Resenha: Farmácia Literária - Ella Berthoud, Susan Elderkin

em 20 de fevereiro de 2017
Farmácia Literária

Autor(a): Ella Berthoud, Susan Elderkin

Tradutor(a): Cecília Camargo Bartalotti
Gênero: Autoajuda e Reflexão
Editora: Verus
1ª Edição
Ano: 2016


Lido no momento certo, um livro pode mudar sua vida. “Farmácia literária” é um tributo a esse poder. Mais de 400 livros para curar males diversos, de depressão e dor de cabeça a coração partido Para criar esta obra, as autoras viajaram por dois mil anos de literatura, selecionando livros que promovem felicidade, inspiração e sanidade, escritos por mentes brilhantes que nos mostram o que é ser humano e nos permitem identificação ou até mesmo catarse. Estruturado como uma obra de referência, em “Farmácia literária” os leitores podem simplesmente procurar por sua “doença”, seja ela agorafobia, tédio ou crise da meia-idade, e encontrarão um romance como antídoto. A biblioterapia não discrimina entre as dores do corpo e as da mente (ou do coração). Está convencido de que tem sido covarde? Leia O sol é para todos e receba uma injeção de coragem. Vem experimentando um súbito medo da morte? Mergulhe em Cem anos de solidão para ter uma nova perspectiva da vida como um ciclo maior. Ansioso porque vai dar um jantar na sua casa? Suíte em quatro movimentos, de Ali Smith, vai convencê-lo de que a sua noite nunca poderá dar tão errado. Brilhante e encantador, Farmácia literária pertence tanto à estante de livros quanto ao armário de remédios. Esta obra vai fazer com que até mesmo o leitor mais aficionado descubra um livro do qual nunca ouviu falar e enxergue com outros olhos aqueles mais familiares. E, mais importante, vai reafirmar o poder da literatura de distrair e fazer viajar, repercutir e curar, além de mudar a maneira como vemos o mundo e nosso lugar nele.




Resenha


Mais de 400 livros para curar males diversos, de depressão e dor de cabeça a coração partido.

Este livro é um guia escrito pelas biblioterapeutas Ella e Susan, com intuito de curar as mais diversas doenças através de boas leituras.

Achei super legal este livro, não imaginava que através da leitura certa pudesse melhorar minha saúde, para nós, amantes dos livros, foi um tiro certeiro escreverem algo assim.

O serviço de biblioterapia realizado pelas autoras desde 2008 em Londres consiste na prescrição de livros, virtual ou em consultas físicas, para pacientes de todo o mundo, com o objetivo de curar ou ao menos amenizar os mais diversos males – de físicos a emocionais.

Em capítulos de A a Z, além de sugestões de livros para curar diversas doenças, tem conselhos e sugestões para mudar hábitos literários.

Li a obra num dia, que delícia saber que meu hábito desde a minha infância é terapêutico e pode curar, eu sempre li muito com intuito de ocupar minha mente, sempre tão agitada, pra fugir da realidade e hoje em dia, para relaxar e aprender cada vez mais.


O termo segundo a Wikipédia:


A biblioterapia pode ser conceituada como a prescrição de materiais de leitura com função terapêutica. A prática biblioterapêutica pode ser utilizada como um importante instrumento no restabelecimento psíquico de indivíduos com transtornos emocionais.

As autoras mantém um site incrível sobre inteligência emocional com filial no Brasil, The School of Life.

Indico o livro a todos os leitores, é obra obrigatória nas nossas estantes, tanto para consulta quanto para indicações, tem livros bem interessantes que desconhecemos ali. Achei bacana também para presentear, sem dúvida agradará a todos.


Leiam um capítulo: Farmácia Literária


Espero que tenham gostado, até a próxima.


