Resenha: O Guardião Invisível - Dolores Redondo

em 24 de março de 2017

O Guardião Invisível
Trilogia Baztán - Livro 1


Autor(a): Dolores Redondo
Tradução Maria Alzira Brum Lemos
Gênero: Narrativa Contemporânea
Editora: Planeta de Livros
Págs: 352

O corpo de uma adolescente é encontrado às margens do rio Baztán, num pequeno povoado em Navarra, na Espanha, e para desvendar o caso a investigadora Amaia Salazar precisa voltar à sua terra natal, uma região da qual sempre tentou escapar – por motivos que nem seu marido conhece, mas que ainda a atormentam na forma de pesadelos.
Amaia sabe que o local, marcado pela inquisição espanhola, é cheio de velhas crenças pagãs. O que ela não imagina é que, com o avanço da investigação e a descoberta de novos corpos, a fronteira entre mitologia e a realidade ficará cada vez mais tênue. O desafio agora é descobrir se os crimes resultam da ação de um serial killer ou de uma criatura mítica conhecida como basajaun, o guardião invisível.
Adaptado para o cinema em 2017, o romance O guardião invisível é um thriller impactante que une os misteriosos seres que habitam a mitologia basca com o rigor de uma investigação policial. Foi com este romance que a escritora Dolores Redondo se tornou best-seller internacional. Primeiro da Trilogia de Baztán, que já teve mais de 1 milhão de exemplares vendidos.


Resenha



Série que une fantasia e policial, teve mais de 1 milhão de cópias vendidas e chegou ao cinema.

Este livro faz parte da Trilogia Baztán, é o primeiro da série e primeiro livro que leio da autora de origem espanhola Dolores Redondo, cedido gentilmente em parceria do blog com a editora Planeta de Livros.

Não foram lançadas ainda no Brasil as suas continuações, os fãs aguardam ansiosamente, já que temos o filme, com previsão de estréia para março deste ano, pelos mesmos produtores da série Millenium.

Tenho lido excelentes autores de origem espanhola, entre eles, Carlos Ruiz Záfon, Arturo Perez Reverte, Garcia Lorca e claro, Cervantes entre tantos outros que conheço e muitos ainda anseio conhecer.






Amaia Salazar é a investigadora dos crimes desta trilogia impactante, que inicia com um corpo encontrado de uma adolescente de treze anos, aparentemente em meio a uma espécie de ritual macabro.

Mas a história não fica presa somente no assassinato, a autora nos apresenta a personagem central, Amaia desde sua infância conturbada, relacionamento com seus pais e irmãs, e já na fase adulta suas tentativas frustradas de engravidar juntamente com sua dúvida se é realmente isso que ela quer para sua vida.




"Amaia se sentou lentamente sem deixar de olhar para para as fotos.– Temos casos em série – sussurrou ela.
Uma onda de agitação contida percorreu a sala. Os murmúrios crescentes cessaram de repente quando o delegado tomou a palavra."



Aos fãs de um bom livro policial, temos aqui um prato cheio!


Como sou adepta de séries feitas para a TV, lembrei de uma que assisti recentemente, The Killing que encontra-se disponível na Netflix, achei nossa detetive do livro muito parecida com a policial da série. Então, fica a dica para quem gosta de ver séries, se quiserem me deixar mais dicas, postem nos comentários, desde já agradeço.

Sobre a autora




Dolores Redondo, nasceu em San Sebastián - Espanha, em 1969. Em 2016 venceu o prêmio Planeta com o romance Todo Esto Te Daré.


'O Guardião Invisível' é o primeiro livro da 'Trilogia do Baztán' e já foi traduzido para 20 idiomas. Esse é o primeiro lançamento da autora, formada em direito e dona de um restaurante, depois de se aventurar com contos infantis. A obra já teve os direitos cinematográficos adquiridos e Peter Nadermann, mesmo produtor da 'Trilogia Millenium', está por trás do projeto.



