Resenha: A Rainha do Sul - Arturo Pérez-Reverte

em 28 de outubro de 2016

A Rainha do Sul

Autor(a): Arturo Pérez-Reverte
Tradução: Antônio Fernando Borges
Páginas: 518
Editora: Record



Livro que inspirou a nova série do canal Space, com a brasileira Alice Braga no papel de uma das maiores traficantes de drogas da Espanha.

Teresa Mendonza nasceu em Culiacán, no México. Pobre e com pouco estudo, foi estuprada e quase morta depois de o namorado, piloto de avião que trabalhava para o cartel local, ser assassinado pelo chefe do tráfico. A jovem então se vê forçada a fugir para a Espanha, onde seu instinto criminoso vem à tona. Lá, ela não tem escolha a não ser aceitar uma realidade impiedosa, na qual não há bem ou mal, e sim o reflexo de um universo cruel, onde matar, morrer, enganar e corromper faz parte do cotidiano. Agora, a Mexicana, como é chamada no submundo do crime e pela imprensa, é a traficante mais poderosa da Espanha, dona de um império camuflado de transporte de drogas na Costa do Sou. Uma história de corrupção, amor e intriga que nos revela o melhor e o pior que existe no ser humano. Pérez-Reverte cria um retrato perfeito do submundo do tráfico na Espanha mesclando fatos e ficção, sexo, drogas e violência, numa narrativa avassaladora. A saga épica de Teresa Mendonza atravessa décadas e continentes numa história repleta de sensualidade, crueldade, amor, traição, vida e morte.



Resenha


O poder é a droga mais viciante.



Eu assisti a alguns episódios da série A Rainha do Sul e gostei bastante, achei bem dinâmica e ágil, o livro, claro, é muito mais denso e com detalhes que na série eles até tentam, mas não conseguem colocar.

Esta é a história real da vida de Teresa Mendonza, que ficou conhecida como " A Mexicana", era uma jovem de origem humilde, namorada de um traficante chamado Ruço Dávila, e quando ele é assassinado devido a enganar o dono da empresa a qual era funcionário, ela se vê num beco sem saída e corre contra o tempo para salvar sua vida.


“O telefone tocou e ela compreendeu que iam matá-la. Compreendeu com tanta certeza que ficou imóvel, com a navalha parada no ar, cabelo colado no rosto em meio ao vapor da água quente que pingava nos azulejos.”


O autor conhece bem o submundo do tráfico, prostituição e todo meio ilícito por trás do crime organizado, como envolvimento de políticos e pessoas muito poderosas.

Claro que é uma história forte, crua, violenta em muitas passagens, mas é necessária nos dias de hoje, onde cada vez mais jovens se sentem atraídos a este mundo sem regras, e de muita ostentação, o dinheiro parece fácil, mas não é. Quem se submete e se envolve com o crime, dificilmente consegue sair, costumo dizer aos meus alunos, que é um caminho sem volta, as pessoas entram e saem mortas ou acabam presas. A ilusão cega muitas pessoas, que acreditam talvez na “vida eterna” e que nunca pagarão pelos erros da juventude, uns como a jovem Tereza, desta história, entram numa “roubada” por ter se envolvido com a pessoa errada, se apaixonou e quando viu, estava tão envolvida que o jeito era continuar da melhor maneira possível, e sua vida com muita aventura e perigo, é o preço cobrado de um destino nada glamouroso.

Teresa, como muitas, foge de seu país, e começa a nova vida na Espanha como garçonete num bar de prostituição, como era habilidosa com matemática, não demora muito e se torna gerente no local.

No decorrer de sua jornada, conhece e se envolve emocionalmente com um homem muito parecido com seu ex-namorado falecido, Santiago, e daí por diante, sua vida praticamente é focada no narcotráfico.

Apesar de não ser “mocinha” na história, torcemos pela sua vida, afinal, é uma moça que tem atitude, força e que serviria até como exemplo se não fosse bandida. Uma pena que cada vez mais vemos mulheres como ela, quer ao invés de usar sua inteligência para o bem, entra neste caminho obscuro, quase sem volta...


Achei a nova edição muito mais bonita que a lançada em 2015, por sinal.