18 comentários

  1. Oi.
    Adorei o livro sem nem ler, não sabia que lendo o livro certo poderia mudar minha saúde, essa com certeza é uma informação bem valida, vou da uma pesquisa preciso urgente ler esse livro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Hey,

    Nossa fiquei apaixonada pela capa, pela temática na verdade por tudo, sempre busco várias indicações de livros as vezes de um tema especifico e fico perdidinha esse livro é perfeito pra mim <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda, tudo bem? Sou bem hipocondríaca e amo livros, então acho que vou amar as indicações e consultar a obra várias vezes heheheehhehe

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de gênero autoajuda/reflexão. Custo a acreditar que alguém tenha a fórmula mágica para a felicidade ou sucesso na vida profissional, por exemplo.

    ResponderExcluir
  5. Louca pra conhecer esse livro!
    Gosto mto de ler reflexões e principalmente auto ajuda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Gente, achei muito legal esse livro!
    Deve dar tantas dicas de leitura boas para determinados momentos. Gostei da ideia e quem adora ler tem aí um guia bem interessante pra conferir ^^

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda!
    Achei incrível esse livro, eu também não fazia que meu passatempo favorito poderia estar a minha saúde e bem estar, e quando lido o livro certo, na hora certa, poderia ajudar a apaziguar as dores do corpo e da alma!
    Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  8. Realmente um livro bem interessante, não conhecia este método, fiquei bem curiosa sobre as obras que elas indicam para determinada doença. Ótima resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  9. Olá, adorei a proposta do livro, que será sem sombras de dúvidas de muitas utilidades para todos que adquiri-lo. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Nanda!
    Que maravilha seria se pudéssemos ser curados através de livros e até acredito que em determinados momentos de nossas vidas, os livros nos auxiliam e muito em um sentido melhor para a vida.
    Gostaria de conferir a leitura.
    “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, mas já achei a ideia dele fantástica. Eu gosto muito de ler, mas não sabia que os livros podem ajudar a saúde. Nunca tinha ouvido falar de biblioterapia, e já fiquei curiosa pra ler o livro e saber mais sobre o assunto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto muito de listas e tudo que possa ser parecido!
    Amei a resenha e estou muito curiosa para ler todas as doenças que nossos amados livros curam *_*

    ResponderExcluir
  13. Adoro esse livro, porque ele pode ajudar tantas pessoas.
    O objetivo dele foi lindo, esse guia vai ajudar todas pessoas que precisa
    Amei sabe a existência dessa obra, pois não conhecia nenhum com esse objetivo

    ResponderExcluir
  14. Oi Nanda...
    Que capa linda e que temática incrível... Um livro pra todo leitor ter na estante... Acredito que livros podem nos ajudar em diversas situações da nossa vida... E muitas vezes realmente nos curam...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  15. Ele e a livraria mágica de Paris tem muito em comum pelo que vi na resenha. Parece ser legal.
    Vou dar uma olhada no primeiro capítulo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Nanda,que fantástico isso,um livro onde reúne sugestões de livros para nos ajudar no dia a dia,psicologicamente principalmente,não sabia que existia livros nesse estilo,fiquei bem surpresa e curiosa sobre quais livros fazem parte dessa sugestão,principalmente qual é bom para stress e falta de paciência kkkk

    É engraçado que eu leio desde adolescente,mas sempre imaginei que fosse por entretenimento,mass quando agora,eu paro para pensar,a leitura foi sempre uma válvula de escape,pois quando eu estou mergulhada na leitura nem lembro dos problemas da vida,e ela é um dos motivos de eu ficar feliz,conhecer personagens e tramas que me agradam...ahh,leitura é o máximo,só não sabe o que está perdendo quem não lê ;)

    Bjuss

    ResponderExcluir
  17. Que amor esse livro!
    E saber que você gostou, me deixa com mais vontade de ler logo.
    To precisando ler para relaxar mais a cada dia mesmo, rs
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Achei o livro bem diferente de tudo que já li!! Acho que esse livro deve ser consultado sempre que precisarmos de algum conselho ou sugestão para alguma coisa!! Sem dúvida a edição desse livro ficou perfeita!! Amei a indicação desse livro tão fantástico!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!