Resenha: Os Dez Mandamentos - Diversos

em 19 de julho de 2016


Os Dez Mandamentos
Autor: Diversos
Editora: Vida Melhor
Gênero: Vida cristã
Pág. Livro 1: 320
Págs. Livro 2: 304



Os Dez Mandamentos é uma adaptação romanceada do roteiro da telenovela bíblica produzida pela Record, com 150 capítulos ao todo (o livro será dividido em 3 volumes). Baseado em Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, o livro narra a saga de Moisés desde o nascimento até sua morte, e seu papel como libertador do povo hebreu do cativeiro no Egito antigo.





Resenha



Nestes lançamentos da editora Vida Melhor, do grupo Thomaz Nelson Brasil, que nossa parceira Lilian Comunica nos enviou com o maior cuidado e carinho, temos a história romanceada de um dos maiores sucessos da televisão e do cinema brasileiro que é a novela do grupo Record, Os Dez Mandamentos.



Claro que é uma das histórias da bíblia cristã mais famosas e todos conhecemos, a adaptação para o cinema O príncipe do Egito fez parte da infância do meu filho, fomos no cinema assistir, e o filme de 1956 com o ator Charlton Heston fez parte da minha infância, pois minha mãe adorava esses clássicos e sempre assistíamos.

Neste ano adaptaram a novela brasileira para as telonas e foi sucesso estrondoso de público.

No ano passado lançaram outra adaptação para o cinema, Êxodo: Deuses e Reis, também super bem feito e que merece uma conferida.

Eu não tenho muito tempo para ver televisão, então dou preferência a documentários, não acompanho a novela, porém ouvi e li em todos os lugares possíveis sobre a repercussão positiva desta trama tão famosa e comentada.



No primeiro volume, a história inicia com o nascimento do profeta Moisés, da sua adoção pela esposa do faraó até seu crescimento junto a elite da época. Acompanhamos seu desenvolvimento onde descobre ser hebreu, e a partir de então temos muitas reviravoltas até sua fuga para assumir seu verdadeiro papel destinado por Deus.

Do pequeno bebê encontrado no rio, até tornar-se um poderoso soldado e líder prestigiado, este romance é repleto de muitas emoções, Moisés então olha o povo a quem eram seus escravos de uma forma diferente, a de sua verdadeira família e seus irmãos, e assim começa sua saga, a de libertar o povo hebreu e levá-los a Terra Prometida.



No livro, foi romanceado os primeiros 48 capítulos da novela, então é normal encontrar diferenças da novela, na verdade foram encurtados para poder virar um livro, mas não comprometendo a sua essência.



Em Os Dez Mandamentos volume 2, e com uma capa ainda mais bonita, acompanhamos o retorno do profeta ao Egito com a designada missão de convencer o faraó a libertar seu povo. Tendo a negativa por parte do faraó, temos as famosas pragas a tentativas de amedrontá-lo e finalmente desistir e libertar os hebreus.

Com muitos milagres e credibilidade, Moisés consagra-se como o maior líder da época e podemos acompanhar, sua vitória devido a sua persistência e coragem.

Em breve teremos o lançamento de Os Dez Mandamentos volume 3, finalizando assim a trilogia da saga do profeta Moisés.

Os Dez Mandamentos está no ar em sua segunda temporada, pelo canal de TV, Record.


Os livros estão bem escritos, com capas muito bonitas e condizentes à história da novela, a qualidade da publicação está muito boa e foi uma leitura muito gostosa e gratificante.

Mesmo com as críticas negativas, parabenizo a editora por nos ter presenteado com a publicação, não acho romances baseados em textos bíblicos em nenhum momento algo ruim, acredito que devemos levar a todos os públicos essas histórias tão lindas que talvez, muitos, que nem a bíblia se dão ao trabalho de ler, conheçam essas histórias através das suas novelas e filmes.

É uma história linda, que está descrita nos quatro livros que compõem a bíblia Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Apesar de ter sido adaptada para a televisão, para um canal protestante, eu mesmo sendo católica, gostei bastante e conheço muitos que também gostam e acompanharam, pois possui uma bela mensagem e é atemporal.

