da mãe e ser o homem da casa, forte e firme, que passou por momentos dificeis, mas que dá a volta por cima. É um livro de se encantar pelo visto. Já quero.

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar do autor, mas ainda não tinha visto nenhuma resenha de nenhum livro dele, é realmente um daqueles livros de superação, como sou muito ligada ao romance e nesse livro ele aparecer em segundo plano não sei se vou gostar mas quem sabe né <3

    ResponderExcluir
  4. Linda sua resenha Mila, tbm não li nada do autor, mas tenho muita vontade!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mila.
    Quanta coisa o mocinho tem que superar.
    Eu estou ansiosa para ler esse livro, entendo a coisa toda das lembranças da ex, mas ele está sofrendo, ele me parece ser um personagem bem forte o que particularmente adoro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Eu li 3 metros acima do céu é um livro bem bonitinho e pela sua resenha vi que tem alguns pontos parecidos, mas não me interessou infelizmente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, o livro possui uma trama simples mas consegue prender o leitor, temas do cotidiano ganham bastante destaque e por isso é possível se identificar com o personagem em seus dramas. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi! Não conhecia o autor, mas a história parece ser boa. Só não curti ficar relembrando o tempo todo a ex kkkkk Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  9. Mila!
    Embora o romance não seja o foco do livro, gostaria de ler, mesmo com sua observação sobre ser um pouco maçante em determinados trechos.
    É que histórias que trazem aprendizado de vida e amadurecimento, são sempre interessante, sem contar que amo cenário italiano.
    “ Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos.” (Maquiavel)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  10. Confesso que o livro não me chamava muita atenção, mas após ler algumas opiniões e sua resenha, despertou interesse em mim. Amo livro com romance e com certeza irá me conquistar. Já vou até colocar na minha wishlist rs.
    Parabéns pela resenha. <3

    Beijos,
    * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  11. Tenho bastante curiosidade pra ler Três Metros Acima do Céu também.
    E em relação a esse novo livro, parece ser bem delicinha a história.
    Curto demais a escrita do autor e estou animada pra ler esse livro.
    Sua resenha me deixou ainda mais interessada.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  12. Devo confessar que não gostei da sinopse dele, e olha que eu AMO romances!
    Meus livros preferidos são romances, mas esse eu achei meu BLEHH!
    Não me chamou muita atenção.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. Eu queria ler do Federico, desculpe se te chamo de amor.
    Fiquei surpresa em ler que o foco do livro não é o romance, mas não me incomoda. Amei as referências que o autor faz e sou apaixonada na voz do Tiziano

    ResponderExcluir
  14. Oi Mila...
    Ainda não tive a oportunidade de ler nada de Federico Moccia e também ainda não assisti ao filme 'Três Metros Acima do Céu'... E apesar de ter gostado da sua resenha, o livro não me chamou a atenção... Ainda mais porque Nicco fica o tempo too 'remoendo' sua ex... Quem sabe mais pra frente eu dê uma oportunidade a essa leitura...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  15. Já li uns cinco livros desse autor, mais ou menos. E cada um é um amorzinho atrás do outro. Adoro como a narrativa dele dá vontade de conhecer o lugar. Parece que esse também faz isso ^^
    Mas a coisa de ficar focando na aprendizagem do personagem, na vida dele como é feito, pode acabar sendo um pouco chatinho pra quem não espera um livro assim. Acho legal. E por já gostar desse autor acho que vou gostar da história do Nicco. Fica interessante conhecer bem o personagem pra poder ver as mudanças na jornada dele e como vai ser o romance, etc...
    Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  16. Assisti as adaptações de "Desculpa se te chamo de amor" e "Três metros acima do céu" e como não achei lá essas coisa resolvi não correr atrás do livros. Não, mas não funcionaram pra mim. Já, "Um instante de felicidade", curti, apesar de ter a mesma opinião que vc sobre o garoto chafurdar na lembranças da ex.

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!