Resenha Amor de Puta

em 31 de janeiro de 2017

Amor de Puta
Ricardo Daumas

ISBN-13: 9788567087030
ISBN-10: 8567087031
Ano: 2016 / Páginas: 280
Idioma: português
Editora: Sensus

'Amor de Puta' é uma história de amor. É uma metáfora de nossa vida, sempre motivada por interesses, em que estamos incessantemente procurando por amor, reconhecimento, razão de viver... é a história João, executivo carioca forçado, como muitos outros, a se mudar para São Paulo. Isso o faz perceber que jamais fora senhor de suas ações e, a partir daí, começa uma catarse pessoal tendo como elemento de provocação uma garota de programa, que põe seus valores de ponta cabeça. Apesar de toda a ousadia, é uma trama de questionamentos, com paixão e sensibilidade na busca de caminhos. João vive essa catarse, na tentativa de resgatar sua “criança interior”, há tanto oprimida pelos valores e dogmas da sociedade. Ele vive essa metáfora da maior relação de interesse da história da humanidade, onde se vende aquilo que se não deveria se entregar por negócio e que acaba se convertendo no amor mais puro, surpreendente e inesperado ao se deparar com a dedicação espontânea de alguém que lhe dá por carinho aquilo que aos outros vende... Viver essa história é um convite que exige coragem, todos os dias. Encontrar-se consigo, ou continuar jogando o jogo, os vários jogos da vida, no trabalho, na família, no relacionamento, onde quer que seja, até que a vida te ponha na frente de uma janela fria numa tarde de chuva em São Paulo, e não se tenha mais para onde voltar. João viveu isso. E você, vai tentar?


Resenha


Não foi a sinopse que me chamou atenção e nem a capa propriamente dita, o que mais me chamou atenção neste livro foi o título inusitado, Amor de Puta, é o tipo de título que chama atenção, que provoca curiosidade e foi assim que embarquei na história de João Maurício.


"Não há ninguém no comando desse corpo, apenas uma memória do que fui e que me orienta resgatando as respostas num repertório que já não reconheço como legítimo, é apenas mecânico, lógico, consequente. Nada combina comigo, não há o que combinar com um eu que se descaracterizou, não deseja nem rejeita, perdeu a capacidade de aderir ao que quer que seja e vive das migalhas de um espírito selado, trancado em segurança até recuperar a capacidade de interagir com naturalidade no mundo que o rodeia."


João não está em um bom momento de sua vida, na verdade  está desgostoso com sua nova perspectiva, ter que se mudar do Rio de Janeiro para São Paulo não caiu bem, para piorar tudo ele não se sente feliz em seu trabalho e na sua vida pessoal.


"Quinta-feira, quase uma semana inteira de trabalho na minha nova vida, que vai se desenrolando a passos curtos. Já abasteci a geladeira com as coisas básicas: leite, água, iogurte, cocada e cerveja de trigo. Já sei como ter as roupas lavadas e aprendi o significado real do estrangeirismo "flat";  um cubículo desagradável mas com vizinhas bonitas e alguns serviços vitais como lavanderia e faxina. Nada mal para quem começou a semana pensando em cortar os pulsos."



A narrativa de Ricardo Daumas é densa e descritiva, senti falta de uma diagramação mais elaborada, com marcação de capítulos, mais diálogos e mais ação, porém Amor de Puta fala de crescimento pessoal, de estar sem esperança e vê-la brotar delicadamente e inesperadamente.

Os diálogos de Celeste e João são bem interessantes e não tem aquela enrolação, por exemplo, Celeste não exitou em falar para João que é puta quando ele perguntou o que ela fazia da vida.

Em suma não foi um livro que superou minha expectativa, o final não foi bem o que eu esperava, não foi um livro que amei de paixão, ainda não sei bem o que pensar, não me agradou bem o desfecho, a narrativa é descritiva demais, mas também não é ruim de tudo, me fez pensar e refletir.


Beijos




25 comentários

  1. Oi, Mila!
    Mulher, eu queria ler esse livor justamente por causa do título. Mas depois que vi sua nota no skoob, brochei legal..
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  2. Para falar a verdade o título foi algo que me chamou muito a atenção, por ser algo bem direto, porém esperava que fosse aquele romance cheio de diálogos, que a mulher faria com a vida do cara se tornasse melhor, porém vejo que vai além disso. Não gostei do fato de ter muita descrição isso deixa a leitura densa, porém a vantagem e que a história e direta tendo alguns momentos acredito eu de uma leitura mais fluida. Talvez mais para frente darei uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
  3. Oi,Mila!

    Quando vi o título do livro realmente fiquei super curiosa, más a medida que fui lendo sua resenha percebi que não seria um livro que eu leria.
    Quem sabe mais para frente...
    Beijinhos, Ana

    💞Mundo dos Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Oii Mila, realmente é um livro que se chama bastante atenção pelo titulo mas fiquei bem decepcionada por você não ter gostado mas mesmo assim quem sabe não dou uma chance por curiosidade.

    ResponderExcluir
  5. O que me chamou mais atenção também foi o título que é bem forte. Não foi uma história que eu fiquei com vontade de conhecer. Pensei que se tratava de outra coisa. Mas para quem curte um livro bem direto e com um pouco de reflexão deve ser uma boa dica.

