Leituras para o dia do Amigo: 20 de Julho

em 21 de julho de 2016

20 de Julho - Dia Internacional da Amizade

Queridos leitores, como vão?

O dia internacional da Amizade comemora-se dia 20 de julho, e claro, eu não poderia deixar de indicar as melhores leituras para nos acompanhar e comemorarmos juntos este dia com nosso melhor amigo que é o bom e velho livro!

Propus um desafio mensal, fora o que já temos anual, no grupo Desafio Literário Elite 2016, sobre livros que falem de amizade, já que estamos nesta data comemorativa.

Para ficar mais interativo, pedi aos amigos internautas desafiados para me ajudarem nestas indicações, adorei e nem todas tive o prazer de ler ainda.



Amigas para sempre
Editora: Arqueiro
 Por toda a eternidade
Editora: Novo Conceito
Autor(a): Kristin Hannah


Minha amiga Fernanda Borges, sempre tem ótimas indicações de leituras, na verdade temos quase os mesmos gostos, então vivemos trocando figurinhas nas redes sociais, e ela me indicou essa duologia que considera suas leituras favoritas sobre o tema: Amigas para sempre da editora parceira aqui do blog, a Arqueiro e Por toda a eternidade - Kristin Hannah da editora Novo Conceito.

Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó.

Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família.

Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena.

As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas.

Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.



Cartas entre Amigos - Sobre ganhar e perder
Editora: Globo Livros
Cartas entre amigos - Sobre medos contemporâneos
Editora: Ediouro
Autores: Padre Fábio de Melo e Gabriel Chalita


Estes livros: Cartas entre amigos - sobre medos contemporâneos e Cartas entre amigos - sobre ganhar e perder foram indicados pela minha mãe, católica fervorosa e fã do Padre Fábio de Melo, tem todos os seus livros e cds e vive indicando aos queridos amigos e familiares, então indico também a vocês leitores.

As indagações do mundo real e a da própria vida diária levaram os amigos Gabriel Chalita e padre Fábio de Melo a se corresponderem por um meio quase esquecido em tempos de e-mails: as cartas escritas à mão. Dessa troca, desse diálogo entre os amigos, surgem de maneira quase iluminadora, respostas para muitas questões que a sociedade ainda espera.

Das reflexões individuais de cada autor nascem as afinidades intelectuais de duas mentes motivadas e envolvidas com nosso tempo, e que trazem ao leitor referências - de textos escritos em outras épocas - que podem ser citadas em qualquer situação do mundo contemporâneo em que vivemos.



Cartas na Mesa
Editora: L&PM
Autor(a): Agatha Christie

Este livro foi indicado pela querida Ana Elisa do blog Canto da Domino, leitora voraz da dama do crime Agatha Christie, quando sugeri um Desafio sobre livros de amizade, não titubeou e falou que leria este e indica também. A editora L&PM possui a maior coleção de livros de bolso do Brasil, vale dar uma conferida, às vezes compensa, como eu sempre levo os meus na bolsa, devido ao peso acabo optando pelos menores.

"A melhor história de assassinato de sua carreira... Agatha Christie nunca foi tão engenhosa" Daily Mail 

Foi dada a largada para a competição do século. Quatro investigadores - o superintendente Battle da Scotland Yard, a escritora de romances policiais Ariadne Oliver, o coronel Race e o incomparável Hercule Poirot - são convidados pelo excêntrico sr. Shaitana para um jantar especial. Os quatro convidados - um médico, uma senhora viúva, um aventureiro e uma bela moça -, cidadãos aparentemente comuns, vão se tornar seus adversários num disputado jogo de bridge. Mas um crime interrompe bruscamente a noite, e o jogo tem uma reviravolta: passam a ser quatro investigadores contra quatro suspeitos. Um dos casos prediletos de Hercule Poirot, Cartas na mesa é também uma das mais intrincadas tramas de Agatha Christie.













