Resenha: A chave de Rebecca - Ken Follett

em 11 de abril de 2017
A chave de Rebecca

Autor(a): Ken Follett
Tradução: Alves Calado
Gênero: Romance
Págs: 352
Editora: Arqueiro


Norte da África, Segunda Guerra Mundial. As tropas britânicas na região estão sofrendo perdas significativas. Não há dúvidas de que alguém está informando o inimigo sobre os movimentos e planos estratégicos do exército britânico.
O espião é conhecido por seus compatriotas alemães como Esfinge, mas para todos os outros é o empresário europeu Alex Wolff. Após cruzar o deserto, ele chega ao Cairo, no Egito, munido de um rádio, uma lâmina letal e um exemplar do livro Rebecca, de Daphne du Maurier. Violento e implacável, ele está disposto a tudo para cumprir a missão que recebeu.
Para isso, conta com a ajuda de uma dançarina do ventre tão inescrupulosa quanto ele.
O único homem capaz de detê-lo é William Vandam, oficial da inteligência britânica que precisa desvendar o enigma do Esfinge para interromper o avanço dos nazistas.
Ao mesmo tempo que os alemães chegam cada vez mais perto da vitória final, Vandam também se aproxima de seu adversário, da chave que revela o código escondido no livro – e do combate mortal...


Resenha


“Da primeira frase ao desfecho emocionante, Ken Follett oferece o suspense infalível que os leitores se acostumaram a esperar dele.” – Los Angeles Times


“Um thriller de altíssima qualidade... Conspirações e paixões improváveis... É impossível parar de virar as páginas.” – The Washington Post


“Brilhante. Uma grande aventura de tirar o fôlego.” – Time






Falar de livros do autor Ken Follett é uma honra pra mim, desde que ganhei os livros e dvd de Pilares da Terra, ele me conquistou de tal forma que entrou para minha lista de favoritos faz tempo. Sou fascinada pela sua escrita simples, onde insere ficção dentro de histórias reais, e particularmente adoro livros assim, que aprendemos muito de História, Geografia entre outras, seus livros não são apenas passatempo, e isso realmente me anima com a leitura.

Publicado originalmente em 1980, a história é um thriller com início em 1942 durante a Segunda Guerra Mundial.

No Cairo, existe uma rede de espiões em que soldados do exército inglês tem uma posição dominante e a defendem contra o exército alemão.

Alex Wolff chega ao Cairo através do deserto e está encarregado em descobrir os planos britânicos e de os transmitir de acordo com a chave do código que tem por base o romance Rebeca.

Já William Vandam, chefe de segurança dos Serviços Secretos Britânicos no Cairo, que tenta capturar Alex. E temos também Elene Fontana, uma jovem judia e egípcia que, ao tentar mudar de vida, se vê envolvida na intriga, tendo que seduzir Wolff para que Vandam o capture de vez.

Tem o filme lançado em 1985, com boas recomendações por parte da crítica especializada, não encontrei o trailer para postar aqui, mas acredito que dá para assistir em alguma plataforma na internet, infelizmente ainda não vi mas está na lista. Tem nota 4,5 no site do Filmow, que é um site para quem curte filmes e pode fazer suas recomendações e críticas, dar notas e adicionar nas listas, estilo nosso querido Skoob, que é somente para livros.



Sobre o autor


Ken Follett é um dos ícones da literatura contemporânea no cenário internacional. Nascido no dia 5 de junho de 1949, em Cardiff, no País de Gales, Follett se tornou um verdadeiro fenômeno de vendas, chegando a atingir a marca de mais de 150 milhões de cópias vendidas de seus 29 livros publicados. O autor de romances como Triângulo, Mundo sem Fim, A Chave de Rebeca, Os pilares da Terra e O Vale dos 5 Leões, cursou filosofia na University College, em Londres. Antes de se consagrar como escritor, Ken Follet atuou como jornalista profissional, mas sempre cultivou a literatura como uma paixão. O primeiro trabalho literário de Follett a alcançar reconhecimento de crítica e público foi o best seller O Buraco da Agulha, lançado na década de 1970. Nos anos seguintes, o autor emplacou outros sucessos, como O Homem de São Petersburgo, Na toca do leão e O terceiro gêmeo. Com um estilo absolutamente avassalador de escrever, Ken Follet conquistou seus fãs lançando obras com temáticas de guerra, espionagem e romances históricos. O grande sucesso da carreira de Follett foi, sem dúvida, o livro Os pilares da Terra, de 1989, um romance escrito quase como uma epopeia. Mas o autor também se destacou mundialmente com a trilogia O Século, que faz um passeio histórico pelo século XX, com os títulos Queda de Gigantes, Inverno do Mundo e Eternidade Por um Fio. O escritor tem se mantido bastante ativo e produtivo ao longo dos anos. Algumas obras de Ken Follett deram origem a séries de televisão e filmes importantes. A vida do autor e sua intensa atividade profissional estão expostas ao público na Saginaw Valley State University, nos Estados Unidos. O autor já revelou que é um grande admirador da obra de William Shakespeare e que aprecia a música em seu tempo livre.
Site em português: Ken Follett

18 comentários

  1. Leio suas resenhas e sinto vontade de ler todos os livros rs. Nunca li nada do autor, mas preciso me aventurar. Já vou colocar na minha listinha rs.