Leia aqui um Trecho Inicial do Livro

Saiba mais no Blog da Editora Record



Trailer da série eletrizante, que estreou dia 7 de julho no canal Space:




Até a próxima,

15 comentários

  1. Oie Mila,
    não conhecia o livro, mas parece ser bem interessante.
    Curti a premissa.

    bjos
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nanda!
    Adoro o trabalho da Alice Braga e não conhecia essa série, que imagino que em meio ao sucesso de Narcos, deva estar fazendo bastante sucesso também, já que ambas seguem a mesma linha. Gostei da história dela, e pelo quote o livro é bem intenso mesmo. Mas acho que vou assistir uns episódios da série, e se gostar bastante parto pro livro!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nanda!
    Comecei Queen of South, mas ainda não terminei.
    Não sabia que era baseado em história real. Eu costumo dizer que Queen of South é Narcos versão feminina.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Halloween Literário

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda, eu já ouvi falar do livro e das séries, existem duas versões se não me engano uma com Kate Del Castillo e outra com Alice Braga e apesar de ainda não ter visto vou escolher uma das séries pra acompanhar a história dessa mulher que parece ser bem intensa. É triste mais vemos cada vez mais jovens se envolvendo no mundo do crime pela ilusão de dinheiro fácil e acabam perdendo suas vidas muito cedo, como você disse o fato da história ser forte, crua e violenta é necessária pra servir de alerta e acho que o livro deve ser bem interessante. :)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nanda.
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, e apesar da história ser um tanto pesada acredito que retrata a realidade de muitos.
    Com certeza o leria.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Nanda. Que livro incrível, hein ? Sabe que eu dificilmente leio algo assim, mas quando vejo uma resenha de um livro nesse estilo fico me perguntando porque não dou mais chances kk sério, achei a sinopse bem instigante e complexa. Que legal que virou uma série, com certeza, gostaria de assistir :)
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Não o livro, mas acompanhei a série. A história é cheia de ação e reviravoltas. Uma vez disseram que a história de Tereza era bonita... como uma história envolvendo assassinatos, abusos físicos e psicológicos e risco de morte? Realmente, a palavra é superação. Sabemos que nem todos os motivos ou caminhos que ela tomou foram os certos, mas ela conseguiu.

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Não sabia que tinha essa série, fiquei bem curiosa para conferir, gosto bastante de histórias, não curto muito violência, mas nesse tipo de histórias é normal, enfim irei ler com certeza.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  9. Nanda!
    Já tinha ouvido falar da série, embora não tenha conseguido acompanhá-la.
    O livro deve ter muito mais detalhes e deve ser eletrizante. É sempre bom acompanharmos uma história real.
    "O conhecimento chega, mas a sabedoria demora."(Alfred Tennyson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. O tema do livro não me interessou muito e por isso não acho que leria. Mas da série vi algumas coisas bem legais sobre ela e até assisti uma coisinha ou outra. A garota é forte, gostei disso. Só que não me prende mesmo, sei lá. Não chamou muita atenção =/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, Nanda, ainda não conhecia essa história, mas que louco.
    Como você disse, é realmente um caminho sem volta, e dá muita dó de ver tantos homens e mulheres tão inteligentes se envolvendo nessa vida =(
    Não sei se leria não, não gosto muito desses livros triste, rs
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Uau que livro...parece ser ação do início ao fim, infelizmente isso faz parte da realidade de muitos, já anotei para a minha leitura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Nanda
    Adorei a dica de serie e livro. É uma historia bem diferente das que estou acostumada a ler, e isso é ótimo. Poder acompanhar a vida da protagonista do livro sem que ela tenha atitudes e ações atribuídas a mocinhas é intrigante. Com certeza quero conferir a historia nas duas mídias.

    ResponderExcluir
  14. Oi Nanda ^^
    Ainda não parei para ver a série, teve um dia que fiquei tentando a ver mas neguei, não sabia do que se tratava a história, só estava olhando para o poster da série ao invés de procurar saber sobre o que se tratava. Depois da sua resenha, vou dar uma chance e procurar ver a série o quanto antes.
    É muito triste ver o quanto de mulher acaba entrando no mundo do crime por conta dos seus parceiros. Se não entra por bem é forçada a entrar para permanecer ao lado de quem ama.
    Sem sombras de dúvidas a Tereza podia estar usando suas habilidades com matemática para ter se tornando uma pessoa grande sem precisar recorrer ao narcotráfico, mas a vida é assim, se você entra nesse mundo obscuro tem que tentar se manter vivo ou perece. Quem dera Tereza tivesse procurado outros homens para amar...
    Parabéns pela resenha, ela me foi muito tocante e reflexiva, Nanda.
    Bjs

    https://peregrinodanoite.blogspot.com.br/2016/10/resenha-o-principe-das-sombras.html

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia esse livro mas agora quero ler, achei bacama tratar sobre esses vícios e ilusões dos adolescentes quanto a ostentação e dinheiro fácil. Acho que ira abordar bem o tema por isso quero ler.

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!