Resenha A Formatura | Joelle Charbonneau

em 7 de abril de 2017
A Formatura
O teste final é o mais imortal
Trilogia O Teste # 3
Joelle Charbonneau

ISBN-13: 9788567028477
ISBN-10: 8567028477
Ano: 2014 / Páginas: 320
Idioma: português
Editora: Única

O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas.
Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso.
Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos.
A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!



Resenha


Li O Teste em 2015, foi paixão pela narrativa viciante da autora, em seguida foi a vez de Estudo Independente, o segundo volume da trilogia, foi o mesmo frenesi, aventura, surpresas, mortes e muito viciante.

Sabe aqueles livros que o leitor não consegue parar de pensar nele? Que quando se termina a leitura, você continua elaborando estratégias, possibilidades na sua mente? Joelle Charbonneau faz isso com seus leitores, e é nesta mesma sintonia que terminei de ler A Formatura, e claro, saudosa por mais livros da autora. Porque infelizmente só temos esses três livros publicados no Brasil, eu gostaria muito que a autora fosse mais visada por aqui, como outras autoras mais famosas, devo dizer ainda que os fãs de Divergente e Jogos Vorazes irão Amar estes livros, assim como eu amei!



Em A formatura, Cia Vale continua com grandes responsabilidades, ela encontrou aliados, mas será que eles são confiáveis? É todo um quebra cabeça terrível, porque qualquer passo em falso pode ser fatal e é assim a vida de Cia na faculdade, além de se preocupar com as notas e seu estágio com a presidente Collindar, a presidente vê em Cia uma oportunidade de acabar com a Revolução, e isso meus caros, envolve uma lista e dar conta desta lista e do que foi pedido não será fácil. Traições, confiança, mortes, mentiras e conspirações, é um suspense e aventura que não acaba mais, é frenético e maravilhoso.


''Os métodos do Teste são terríveis, mas têm obtido resultados. A água pura que bebemos e o número de colônias com terras revitalizadas provam que os líderes treinados pela universidade são experientes.Dá para confiar na presidente para mudar o sistema quando este está produzindo resultados? Não sei. Enquanto o vento fustiga meu cabelo, percebo que, se quero tentar acabar com o Teste, vou ter de descobrir como.''


Não farei uma resenha contando um pouco do enredo, porque este livro é o terceiro da trilogia e não quero dar spoiler para quem não leu, meu objetivo aqui é apenas mostrar em como este livro mexeu comigo, em como adorei, amei e indico de coração para os fãs de distopia.

Joelle ainda conseguiu me surpreender muito com todo o desfecho, e é tão bom quando o autor consegue não ser previsível, o final foi muito satisfatório e ainda deu margem para uma continuação, será que num futuro próximo poderíamos ter mais livros da autora? Eu adoraria!


“As coisas nem sempre acontecem como a gente espera. Você só precisa se recompor e encontrar uma nova direção a seguir.”


Em suma, a leitura foi viciante, a narrativa flui rapidamente, li em poucos dias, deixou um gostinho de quero mais, os personagens foram bem construídos, foi um livro que amei de paixão e que me fez ficar pensando nele dias a fio. Além disso tudo, acho que uma adaptação bem feita desta trilogia iria ser um sucesso, eu já quero.



Sobre a Autora

Joelle Charbonneau



Escritora de coração, Joelle já produziu e estrelou diversas operas e musicais na região de Chicago antes de se tornar uma escritora em tempo integral. Além de adorar dar aulas de canto. Estreou na literatura com a série Rebecca Robins, mas ganhou o mundo com a trilogia distópica Teste.






Resenhas dos livros anteriores:



  • Resenha O Teste Aqui
  • Resenha Estudo Independente Aqui





Beijos

16 comentários

  1. Que bom que você gostou do livro! Lembro das resenhas dos livros anteriores que você fez também, até indiquei ao meu irmão. É muito bom quando terminamos um livro e ficamos pensando nele ainda, adoro quando acontece comigo também rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, Mila! Eu tenho de terminar essa trilogia.
    Eu também fico triste da autora e a série não ter tanta visibilidade. Falando nela, em junho sai um novo trabalho. Estou só na espera.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  3. Fico sempre feliz quando leio resenhas de trilogias e afins e não tem spoiler <3
    Tenho muita vontade em ler e o fato de você ter gostado tanto, me deixa mais curiosa. Vou aproveitar e conferir sua resenha dos dois anteriores.

    Beijos,
    * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ter amado divergente, falta algo nesse livro pra me deixar totalmente fã. não sei bem o que, mas apesar da resenha positiva não tive muita vontade de ler. Quer sabe achando o box na promoção eu não me anime? rsrs

    ResponderExcluir
  5. Oi Mila.
    Eu quero muito mais muito ler essa trilogia, entendo o por que de não descrever o enrendo como o terceiro entraria alguns spoiler, faz tempo que quero ler, espero em breve está desfrutando dessa leitura.,
    bjs.

    ResponderExcluir
  6. Acredita que eu comprei esse box, mas ele tá jogadinho no fundo da estante?
    Agora fiquei curiosa em relação a essa história, sério! Tem um pouquinho de romance? Se tiver já curti um tantinho mais HAHA
    Sua resenha me deixou interessada e talvez eu leia os livros em breve viu? :)
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  7. Oi Milla, sua linda, tudo bem?
    Essa foi a primeira distopia que eu li e fiquei muito impressionada. O texto dessa autora é incrível, super inteligente. E os personagens são tão frios, que no primeiro e no segundo livro eu sonhei. Isso nunca aconteceu antes e até agora nunca mais voltou a acontecer. Foi uma leitura impactante para mim, recomendo para todos. Adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sou doida pra ler esses livros mas até agora não peguei coragem. De ir lá e ler mesmo, não só falar. Não sei quando acabo lendo, mas queria.
    Adoro quando a leitura fica na minha cabeça, que a história seja tão intrigante e boa que faça a gente ficar ali remoendo possibilidades e etc. Se faz isso já sei que vou adorar! E parece que os três livros são muito gostosos de ler.
    Acho que quando pegar vou gostar bastante. Essa história promete!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei muito curiosa!
    Eu quero uma leitura viciante!
    Tô numa baita ressaca literária!
    kkkkkkkkkkkkkkk
    Preciso ler outras coisas!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  10. Oi Mila!
    Ainda não li nenhum da trilogia, mas adoro distopias então quero ler.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá, se foi comparado com Jogos Vorazes e Divergente, já estou interessado em ler, pois é difícil achar uma distopia de qualidade. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Milla!
    Não tive oportunidade ainda de ler essa série, mas bem quero, porque sempre leio boas resenhas e saber que o livro final trouxe um desfecho inesperado e surpreendente, me deixou ainda mais curiosa em poder fazer a leitura.
    Desejo uma ótima semana!
    “ O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  13. Oi Mila! Eu não conhecia essa trilogia, mas fico feliz em saber que a autora finaliza bem. Torço por uma adaptação tb, pq geralmente gosto de filmes assim!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Hey Mila,

    Não li por medo de spoiler mas já conheço a série e ela já tá a algum tempinho na minha lista de futuras leituras assim que eu tiver tempinho começo ela <3

    ResponderExcluir
  15. Acho que essa trilogia tem um enredo bem original, apesar de ainda não ter lido nenhum dos livros. Já li resenhas e fico meio receosa quando a comparam com outras séries que tbm não li.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Mila!!
    Já conhecia essa trilogia mais infelizmente ainda não li nenhum dos livros da Joelle Charbonneau!! Mas fiquei bem curiosa para ler!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!