Resenha: Um ano na vida de um gênio - Stacey Matson

em 19 de dezembro de 2016




Um ano na vida de um gênio
Autor: Stacey Matson
Tradução: Sandra Martha Dolinsky
Págs: 264
Gênero: Infantojuvenil


Eu, Arthur A. Bean, vou ser famoso. Não vai ser fácil, eu sei. A sétima série já está ficando em meu caminho. Meu verdadeiro amor, Kennedy, mal me nota, e a sra. Whitehead não entende meu gênio criativo. Além disso, Robbie Zack (aquele perdedor) pensa que eu roubo suas ideias, coisa que eu não faço. Não é trapaça se acontecer de você ler coisas de outra pessoa e, em seguida, ter uma explosão de inspiração. Tenho certeza de que é o que todos os escritores famosos fazem. E eu vou ser famoso. Eu só preciso ganhar o concurso de contos deste ano…
Bem-vindo a um ano na vida de Arthur A. Bean. Ele é irreverente, ultrajante… E se as ameaças de Robbie se cumprirem, ele está prestes a ter a cabeça enfiada no vaso sanitário!

Resenha


Pensem num livro divertido e super inteligente, no estilo de O diário de um banana, porém sem muitos quadrinhos e mais textos na forma de cartas, Um ano na vida de um gênio traz mais uma alternativa para as crianças, como nosso protagonista está no ensino fundamental, elas se identificarão muito.




Arthur está começando na 7ª série do ensino fundamental e através de e-mails, cartas, bilhetes trocados entre professores e colegas de turma, vamos conhecendo sua história, como todo pré-adolescente sofre bullying dos mais velhos da escola e mostra a dificuldade da entrada na puberdade, as paqueras, sonhos, ilusões.

Também discorre sobre depressão infantil e baixa auto-estima, gostei bastante de como a autora aborda temas delicados na visão de uma criança.

Um ano na vida de um gênio é um livro super legal, que agradará a crianças e adolescentes, com certeza é uma dica ótima para presente neste Natal.

Darei como presente ao meu sobrinho, tenho certeza que irá se identificar pois está no ensino fundamental, achei que valoriza bastante o trabalho dos professores em sala de aula, incentivando aos alunos o respeito pela profissão e também ao trabalho em equipe, que acompanharão os jovens até a faculdade.


Boa leitura!

14 comentários

  1. Sei que é um livro um tanto quanto juvenil, mas confesso que mesmo assim me interessei. Principalmente por parecer ter um escrita inteligente e cativante, e por aborda assuntos, como baixa auto estima entre outros. Pretendo também empresta minha irmã, após adquirir o livro, pois ela está entrando na adolescência e ela pode se identificar em vários aspectos.

    ResponderExcluir
  2. Owwwn que enredo mais divertido e fofo. Adorei sua resenha amiga!
    Mil beijos! http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Nanda!
    Livros infantis são sempre uma delícia de serem lidos, ainda mais quando são divertidos e com gravuras.
    Seu sobrinho vai adorar!
    “Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria; É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para paz, para entendimento, e para benevolência dos homens.” (Desconhecido)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda, quero comprar para mim esse livro; tenho alguns priminhos que estão nessa fase, e sabendo como é muito bom quando lemos algo com o que nos identificamos, vou aderir sua ideia e presenteá-los com esse livro nesse natal. Adorei a dica.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanda tudo bem? O estilo do livro parece ser ótimo e adorei a narrativa ser por cartas, emails e bilhetes, gosto quando os autores saem um pouco do convencional! Adorei a dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia este livro, mas lendo um pouco mais sobre ele, fiquei super curiosa, realmente parece ser um livro super divertido e bem inteligente, sem dúvidas pretendo ler.

    ResponderExcluir
  7. Eu também achei esse livro genial, quando o li é um dos meus infantojuvenis favoritos, super inteligente, hilário, sarcástico. Adorei.

    xoxo
    MilaF.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu não sei se é uma leitura pra mim, não curto muito histórias contadas por crianças, mas não nego que deve ser um presente incrível agora pro natal, seja pra uma criança que adore ler ou para uma que queira iniciar nesse mundo. Parece mesmo bem divertido !

    ResponderExcluir
  9. É uma ótima dica pra dar de presente mesmo. Acho que minha irmã iria gostar, já que vai começar na mesma série que a história. Aí seria legal pra ela =)

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Realmente, é uma ótima dica para dar de presente para alguém, espero que seu sobrinho goste e que desfrute dessa obra. Parece ser super legal e divertido.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá, estou encantado com esse livro, apesar de parecer ser infantil tenho certeza que tiramos muitos conhecimentos benéficos não só às crianças mas aos adultos também. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Li a sinopse e de cera já lembrei de "O Diário de um Banana". Pode ser um livro voltado para o público infantil, mas creio que sirva para qualquer faixa etária por conter assuntos tão atuais, como bullying. A grande maioria ainda não entendeu como esse assunto é sério.

    ResponderExcluir
  13. Livros infantis sempre foram meus amorzinhos, desde, O pequeno príncipe e esse com certeza chamou a minha atenção <3

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas estou bem curiosa sobre ele, parece ser uma ótima historia, leve e divertida, mas que deixa uma mensagem para o leitor, adorei esse formato de carta e fiquei curiosa para ler !!

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!