Resenha: Cura - Jo Marchand

em 29 de setembro de 2016
Cura

Autor(a): Jo Marchant
Tradutor(a): Guilherme Bernardo
Pág: 350
Editora: Best Seller


Cura leva o leitor a uma jornada transformadora e oferece uma nova e instigante visão do que significa ser humano.
O campo da medicina voltado tanto para a mente quanto para o corpo é constantemente acusado de enganar os pacientes e lhes dar falsas esperanças. No entanto, cientistas de diversas áreas têm encontrado evidências de que a influência da mente sobre o corpo é muito mais ampla do que se imagina. Em Cura, a premiada autora Jo Marchant viaja pelo mundo para conhecer os médicos, pacientes e pesquisadores de vanguarda desse novo campo da medicina. Veremos, entre outros exemplos, como a meditação pode nos proteger da depressão e da demência, como os vínculos sociais aumentam nossa expectativa de vida, como pacientes que se sentem amparados se recuperam mais rápido de cirurgias. Com base nas mais recentes pesquisas, Marchant explora o vasto potencial da mente para curar, expondo suas limitações e explicando como podemos utilizar esses resultados em nossa própria vida.




Resenha


Gosto muito de ler sobre novidades na área da saúde, já que sou formada em Enfermagem, é um assunto que muito me interessa. Quando vi no catálogo do Grupo Editorial Record o livro Cura, que trata de como a mente auxilia no processo da cura das doenças, não pensei duas vezes em solicitar para ler.

A autora fez um apanhado de entrevistas a médicos, pacientes e voluntários de testes com fármacos para compor a obra. Em vários testes comprovados cientificamente, a autora aborda sobre o poder que tem uma simples conotação de que determinado medicamento ou procedimento que seria eficaz em seu tratamento para que um paciente já demonstrasse melhora, atenuasse seus sintomas e apresentasse melhora.

"Bonni Anderson, de 75 anos, acordou à noite com sede, foi à cozinha, escorregou, fraturou a coluna. Praticamente paralisada, aceitou participar num ensaio clínico e fazer uma vertebroplastia, que consistia numa injeção de cimento médico no osso fraturado. Bonnie ficou curada. O que ela não sabia, era que a cirurgia tinha sido fictícia, não lhe tinham injetado coisa nenhuma. Mas a cura, essa, era absolutamente real. Casos como os de Bonnie sempre intrigaram Jo Marchant, jornalista premiadíssima, com um doutorado em Genética e Microbiologia Médica. Para ela, a medicina convencional estava a desafiar uma questão essencial: será que a mente pode mesmo curar o corpo?"



O livro compõe de doze capítulos, lemos sobre casos improváveis como o mal de Parkinson, Esclerose Múltipla e depressão, e é inegável o poder do pensamento nestes e em outros casos que no livro é retratado, a autora debate sobre várias áreas da medicina alternativa como a homeopatia por exemplo.

Também reflete sobre espiritualidade, em como o poder da fé pode auxiliar a cura das doenças, citando as aparições em Lourdes, na França.

Apesar de ser um livro voltado para a área da saúde, é muito bem escrito e de forma simples e clara, que leigos entendem perfeitamente, aliás, considero necessário aproximar a medicina das pessoas, seja na forma de artigos ou livros, tirar a imagem desta área ser apenas de mestres e doutores, sendo que todos temos o direito e até o dever de cuidar de nossa saúde da melhor forma possível.



Até a próxima,






13 comentários

  1. Oi Nanda, esse não é o tipo de livro que geralmente compro, mas é inegável que o seu conteúdo é muito interessante, o poder da mente sobre a cura das pessoas é um tema que desperta curiosidade e seu estudo é muito importante. Pelo quote com o caso de Bonni (que eu achei bem legal), demonstra que a linguagem utilizada é realmente simples e que pode ser lido por todo tipo de público ;)

    ResponderExcluir
  2. Gostei do tema do livro, é bem interessante. Nossa mente é mesmo muito muito importante, só pensar em melhorar já ajuda bastante. Talvez eu não viesse a ler o livro pois não é ficção, e eu nem sempre gosto de sair da zona de conforto, mas quem sabe.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  3. Que livro interessante! Gostei demais, além de a capa ser bem simples e bonita. Apesar de eu não ser da área de biológicas, eu não deixo de ser da área da saúde. Estou formando em psicologia e acredito que leituras do tipo sempre ajudam na formação.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Nanda

    Biologia nunca foi meu forte desde os tempos de escola e digamos que Medicina, apesar de ser uma carreira linda, nunca foi uma opçao pra mim, sempre tive mais facilidade com a area de humanas mesmo. Não é mesmo o meu tipo de leitura massss me alegro muito que vc tenha gostado

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  5. parece ser um livro super interessante
    achei mais legal o fato de vc ser da area e ter feito a resenha, pois é uma analise mais critica adorei o fato de uma pessoa de qq area poder ler
    indicar p meu irmão ;) (sabe como é estudante de medicina, acho q vai ser legal ele ler)

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que você era formada em Enfermagem, por isso imagino que tenha tido uma experiência melhor com o livro, que pela capa eu não compraria, mas depois da resenha tive curiosidade, por se tratar da saúde e métodos medicinais, alem de discussões desse meio.

    ResponderExcluir
  7. Nanda!
    Como sou formada em psicologia, os livros que envolvem o poder da mente sempre me atraem.
    Nossa! Como quero ler esse livro e acompanhar todo trabalho feito pela autora.
    Adoro meditar, me relaxa por demais e fortifica minha mente e meu corpo.
    “A sabedoria só nos chega quando não precisamos mais dela.” (Che Guevara)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Também gosto de livros relacionados a área da saúde, sou da Gestão :) Gostei do tema do livro e acredito na cura com o auxilio do poder da mente. O livro parece muito interessante, principalmente por relatar casos reais. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  9. Desde criança ouço que a mente é algo poderoso, que é necessário ser otimista. Olha, não é um assunto que me chame a atenção, acho que é mais pra quem é da área mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Não acho que leria porque não faz meu tipo mesmo. Não é um assunto que gostaria de ler. Tem até um lado interessante se você é da área mesmo, mas pra mim não tem muito apelo =/

    ResponderExcluir
  11. Também amoooo livros sobre medicina, cura etc.
    Assim aprendemos mais sobre quais tratamentos precisamos e tal.
    E falar sobre fé sempre é muito bom. Eu acredito em cura espiritual e amo ler sobre isso também kkk
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Olá! Esse é um tema que me agrada muito também. Muitos não acreditam no,poder da mente, mas eu sou uma adepta de que muitos dos nossos problemas começam na nossa imaginação.
    Acredito que esse livro seja incrível e que traga conhecimentos importantes para os leitores. Seria uma leitura minha, sem duvida.
    Beijos

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!