Livros para o Dia das Crianças!

em 11 de outubro de 2016

Dia das Crianças com muitos livros!

Chegou a data mais colorida e doce do ano, o Dia das Crianças, na verdade também é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, pelos católicos como eu e minha família.

Todo ano faço listas com as datas comemorativas, indicando livros e pedindo sugestões, este ano é muito especial, finalmente tenho uma criança em casa para encher de livros, minha sobrinha Isabela tem seis meses e adora folhear e morder seus livrinhos...rsrs

Com muito prazer tenho a honra de indicar alguns parceiros do blog também, vamos as dicas:


Coleção Cirandinha 
Autor(a): João Leles
Editora: Garcia

Composta por três livros em edição bilíngue(portugês e espanhol), são livros voltados as crianças pequenas, até seis anos de idade. 
Podem adquirir direto no site da editora Garcia a R$ 20,00 cada ou diretamente com o autor na sua página numa rede social, autografado pelo próprio João Leles
O autor tem utros livros infantis pela Chiado Editora


Menina das Estrelas
Autor(a): Ziraldo
Editora: Melhoramentos

Este livro foi uma boa surpresa, ganhei de presente de uma querida amiga da internet uma vez e me apaixonei. Enquanto dei aula para alunos do Ensino Fundamental, nas aulas como professora eventual, li e trabalhei este livro em sala de aula e fez muito sucesso, por ser voltado a crianças e pré-adolescentes, encanta pela história de uma menina enquanto esta em desenvolvimento, o autor soube explicar a menina desde o nascimento até virar adulta em belas mensagens como se fosse poesia.
Recomendo a presentearem todas as meninas com este belo livro.


O Jardim Secreto
Autor(a): Frances Hodgson Burnett
Editora: Penguin

Clássico da literatura inglesa, O jardim secreto conta a história de duas crianças solitárias que decidem restaurar um jardim proibido, cujo mistério remete a um
acidente ocorrido anos atrás.
A amizade improvável entre os dois personagens funciona como uma metáfora para a descoberta do mundo e para o autoconhecimento.
Escrito em 1911, o livro já inspirou diversas montagens no teatro e três filmes - entre eles, o longa americano homônimo de 1993, dirigido pela polonesa Agnieszka Holland, vencedor do prêmio Bafta.
Esta edição traz introdução e notas da romancista e crítica literária Alison Lurie e um posfácio de Marise Soares Hansen, mestre em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo. Em seu texto, ela traça paralelos do romance com autores importantes de literatura de língua portuguesa, como Eça de Queiroz e Clarice Lispector.
Durante a maior parte de sua vida profissional, Frances Hodgson Burnett foi uma escritora de sucesso. Desde cedo sustentou a si mesma (e a várias outras pessoas) com seus escritos. Suas peças de teatro, contos para revistas e romances ajudaram a tirar a mãe e as irmãs da pobreza. Sua carreira também pagou pela pós-graduação em medicina do primeiro marido e garantiu ao segundo a oportunidade de estrelar uma peça em Londres.



Trilogia O Orfanato da Sra Peregrine para crianças peculiares
Autor(a): Ransom Riggs
Editora: Intrínseca

Tudo está à espera para ser descoberto em 'O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares', um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas.


Memórias de um pré-adolescente
Autor(a): Verônica Lopes de Jesus
Editora: All Print

Max é um menino de 10 anos que adora a vida que leva. Até que um dia ele recebe a notícia que vai mudar de cidade. Tudo que parecia perfeito vai ter que ser deixado para trás. Ele vai começar a vida em uma nova cidade, no interior. Novos amigos, nova escola, novas atividades, tudo terá que ser conquistado. Qual o ânimo de Max com tudo isso? Nenhum. Mas ele vai descobrir que nem sempre mudar é tão ruim.
Parceira nossa aqui no blog, segue a resenha Memórias de um pré-adolescente


A invenção de Hugo Cabret
Autor(a): Brian Selznick
Editora: SM

Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar - escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato - ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta história, que, narrada por texto e imagens, procura misturar elementos dos quadrinhos e do cinema.


Malala: A menina que queria ir para a escola
Autor(a): Adriana Carranca
Editora: Companhia das Letrinhas

No primeiro livro-reportagem destinado ao público infantil, a jornalista Adriana Carranca relata às crianças a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos catorze anos por defender a educação feminina. Na obra, a repórter traz suas percepções sobre o vale do Swat, a história da região e a definição dos termos mais importantes para entender a vida desta menina tão corajosa.


Onde vivem os monstros
Autor(a): Maurice Sendak
Editora: Cosac Naify

Na história escrita em 1963, o garoto Max, vestido com sua fantasia de lobo, faz tamanha malcriação que é mandado para o quarto sem jantar. Lá, ele se transporta para uma floresta, embarca em um miniveleiro, navega pelo oceano, por dias, semanas, meses, até chegar na ilha onde vivem os monstros. Max, então, fica livre para mandar e desmandar, longe de regras ou restrições. Mas, quando a saudade de casa e daqueles que realmente o amam começa a apertar o peito, Max fica em dúvida sobre suas escolhas. No livro de Sendak, os conflitos entre obediência e rebeldia são personificados em monstros enormes e cativantes. Trata-se de uma bela obra sobre a infância e a eterna luta entre a liberdade almejada pelas crianças e a autoridade dos pais. O autor reconstruiu, de forma imaginativa e sensível, os sentimentos e as emoções silenciados na infância.