Acompanhe pelo site: Novela Os Dez Mandamentos

Trailer da adaptação cinematográfica:


Espero que tenham gostado, boas leituras!


13 comentários

  1. Oie Mila,
    não conhecia o livro. Eu comecei a assistir a série, mas peguei no sono e a novela nem cheguei perto. Não sei se leria o livro

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda, esses são livros que seguira o caminho inverso já que em geral eu vejo filmes baseados em livros e não livros baseados em filmes/novelas, o que não chega a ser ruim.
    A história na verdade é baseada em textos bíblicos, e como vc disse e eu concordo, acho bem legal a editora realizar esses lançamentos pois leva a conhecimento de um publico que não lê a bíblia e histórias tão importantes assim merecem ser conhecidas ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha e concordo que sempre é válido a transmissão da bíblia e de seus ensinamentos em formas como livros romanceados, séries e filmes.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto da novela e chego a querer ler o livro, mesmo que ache livros baseados em novelas/séries/filmes algo bem diferente que não costumo ler, normalmente é ao contrário, concordo com você sobre romances bíblicos, merecem ser lidos para que possam alcançar quem não conhece as histórias pela Bíblia, aparenta ser uma história repleta de ensinamentos que merece ser lida

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanda, eu tenho conhecimento da novela mesmo não tendo assistido. Sei que fez muito sucesso mas desconhecia a obra.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  6. Sei mais pelo lado católico da família, mas confesso que não sou nenhuma sábia com referencia à essas histórias. Fico boiando em muita coisa. E achei legal o sucesso que teve a tal novela, foi uma ideia interessante trazer a tona essas histórias e pelo que pude ver (pela internet, comentários e fotos, porque não vejo televisão e nem acompanho novela também) é muito bem feito. De roupas e tal ficou bem bonito. O filme não me chamou muita atenção e livros...é, é uma coisa mais nova pra ter uma ideia das histórias. Mas não acho que leria. Não sou muito fã desse tipo de livro, fico mais com adaptações e etc..
    Ele parece ser bom, então pra quem gostar tem aí uma boa dica de leitura.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Nanda.
    Acabei de ver esse livros no Avon hehe. Nem sabia sobre eles. Achei as capas bem bonitas mas não tenho interesse em ler. Lembro que o Brasil parou no dia em que ia abrir o mar, o povo não falava de outra coisa hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Que legal os livros, não sabia que adaptaram para uma série de livros, é uma proposta bem ousada pois pode haver alguma alteração na bíblia importante no enredo. Bom, mesmo eu sendo cristã, não cheguei e ver a novela pois sempre esquecia de assistir haha mas foi um sucesso total!

    ResponderExcluir
  9. Sou aquela que só assistiu a novela pq queria conferir a mega produção tão anunciada para a abertura do mar... realmente, foi bem legal. Mas, sei lá, estão repetitivos: primeiro foi a novela, uma mega audiência, um ou dois meses depois, não lembro, a mesma coisa foi pro cinema e agora tem a versão impressa.

    ResponderExcluir
  10. Acho super valido historias bíblicas em novelas, filmes e livros. O interessante seria ler tambem a historia original. Eu não curto filmes bibicos, por isso não acompanhei a novela tambem. As capas dos livros parecem bem condizente com as historias.

    ResponderExcluir
  11. Que lindo!
    Ficou muito legal, e adorei a iniciativa de lançar o livro, pois quem não compreendeu bem a história na Bíblia, poderá ter uma visão mais ampla lendo este livro.
    Entender também a cultura daquele povo e tal.
    Também quero.
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto das histórias bíblicas, acho todas muito boas. Mas não consigo gostar dessa novela da Record, por que pouco assisto novelas e não tenho muita vontade de ler o livro. Gostei das capas, são muito bonitas.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  13. Se fosse um livro só, provavelmente eu leria, mas como já está previsto o o lançamento do 3º acho q desanimei um pouco... a impressão que tenho (pré-conceito) é que será somente uma história enrolada para render tantos livros :\

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!