Resenha: O Poderoso Chefão - Mario Puzzo

em 16 de fevereiro de 2017




O Poderoso Chefão

Autor(a): Mario Puzzo
Tradutor(a): Carlos Nayfeld
Gênero: Romance Policial
Editora: Record
26ª Edição
Págs: 462


A mais perfeita reconstituição da Cosa Nostra, a Máfia americana, e do mundo alucinante criado por cinco famílias do mafiosi em guerra em Nova York. A mais influente é chefiada por Don Corleone... Ele é o padrinho benevolente que nada recusa aos seus afilhados... Ele pode, num súbito banho de sangue, conseguir qualquer coisa ou arranjar qualquer situação. É recusado a um dos seus protegidos o papel que ele pretenda emprestar em um filme. Ele pretendia representar em um filme. Na manhã seguinte, o chefe do studio acorda e vê horrorizado sobre a cama a cabeça do seu mais lindo e valiosos] cavalo de corrida; apenas a cabeça...


Resenha




Recebi este livro da parceria com o Grupo Editorial Record, desde a minha adolescência sou fascinada por livros e filmes sobre mafiosos, iniciando com a saga O poderoso chefão, aclamada película de Francis Ford Copolla.

A história é sobre Don Vito Corleone, conhecido como O Padrinho no meio da máfia italiana, a Cosa Nostra, a trama se inicia em 1945, a guerra já havia terminado e a família comemora o casamento de sua única filha.


"A amizade é tudo. A amizade é mais do que talento. É mais do que governo. É quase igual à família. Jamais se esqueça disso. Se você tivesse levantado um muro de amizades, não teria de me pedir ajuda."

Narrada por seu filho, Michael Corleone a sua namorada, ele conta sobre o casamento de sua irmã, Connie, que casa-se com Carlo Rizzi, e é costume siciliano não negar nada no casamento da filha, onde Don Vito Corleone, sempre generoso, recebe inúmeros pedidos de diversos favores de amigos e inimigos, sempre paciente ouve cada um deles. Este casamento é o acontecimento mais importante da história e é o começo da nossa saga.


Don Vito tem cinco filhos, são eles:

Connie é a única filha de Don Vito, mulher rancorosa, fútil e vazia, que provavelmente mostra melhor sua personalidade nos próximos livros da saga.

Sonny, filho mal humorado, mulherengo e estourado, é líder de seus irmãos por ser o mais velho.

Michael é o filho rebelde da família, não quer se envolver com assuntos da máfia, preferindo seguir carreira no exército.

Fredo é o filho mais velho, que não soube levar adiante os negócios do pai, talvez o mais mimado deles.

Tony é o filho adotivo, o conselheiro administrativo nos negócios de Don Vito, seu braço direito, onde não faz nada sem antes consultá-lo.

O livro é muito bem escrito, com uma história densa mas envolvente, personagens bem construídos e carismáticos. Repleto de frases icônicas, O poderoso chefão é uma história que merece ser lida, relida, comentada e até, estudada, principalmente pelos amantes de bons livros e filmes.

Só de contar um pouco sobre a imigração italiana, de um menino pobre se tornar praticamente dono de metade dos EUA nos anos 40/50 já valem a leitura.

Tenho outro livro do escritor Mário Puzzo, também de outra série maravilhosa que são Os Bórgias, que pretendo ler em breve para postar resenha a vocês.

O filme The Godfather, premiadíssimo, na minha opinião, é o melhor de todos os tempos, segue abaixo o trailer:






Publicado em 1969, a saga O poderoso chefão é, até hoje, a mais perfeita reconstituição das famílias mafiosas de Nova York. O carismático Don Vito Corleone é o chefão de uma delas. Apesar de implacável, Don Vito é, essencialmente, um homem justo. Padrinho benevolente, nada recusa aos seus afilhados: conselho, dinheiro, vingança e até mesmo a morte de alguém. Em troca, o poderoso chefão pede apenas o respeito e a amizade de seus protegidos. Assim, todas as suas vontades se tornam realidade. Porém, ninguém pode vencer o tempo. Quando seus inimigos atacam juntos e tudo que sua família significa estiver por um fio, o velho Corleone terá de escolher, entre seus filhos, um sucessor à altura. E Mario Puzo constrói de maneira hábil um mundo de intrigas, decisões cruéis e honra, num legado de tradição e sangue.