O menino que desenhava monstros
Autor(a): Keith Donohue
Editora: Darkside

Jack Peter é um garoto de 10 anos com síndrome de Asperger que quase se afogou no mar três anos antes. Desde então, ele só sai de casa para ir ao médico. Jack está convencido de que há de monstros embaixo de sua cama e à espreita em cada canto. Certo dia, acaba agredindo a mãe sem querer, ao achar que ela era um dos monstros que habitavam seus sonhos. Ela, por sua vez, sente cada vez mais medo do filho e tenta buscar ajuda, mas o marido acha que é só uma fase e que isso tudo vai passar.

Não demora muito até que o pai de Jack também comece a ver coisas estranhas. Uma aparição que surge onde quer que ele olhe. Sua esposa passa a ouvir sons que vêm do oceano e parecem forçar a entrada de sua casa. Enquanto as pessoas ao redor de Jack são assombradas pelo que acham que estão vendo, os monstros que Jack desenha em seu caderno começam a se tornar reais e podem estar relacionados a grandes tragédias que ocorreram na região. Padres são chamados, histórias são contadas, janelas batem. E os monstros parecem se aproximar cada vez mais.

Procurei indicar livros para crianças, pré-adolescentes e grandinhos que adoram livros assim, e inclusive terror, que eu desconhecia, mas achei bem legal.

Gostaram das minhas dicas? Tem mais? Postem nos comentários!

Até a próxima,


14 comentários

  1. Sua lista ta bem legal! Quando vi ali O orfanato da Sra Peregrine, pensei: eu que preciso desse presente kkkkk
    Achei interessante também O menino que desenhava monstros.
    Não conheço uma criança que goste de ler, acredita? A maioria correria deles. O que é uma pena.
    Mas enfim, obrigada por trazer as idéias. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda, gostei muito da lista tem pra todos os gostos e idade e olha que nem sou criança e leria tranquilamente algumas das indicações.

    P.S: Sua sobrinha deve ser uma fofa <3

    ResponderExcluir
  3. Fer amei suas indicações, adoro ler livro infantil e presentear também :)

    Beijos
    Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fernanda! De início achei que as indicações eram só para crianças, mas depois quando vi "O Orfanato da Sra Peregrine para crianças peculiares" e "O menino que desenhava monstros" eu vi que não era bem assim hahaha.
    Imagino que o livro do Ziraldo deva ser muito bom mesmo, e tenho muita vontade de ler O Jardim Secreto também, parece ser ótimo independente da idade de quem o leia.

    ResponderExcluir
  5. Nanda!
    Muito boa suas indicações e para todas as faixas de crianças.
    Alguns já li, porque adoro livros infantis, sempre lúdicos e interessantes.
    É uma festa mesmo ter criança em casa, né?
    “Buscamos, no outro, não a sabedoria do conselho, mas o silêncio da escuta; não a solidez do músculo, mas o colo que acolhe.” (Rubem Alves)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Que bacana suas indicações. Quando eu era criança, lia repetidas vezes O menino quadradinho, do Ziraldo, então adorei ter ele na sua lista. Voltei ler livros infantis graças a meu filho e isso me fez lembrar o quanto essas histórias infantis tem tanto a nos ensinar. Sugestões anotadíssimas.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  7. Adorei as indicações, principalmente A invenção de Hugo Cabret e Malala: A menina que queria ir para a escola. Sempre indico os livros da coleção Vaga-lume, amo as historias e tenho muitos destes livros.

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita vontade de ler Malala e comprar a edição infantil para o Matheus, adorei as indicações Fer!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua lista, tanto que a grandinha aqui se identificou e quer "O menino que desenhava monstros".

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Amei sua listinha, quero muito ler O orfanato da Srt. Peregrine para crianças peculiares, me parece ser uma ótima leitura.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  11. Alguns dos títulos da lista eu conheço apenas de nome e capa, e morro de vontade de tê-los. Ganhei o menino que desenhava monstros em um sorteio e não vejo a hora do livro chegar aqui em casa, parece ser ótimo. A trilogia do orfanato da srta peregrine também tem uma premissa bem interessante e está sendo super bem falado.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nunca li O Jardim Secreto e dá uma vontade de ver como é essa história...
    Os de O Orfanato da Sra Peregrine são super desejados!
    Li esse A invenção de Hugo Cabret e que livro lindo. Adorei, é muito bom.
    O menino que desenhava monstros é outro que queria ver como é, parece legal.
    São boas dicas de leitura.

    ResponderExcluir
  13. Amooooo livros infantis e infantojuvenis, e amei as indicações, quero muito o Menina das estrelas, A trilogia Crianças peculiares, O Jardim Secreto e O Menino que desenhava monstros.
    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Adoro ler livros mais infantis, incrível como são divertidos e podem nos trazer um sorriso no rosto.
    Quero ler O menino que desenhava monstros, vai ser meu primeiro contato com o terror e estou ansiosa (- e com medo também-)
    A trilogia do Orfanato me chama a atenção, as edições são lindas e quero que a Intrínseca lance logo a edição do 1° em capa dura, para que eu leia.

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!