    Beijos,
    * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nanda!
    Nunca conferi nada do Follett, mas sei que ele é bem elogiado. E melhor ainda saber que a adaptação tem uma nota alta no Filmow.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  3. Adoro histórias relacionadas a Guerras, mas confesso que nunca li nada do autor.
    Sua resenha me deixou bem interessada, confesso. A leitura do livro em questão, parece ser bem bacada.
    Vou procurar saber mais sobre as obras dele.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oi Milla, sua linda, tudo bem?
    Esse é um autor que preciso conhecer. Sempre adorei história e todos dizem que os livros dele se destacam por serem ricos no contexto histórico. E essa jogada dele de criar ficção a partir de fatos, é incrível. Essa é a primeira resenha que leio do livro, já comecei gostando pelo título. Não sabia que já tinha sido publicado antes e que já tem até filme. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, adoro livros que abordam fatos históricos importantes e somando ao fato de ser uma trama cheia de suspense fico ainda mais ansioso para ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Também adoro narrativas que tem como pano de fundo alguma das grandes Guerras ou qualquer coisa histórica assim. Acho tão gostoso poder imaginar aqueles tempos, adentrar no clima da época e etc. É bom né?
    Faz a gente aprender de um jeito mais interessante ou ao menos ficar curioso e ir pesquisar sobre o assunto. Acho isso muito legal.
    Achei esse livro muito interessante por isso. E ele parece ser muito bem feito! Esse autor parece escrever muito bem mesmo, de um jeito simples e que mescla história com ficção...ah, tão legal!
    Não sabia que tinha um filme desse livro. Gostaria de ver se conseguisse ler. Vou procurar mais sobre ele aqui depois =)

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus eu nunca li nada do autor mas preciso começar por este livro! Nossa parece muito com a história do livro A Espiã do Paulo Coelho que por sinal gostei muito! E como todos sabem eu amo histórias da segunda guerra mundial e este já vai para minha lista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Fer querida! Perfeita sua resenha! Por incrível que pareça ainda não li nada desse autor, da ate uma vergonha de falar isso pq vendi tantos livros dele na época da Nobel! Ate cheguei a presentear nossa amiga Rose com livros dele! Enfim, preciso ler! Amei a resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá tudo bem?
    Não conheço o autor, mais a sua resenha me fez ficar com vontade de ler Pois amo histórias que passam na guerra.

    ResponderExcluir
  10. Oi Mila.
    confesso que tenho uma imensa curiosidade de ler os livros do autor, eu adoro livros que se passam no período de guerras principalmente a Segunda Guerra Mundial, e tenho que confessar que esse me chamou bastante a atenção.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Nunca li nada do Ken acredita? Mas tem um livro dele na lista.
    Ainda não conhecia este, mas gosto de histórias que tem a guerra como pano de fundo, parece interessante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Nunca li nada desse escritor e livros sobre guerra não são muito a minha praia, mas a sua resenha me fez pensar sobre o assunto. Talvez entre para a lista das minhas futuras leituras. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro nem o autor, mas fiquei bem interessada principalmente por se passar em meio a 2 guerra mundial.

    ResponderExcluir
  14. Essa capa está maravilhosa!
    Amo livros com pano de fundo Guerras.
    Principalmente 2 Guerra!
    Eu estou muito curiosa sobre a escrita do autor!
    Sempre vejo livros dele, mas nunca li nenhum!

    ResponderExcluir
  15. Nanda!
    Quero muito ler A chave de REbeca porque adoro o autor.
    A escrita é simplesmente fabulosa e bem diferenciada na minha opinião, o que prende a leitura e esse por ser ambientado na segunda guerra, traz ainda mais interesse para mim.
    Boa Páscoa!
    “A sabedoria começa na reflexão.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  16. Tbm acho Ken Follett incrível e ele ainda tem esse timing perfeito com esses enredos repletos de espiões... Estava eu comentando com o meu irmão que achava que Ken tinha sido espião em alguma época de sua vida hahahahaha
    Esse ainda não li, mas está na lista dos super desejados ♥

    ResponderExcluir
  17. Oi, Nanda!!
    Adorei conhecer um pouco sobre esse livro mesmo não tendo lido nada de Ken Follett ainda. Bom espero que eu possa remediar isso muito em breve!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li nada do Ken Follet mas quero demaaaaais!!!
    Parecem ótimos seus livros, além de ter um conteúdo história superinteressante!
    rs
    bjss

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!