    ResponderExcluir
  6. Achei o título engraçado, sei lá... Não imaginava este enredo. Legal não haver enrolação nos diálogos dos personagens. Pena o desfecho não ter sido bom e a narrativa ser descritiva demais. Gostei da sua resenha, mas no momento não me interessei pela obra.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  7. Mila,por incrível que pareça o que mais me chamou a atenção foi a sinopse mesmo,por que pelo título eu julgaria o livro com um enredo totalmente diferente..Enfim,uma pena o livro não ter atingido suas expectativas,ainda mais pelo final que não foi o que você esperava,o que é frustante né?!
    Mas eu gostei quando você menciona que a mocinha é bem direta,odiaria se ela fosse cheia de falso moralismo e tals,então pelo menos por esse lado têm um grande mérito!

    No mais,achei essa capa bemmmm simples sabe,e nada chamativa...talvez seja essa mesma a intenção,para dar um maior ênfase no título!

    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Conheci esse livro aqui no blog e com certeza esse titulo logo nos chama atenção, essa parece ser uma historia bem direta, sem enrolar o leitor, mas para mim livros muito descritivos não funciona e acaba tirando minha atenção da historia !!

    ResponderExcluir
  9. Oi Mila...
    Realmente um livro com um título inusitado... Não é uma história que chamou minha atenção, ainda mais por saber que é um livro com muitas descrições...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  10. Esse acho que leria mais pelo título mesmo. Olha só esse nome!
    Mas a história parece interessante. Talvez não tanto a ponto de favoritar, mas acho que iria gostar. Parece um bom livro pra ler sem muitas pretensões, sem esperar demais...

    ResponderExcluir
  11. Olá, o livro atrai muito pelo título mas pela resenha achei a trama um pouco rasa, os personagens deviam ser mais bem explorados. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Pela sinopse parece muito bem elaborado mas que pena que o final não foi como o esperado, nas suas perspectivas, tinha tudo para ser incrível o livro. O título realmente chama bastante atenção, mas a reflexão que o livro traz é o que me impressionou.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Mila!!
    Não conhecia o livro, o realmente o título é bem chamativo. Mas não gostei da premissa. Então, no momento eu passo a indicação!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  14. Oi Mila, desde que venho vendo resenhas desse livro percebi que ele é uma leitura rápida, mas que não mexe muito com o leitor. Realmente, o título chama muito a atenção, é diferente e provocador. Mas não tenho muita vontade de ler não, sabe? Abraços

    ResponderExcluir
  15. Com certeza o título por si só já é bem curioso. Eu não fiquei criando uma expectativa muito grande com esse livro porque não curto leituras muito densas. O personagem também não me fez querer conhecer mais sobre a sua trajetória.

    ResponderExcluir
  16. Esse título é maravilhoso, né?! hahahahahahaha
    As metáforas usadas na história são as metáforas das nossas vidas. Nem sempre estamos contentes com a nossa vida pessoal ou profissional, estamos sempre em busca de mais às vezes está tudo uma porcaria mesmo. Enfim, mesmo não sendo uma grande história, me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  17. Realmente, o título é o que mais chama atenção nesse livro. A história parece ser até boa, mas eu acho que essa falta de diálogos e de ação vai me incomodar um pouco. E é uma pena que o final não é tão bom assim :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Que título em? Também foi o que me chamou atenção a primeira vez que vi, mas não gostei da sinopse, e pela sua resenha percebi que realmente não é para mim.

    ResponderExcluir
  19. Mila!
    Se de alguma forma o livro nos faz refletir, e, pelo visto as reflexões são bem pertinentes com a realidade que vivemos de alguma forma, acredito que valeria a pena a leitura, apesar de todas suas ressalvas.
    Desejo uma ótima semana!
    “Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele.” (Jean-Jacques Rousseau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Mila, tudo bem? A capa e o título chamam bem atenção e a sinopse também, mas acho que não estou bem no momento pra ler. De todas as formas sempre aprecio uma resenha sincera, parabéns!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  21. Não tinha ouvido falar deste livro, mas o título me prendeu e precisei ler a sua resenha!
    Não sei se seria uma história que eu iria gostar, mas estou bem curiosa! Sei lá, não só pelo título, mas este livro chamou a minha atenção! Quero ler! Preciso comprar!

    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  22. Justamente o título me chamou a atenção e esperava algo diferente... não sei exatamente o que esperava, mas não foi o que encontrei na resenha. Pena que não entendeu as expectativas

    ResponderExcluir
  23. Oi Mila, oi Meninas...

    Puxa, quantos comentários, obrigado....já fiquei feliz. Triste ficaria se o final agradasse a todo mundo, coisas de verdade são assim mesmo, agradam a uns e não a outros e sim, o livro é pra mexer com as pessoas. Alguns vão se identificar e ficar muitos felizes, outros não...se me permite, ofereço minha fanpage para que vistem....@amordeputa, e estou a disposição para bater um papo quando quiserem. Bj, e parabéns pelo sucesso do Blog !

    ResponderExcluir
  24. Que pena que o final não foi do seu agrado. O título do livro me assustou um pouco rs, já conhecia o livro de um e-mail que recebi da Lillian Comunica, mas não havia me fisgado a atenção.
    Beijos
    http://blog-apaixonadaporpalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Bom pela sinopse e resenha, o livro não parece ser muito bom, parecido com uma história comum que acontece no cotidiano, porém sem graça. E eu nunca tinha ouvido falar nessa editora também. Passo a leitura!

    Beijos

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!