Site consultado: Blog da Editora Record



Até a próxima,

20 comentários

  1. Nanda!
    É um dos livros que mais gosto, um verdadeiro clássico que todos devem ler.
    Por vezes imaginamos que Dom Corleone seja um daqueles mafiosos carrascos, mas ao contrário, ele quer apenas defender sua 'família' e o admiro ainda mais por não aceitar que as drogas sejam inseridas nnos negócios da família.
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Olá, sempre quis ler esse clássico, esse universo da máfia é tão minuciosamente detalhado que quando terminamos a leituras nos tornamos experts no assunto. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda! Tudo bem? O filme eu conheço por ser um clássico com interpretações memoráveis! Já o livro nunca li, mas é mais um daqueles que um dia pretendo conferir rsrrsrss

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Você acredita que nunca li O Poderoso Chefão e que nunca assistir. Acho ele um clássico, ouço bastante comentar sobre ele. Mas nunca tive a ousadia de tentar buscar informações se realmente é algo que vale ser lido e assistido. Apesar que sempre gostei de filmes/livros clássicos, e principalmente quando algo relacionado a Máfia americana, pois junta um pouco de historia junto.

    ResponderExcluir
  5. Vi tanta coisa falando desses filmes enquanto crescia. Tinha uma série que via e citava coisas dos filmes de vez em quando porque o personagem gostava. Então fiquei com certo interesse de conhecer a história. Mas prefiro a leitura do que assistir ao filme. Parece ser bem interessante, mesmo que seja uma coisa mais densa e tal. Acho que iria gostar porque pelo jeito é bem escrito e com personagens fáceis de ver existindo, de imaginar. E de gostar. Ou não né...quem sabe.
    Gostaria de ler algum dia.

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Também gosto muito de filmes sobre mafiosos e cosias assim, mas foram poucos os livros que li nesse gênero, gostei bastante da premissa, a coisa toda da ascensão do menino pobre me deixou muito animada, vou ler com certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Sempre quis assistir o filme super bem recomendado mas não fazia ideia que tinha o livro agora vou querer ler o livro antes de ver o filme.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro realmente parece ser muito bom e muito bem escrito, mas confesso que não tenho muita vontade de ler ele. Eu nunca tive nem vontade de ver o filme. A história realmente parece ser bem interessante, mas não me chama muito a atenção :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Como não amar a franquia de O Poderoso Chefão? Gosto tanto dos filmes, acho tudo tão perfeito, que até o momento não quis correr atrás do livro.
    Fica a dica pra eu ler o quanto antes.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Não curo mto esse gênero, meu marido q gosta bastante, dessa vez passo a dica....

    ResponderExcluir
  11. Oi Nanda!
    Sou fascinada com esse universo da máfia italiana, em filmes e livros. E apesar de ter assistido o filme O Poderoso Chefão algumas vezes, tenho que admitir que não sabia que era baseado em uma obra literária. Quero muito poder ler o livro que deu origem a esse clássico incrível do cinema.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não assisti ao filme, mas tenho curiosidade. Gostei deste livro e de seu enredo, não sabia de sua existência mas gostei muito de conhecer. Realmente deve ser bem legal conhecer esse período a migração italiana e de como um imigrante acumulou tanta riqueza. Ótima dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  13. oi ^^
    eu tenho um grande fascínio tbm por coisas que envolvam a máfia. estou lendo a primeira edição publicada no Brasil desse livro, mas pretendo comprar uma edição mais recente.
    gostei da opinião. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  14. Nem livros nem filmes do poderoso chefão me atraem e esse também não. Até acho interessante toda a historia mas não sinto vontade de ler

    ResponderExcluir
  15. Oi Nanda...
    Ainda não li esse livro... Na verdade descobri há pouco tempo que "O Poderoso Chefão era um livro", só conhecia o filme... Essa ideia de trazer à tona um pouco da máfia italiana é muito bacana... Espero poder ler esse livro em algum momento...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  16. Não gostei do filme, então passo a leitura desse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Nanda,nunca assisti o filme acredita?! Sempre ouvi falar muito bem,mas acho que por ser mais antigo ainda não me animei...E nossa em relação a resenha do livro fiquei bem impressionada sobre o enredo,e que o homem têm tantos filhos e tantas personalidades diferentes,fiquei mega interessado nos filhos Sonny e Michael,sempre interessada na parte mais cafajeste da turma hahaha

    Nossa,estou superrr por fora mesmo rsrs' mas adorei a resenha,se tiver a oportunidade vou assistir pelo menos o filme,e se eu gostar eu parto para os livros. Bjs

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho muitaaaaa vontade de ler os livros e assistir aos filmes, desde pequena quero muito, parece ótimo.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi, Nanda!!
    Gosto muito de filmes sobre mafiosos mais nunca assisti esse filme!! Pois é!! Quem sabe não é hora de criar coragem e finamente assisti esse filme!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!