Até a próxima,

21 comentários

  1. Oi, Nanda!
    Nossa! Curto fantasia e curto policial; logo, irei adorar esse livro! Pena que as continuações não foram lançadas por aqui.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  2. Olá achei essa trama bem original, pois trata-se de um livro policial e de fantasia, algo que nunca li. Pela resenha vejo que o lado policial é mais abordado no livro, deixando a fantasia um pouco a escanteio, mas ainda assim estou curioso. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nanda!
    Acredita que não estava sabendo da adaptação? Bem desatualizada, pois é, rs, mas legal saber sobre o livro original agora com sua resenha. Tenho me interessado mais recentemente por thrillers e policiais, e esse parece bem interessante mesmo, principalmente por ter esse paralelo do crime a ser investigado mesmo, e do outro lado um enfoque na vida da própria protagonista também. E, bem, você falou em dicas sobre séries policiais e tal? Olha, não é bem uma série de thriller policial, mas tem muita investigação, mistérios e estratégias no enredo, é Scorpion, conhece? Tem duas temporadas já no Netflix, e é uma das minhas queridinhas! <3
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda! Eu não sabia do filme, mas adorei a notícia, a premissa do livro parece ser muito boa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do gênero então é claro que fiquei super curiosa para conferir a trama, conhecer um pouco mais dos detalhes desta investigação. Não me lembro de ter lido algum livro de escritores espanhóis, mas gostei de ver um por aqui. Outra coisa que gostei de saber foi do filme, com certeza irei conferir. Uma pena que toda trilogia ainda não chegou por aqui, espero que chegue. Ótima dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  6. Então amiga, mesmo não gostando desss gênero eu achei o enredo desse livro muito interessante sim e a capa é muito bonita.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/03/top-5-novidades-da-semana_25.html?m=1

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia essa obra ainda, acredita?
    Adoro quando envolvem mitologia na história e esse livro me parece ser ótimo.
    Uma aventura e tanto!!! Muito bem desenvolvida.
    Ainda mais que vai sair filme, fiquei super interessada :)
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  8. Nanda!
    Achei bacana a autora misturar um thriller psicológico com fantasia, trazendo uma mitologia basca para o livro. E ainda inserir o passado conturbado da protagonista.
    Quero ler e se possível, assistir o filme.

    “Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro e nem a autora. Mas parece ser muito bom. Gosto de uns livros com tema policial, investigativo e etc. E ele parece ser muito bem escrito, não focando só no assassinato mas nos personagens também. Isso é legal.
    E se tem até filme é uma dica boa pra conferir. Fiquei curiosa =)

    ResponderExcluir
  10. Olá, Nanda! Sou apaixonada por livros policiais e fiquei um tanto curiosa por saber q esse envolve mitologia, assunto q tbm desperta minha atenção. Não havia visto nada ainda sobre essa série mas, certamente, daria uma chance à leitura.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nanda.
    é a primeira vez que vejo falar tanto de livros quanto da autora, adoro livros que tem esse cenário de investigação e crimes não resolvidos, esse vai para minha lista com certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi Nanda! Eu amo Cervantes, tenho muito carinho pelos espanhóis, já fiquei interessada pelo livro, parece ter uma trama incrível!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente não me interessou este livro. Mas para quem gosta parece ser um ótimo suspense.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. O problema em se fugir de lugares dos quais não se gosta é que, invariavelmente, acaba-se voltando. Eu gostei do enredo, mas não achei que a parte da fantasia foi uma boa escolha. Só lendo pra saber se todos elementos casam.

    ResponderExcluir
  15. Oi Nanda!
    Acho que o único autor espanhol que li foi Miguel de Cervantes e seu Dom Quixote, isso quando eu ainda era adolescente. Não conhecia esse livro, mas ele me ganhou só pela sinopse, já que adoro tramas de mistério, e se tiver um toque sobrenatural, melhor. E você ainda menciou que tem uma semelhança com The Killing, uma série que vi à uns dois anos e amei. Espero ter a oportunidade de lê-lo antes de assistir ao filme que logo virá por aí.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Não é um livro que eu leria. Não me cativou muito. Talvez porque no momento estou meia romântica kkkkk. Mas a capa do livro é de chamar a atenção.

    Visitem meu blog!
    garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Hey Nanda,

    A capa desse livro é linda, pena que ele não faça parte do meu gosto literário mais com certeza quem gosta desse tipo vai amar o livro.

    ResponderExcluir
  18. Meninaaa, não conhecia o livro nem a autora, e pela capa/título achei que seria algo mais fantasioso, mas fiquei bem empolgada com a premissa! Adoro um suspense, mistério em torno de assassinato, e o fato de ter uma mulher comandando a investigação é ainda melhor! Uma pena que a continuação ainda não tenha sido lançada no Brasil. O jeito é aguardar :s

    ResponderExcluir
  19. Oi, Nanda!!
    Gostei muito da premissa do livro e como sou fã de livros policiais fiquei bem instigada para conhecer essa história!! Também gostei muito da indicação da série!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito de livros policiais, e esse parece ser um prato cheio!
    Vou procura-lo em breve!
    Adorei a premissa, parece uma trama muito bem construída e cativante.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Nanda.
    Livro policial não é muito meu tipo de leitura, mas fiquei curiosa com esse depois que você comentou de The Killing. Eu amo essa série <3

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!