Resenha: Autoridade - Jeff Vandermeer

em 5 de agosto de 2016

Autoridade
Livro 2 - Trilogia Comando Sul
Autor: Jeff Vandermeer
Tradução: Bráulio Tavares
Ano: 2015
Editora: Intrínseca
Págs: 384


Por décadas, o único vínculo humano com a Área X um lugar cercado por uma fronteira invisível, misteriosamente sem vestígios de civilização? foram as expedições monitoradas pelo Comando Sul, uma agência secreta do governo. Após a tumultuada décima segunda expedição, narrada em Aniquilação, a agência acaba imersa em um completo caos. John Rodriguez, conhecido como Controle, é então nomeado diretor. Apesar dos funcionários desconfiados e desesperados da agência, da frustração dos interrogatórios e anotações que parecem não levar a lugar algum e das horas e horas de registros em vídeo a pesquisar, Controle começa a desvelar os segredos da Área X. Mas, a cada descoberta, ele precisará confrontar verdades perturbadoras sobre si mesmo e sobre a organização para a qual se comprometeu a trabalhar. Em Autoridade, segundo livro da trilogia Comando Sul, as perguntas mais inquietantes sobre a Área X são respondidas. Mas o que se descobre está longe de ser reconfortante... Jeff VanderMeer surpreende mais uma vez com uma obra impossível de parar de ler. Uma narrativa tensa, que mescla com maestria terror e ficção científica.



Resenha


Li Aniquilação, o primeiro livro da trilogia Comando Sul do autor Jeff Vandermeer no ano passado, e pelo final teve muitas resenhas negativas, mas eu particularmente gostei, pois acreditei que nos próximos volumes encontraríamos as respostas pendentes.

No primeiro volume, somos introduzidos na tal Área X, e neste segundo conheceremos o quartel general do Comando Sul, agência secreta do governo que fica na fronteira entre o nosso mundo como conhecemos e a Área X, que é um local estranho sem vestígios de qualquer civilização.




Após o tumulto da 12ª expedição, John Rodriguez é nomeado diretor da agência mas seus funcionários estão confusos e muito desconfiados, as anotações são desencontradas e os interrogatórios com os sobreviventes, não são suficientes, estes foram encontrados cada um num local diferente levando a mais dúvidas do que respostas ao que seria o local.


A bióloga que retornou tão diferente do que era, é a maior incógnita encontrada pelo Comando, que tem como dever descobrir que segredos ela guarda, entrando em sua mente de forma a encontrar em colegas e em sua diretora assistente certa resistência em seguir em frente.

Eu nunca gostei de livros de ficção científica confesso que esta série me surpreendeu, acho as capas muito bonitas e essa história é bem intrigante.


No site da Intrínseca conferimos uma entrevista com o autor Jeff Vandermeer e eles mantém um hotsite com a trilogia Comando Sul o que considero super legal aos fãs leitores, eu por exemplo sou uma que estou roendo as unhas de ansiedade para ler o último livro para acabar com minhas dúvidas, e espero não me decepcionar.

Até a próxima, 






15 comentários

  1. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar da trilogia e nem do autor e fiquei bastante curiosa com o enredo.
    Adoro livros de ficção científica e saber que o primeiro livro foi alvo de críticas negativas me deixa ainda mais curiosa pra conhecê-lo.
    Vou procurar saber mais do que se trata a história da trilogia e esperar o lançamento do último volume pra adquiri-los todos de uma vez.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  2. O enredo é interessante, mas eu não gosto de ler esse tipo de livro, não tenho emocional pra isso não. Hahahha Mas amei sua resenha amiga! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2016/08/top-8-novidades-da-semana.html

    ResponderExcluir
  3. não conhecia o autor nem a trilogia. Embora a resenha seja ótima, não me interessei pelo livros, como disse a Gabriela acima, "não tenho emocional pra isso"

    ResponderExcluir
  4. Também não conhecia a trilogia, mas posso te dizer que as capas de todos os livros são maravilhosas, e elas juntas ficaram uma foto espetacular. Apesar de resenha ter me despertado uma curiosidade em relação a todo esse mistério, e respostas que rondam a trama, até que a premissa do livro não me cativou muito, talvez não leria essa trilogia nesse momento, mas com certeza mais para frente pretendo aquirir.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Nanda !
    Olha, esse livro não tem muito a ver comigo, sabe? Dificilmente leio esse gênero, e ao decorrer da sua resenha percebi que ele é um pouco denso, o que não me chamou a atenção. Mas sua resenha esta ótima, claro !
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanda, eu não conhecia essa trilogia e tenho que dizer que achei história um pouco confusa, pelo menos pra mim. As capas são realmente bonitas, mas acho que essa trilogia não iria prender minha atenção e além do mas, eu leio muito poucos livros de ficção :/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanda!

    Eu gosto de ficção, mas não conheço a trilogia! Gostei do enredo e as capas são bonitas! Dica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanda, eu não li o post inteiro por não ter lido o primeiro volume da série ainda. Mas sei que está muito bem escrito como suas resenhas sempre estão.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  9. Já li várias resenhas do primeiro livro, mas essa é a primeira que leio do segundo. A premissa simplesmente não me agrada, eu certamente não leria esse livro. Mas gostei bastante da resenha.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  10. Eu não costumo ler livros deste gênero, creio que não leria esta série, mas as capas são lindas mesmo! Espero que você goste do último volume!

    ResponderExcluir

  11. Não conhecia esta trilogia. Não sou grande fã de ficção cientifica, mas gosto de uma historia bem desenvolvida que não deixa pontas soltas. Gostei da historia, mas por ser um gênero que não curto muito não leria uma trilogia. As capas são interessante. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  12. Realmente, as capas são lindas! Tbm não sou uma fã de ficção cientifica, tanto que nem lembro se já li algum. Não curti a sinopse, tanto que, num primeiro momento, não me interessou, mas a sua resenha foi bem legal e me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  13. Eu vi pouca coisa dele, mas também não é o tipo de livro que corro para ler. Tem que ser muito bom pra que eu tenha alguma curiosidade e esse não despertou muita. Não sei se gostaria. Ele tem algumas coisas bacanas, mas não sei mesmo se é uma boa ideia ler. Talvez surpreenda mesmo, tenha uma trama interessante. Só que não quero arriscar :S

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Ainda não conhecia a série. Gosto de ficção científica e gostei muito das capas também. Mas quero ler algumas resenhas da série, saber os pontos negativos do primeiro livro, para então decidir se vou ler mesmo ou não.

    ResponderExcluir
  15. Não sou muito de ficção cientifica também, porém, essa parece muito interessante, além de ter capas lindas.
    Anotado aqui!
    bjss

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!