Resenha: Doadores de Sono - Karen Russell

em 3 de outubro de 2016


Doadores de Sono
Título Original: Sleep donation
Autor(a): Karen Russell
Tradutor: Cláudia Costa Guimarães
Gênero: Romance estrangeiro
Páginas: 168
Editora: Galera Record


Quando pesadelos são reais, dormir é um privilégio.
Uma epidemia assola os Estados Unidos. Milhares de pessoas perdem a capacidade de dormir. Conheça a Corpo do Sono, uma organização que persuade sonhadores saudáveis a fazer doações para os insones. Sob o comando dos enigmáticos irmãos Storch, o alcance da Corpo do Sono só cresce, e ela já está presente nas principais cidades americanas. Trish Edgewater, cuja irmã, Dori, foi uma das primeiras vítimas da insônia letal, há sete anos recruta doadores para a organização. Mas sua crença na empresa e nas próprias motivações começa a vacilar quando ela é confrontada com a Bebê A, a primeira doadora universal, e com o misterioso e maligno Doador Q.


Resenha



Neste lançamento do Grupo Editorial Record temos o livro da finalista do prêmio Pulitzer, a escritora Karen Russell, na categoria ficção por seu romance Swamplandia!

Doadores de Sono foi elogiado por Stephen King como “um livro digno de um Prêmio Hugo”, a novela conta a história de uma organização que busca pessoas saudáveis para doarem sono para aqueles afetados por uma epidemia de insônia que assola todo os Estados Unidos.

O Corpo do Sono organiza doações de sono de gente saudável para os doentes, parecidas com os bancos de sangue de hoje, descobrem que a Bebê A é uma doadora universal de sono, e com a autorização de seus pais, a exploram como uma mina. Ao mesmo tempo, temos a falta de sono, que nos remete muito a epidemia da AIDS, que começou com o Paciente Zero.

Leitura que nos traz de volta o imaginário de Admirável Mundo Novo, é sempre uma boa surpresa quando surgem lançamentos como este, um deleite aos apaixonados pela ficção científica.

O livro é curtinho e a escrita dinâmica, noto que a tendência para livros nesse segmento do terror, suspense, mistério e ficção é essa, serem mais curtos e ágeis, como os livros da Trilogia Comando Sul do Jeff Vandermeer, eu já postei resenhas de dois livros dele: Aniquilação e Autoridade, ambos ótimos, recomendo a quem curte essa temática.

18 comentários

  1. Eu achei a sinopse um pouco confusa, mas acredito que eu tenha conseguido entender o que a historia quer passar.
    Se o King falou tal coisa sobre o livro, imagino que seja mesmo maravilhoso. Eu adoraria ler, achei bem original 😃

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda, doadores de sono?! O livro parece ter uma história bem diferente e o fato dele ser curtinho acaba o favorecendo, pois deve atrair um bom numero de leitores curiosos. Ser elogiado por Stephen King também entra em favor da história e se tiver a oportunidade vou querer conferir ;)

    ResponderExcluir
  3. Oiii Nanda

    Achei a premissa super interessante, original, doadores de sono é algo novo e me deixa curiosa. Levarei anotado, gostei do que vc conta na resenha e acho que pode ser meu tipo de livro.
    Obrigada pela dica

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Não tinha ouvido falar do livro ainda, mas fiquei super curiosa para ler, pois é diferente essa coisa toda de doar sono, gente achei super criativo, e gostaria muito de ver o desenrolar dessa trama.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  5. Achei a premissa do livro interessantíssima. Acho que nunca havia visto uma história que envolvesse doadores de sono. Queria muito saber como isso acontece e como o sono é doado de uma pessoa pra outra, e por isso com certeza pretendo ler o livro. Já está na lista de desejados.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  6. Já vi uma outra resenha sobre esse livro e eu achei a premissa muito instigante e chamativa. Mesmo com o livro sendo curto e ágil, acho que eu acabaria enrolando um pouco pra terminar de forma que eu apreciasse um pouco mais a leitura. Estou muito curiosa pra conhecer e adorei saber a sua opinião.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Pela sinopse fica meio confuso, mas instiga o suficiente pra querer ler e descobrir do que se trata. E com uma indicação do Stephen King então? Nem é preciso falar mais nada, uma ideia nova e que pelo visto deu muito certo.

    ResponderExcluir
  8. Nanda!
    Nem me imagino com insônia, affffffeeeee! Amo dormir bem!
    Como adoro ficção e falou que o livro é curtinho, deve ser uma leitura fantástica.
    Quero saber o que há por trás da tal organização, porque não me pareceu coisa boa.
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma”. (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Gente, que premissa diferente! Adorei a ideia de se doar sono e estou tentando imaginar como isso acontece. Fiquei intrigada com a história e pretendo sim ler o livro, assim que tiver oportunidade.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura || Participe do top comentarista e concorra por um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Ainda não conhecia a obra e se rendeu elogios até do nosso rei Stephen King, merece mesmo ser lido.
    Gosto bastante de ficção científica e fiquei bem curiosa com esta.

    ResponderExcluir
  11. Imagino que o comentário do King tenha trazido um certo peso na minha vontade de ler o livro, mesmo sem ter lido nada do autor.
    Achei legal a sinopse e fico imaginando como seria doar sonhos, e como que a história conseguiu se desenvolver em pouquíssimas páginas.

    ResponderExcluir
  12. Achei poucas paginas para uma historia com um enredo tão intrigante e com muitas possibilidades de desdobramentos. Pela resenha a autora conseguiu colocar uma historia muito interessante em poucas paginas. Adorei o enredo, achei diferente e se tem a aprovação do mestre King com certeza vou colocar em mina lista de leituras.

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um livro diferente, lembrei da série Between. Como não é o gênero que gosto, pode ser que por ser curtinho eu dê uma chance para ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu poderia trabalhar pra essa organização, tenho sono pra dar e vender hahahahahaha
    Mas, sério, achei o enredo muito bom. O desastre que a falta de sono pode causar e isso contado em poucas páginas e sem perder o pique.

    ResponderExcluir
  15. Uau.
    Eu amei a Premissa desse livro, uma história um tanto que inusitada, mas como você falou é sempre bom quando a história trás algo inovador, a coisa do bebê universal é estranha kkkk mas adorei.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  16. Oie Milla,

    Estou procurando thrillers para ler, esse me deixou intrigada. Parece uma mistura de suspense com distopia! O ritmo de leitura deve ser frenético, já que é bem curto! Fiquei curiosa!! ^^

    Bjs,


    EntreLinhas Fantásticas ~ Tem um MEGA sorteio de Harry Potter no nosso Face!!

    ResponderExcluir
  17. A sinopse dele parece legal, mas pra ler só vendo resenha mesmo. Parece interessante de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  18. Não é bem meu gênero preferido, mas gostei, achei diferente e curioso!
    Anotado aqui.
    bjs

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!