Amigas Imperfeitas
Editora: Gutenberg
Autor(a): Leila Rego

Este livro é indicação de outra querida blogueira, a Ariane Eleutério do blog Ariane Eleutério, como ela adora livros nacionais, leves e divertidos, ficou em dúvida entre vários outros mas daí sugeriu este da estimada autora Leila Rego.

Juntas desde os tempos de colégio, Nina, Pâmela e Manuela, melhores amigas, agora têm de lidar com a atarefada vida do mercado de trabalho e a maturidade. Porém, tropeços amorosos, desencontros, emoção e muitas gargalhadas ainda fazem parte do cotidiano das três. Narrada de forma descontraída pela sonhadora Nina, a trama deste livro expõe o dia a dia de mulheres que, ao mesmo tempo que tomam atitudes independentes, também demonstram seu lado sensível. Utilizando um vocabulário jovem com naturalidade, a autora descreve situações divertidas sobre o cotidiano feminino das jovens adultas, embalando leitores e personagens nas mais diversas canções da banda Legião Urbana, que compõe a trilha sonora das personagens desse romance.


A Playlist de Hayden
Editora: Novo Conceito
Autor(a): Michelle Falkoff

A internauta Jussara Freire, que também está participando do Desafio indicou este livro, li a sinopse e gostei muito, aliás até achei no estilo de outro livro que também fala sobre os dramas da juventude, amizade e bullying: Reconstruindo Amélia, que também é muito bom.

Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente.

Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.

A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.


Esperando por Doggo
Editora: Novo Conceito
Autor(a): Mark B. Mills

Quando postei a proposta do Desafio, me indagaram se podia ser com amigos animais, e claro que disse que podia, então, a internauta Ana Beatriz Gasparotti que participa há anos dos grupos sugeriu este livro, lançamento da editora Novo Conceito

Dan achava que tinha uma vida feliz com Clara, mas, de uma hora para outra, ela desaparece inesperadamente de sua vida, deixando para trás apenas uma carta de despedida e um cachorro. A pequena criatura é incomum e sequer tem um nome definitivo, ele é simplesmente chamado de Doggo.

Agora, Dan tem a missão de devolver Doggo, e, ao mesmo tempo, encontrar um novo emprego. A primeira missão parece ser fácil, a segunda, nem tanto.

Com o passar dos dias, Dan começa a desfrutar da companhia de Doggo e não tem coragem de abandoná-lo.

De forma singela, mas significativa, a presença do pequeno cão ajuda àqueles que estão ao seu redor. Doggo acaba tornando-se muito mais que um amigo de quatro patas, transforma-se em uma verdadeira fonte de inspiração para o trabalho e para a vida de Dan.

Esperando Doggo não é só um livro sobre um cachorro. É um livro sobre o poder de uma verdadeira e sincera amizade.


Uma casa no meio do caminho
Editora: Sextante
Autores: Phillip Lerman e Barry Martin


Adorei esta indicação da Camila Ballestero, essas histórias envolvendo idosos sempre me comovem, e lendo a sinopse tenho certeza que adorarei a leitura, já está entre os meus desejados. Uma história real que serviu de inspiração para o aclamado filme UP- Altas Aventuras, imaginem se não vou gostar, acredito que todos iremos. Lembrando que a editora Sextante é uma super parceira aqui no blog, com muitos livros bons e que a Mila resenha com tanto carinho.

Uma história real que serviu de inspiração para a campanha de divulgação do filme Up: Altas aventuras Foi na primavera de 2006 que tudo começou. Quando o superintendente de construções aceitou participar do projeto de um novo shopping center na cidade de Seattle, não imaginava que sua vida estaria prestes a tomar rumos surpreendentes. Logo no primeiro dia de trabalho, Barry foi se apresentar aos moradores das redondezas. Entre eles, havia uma senhora que não tinha aceitado vender sua propriedade, obrigando a construtora a erguer o empreendimento em volta de apenas uma casinha. Seu nome era Edith Wilson Macefield. O superintendente foi até ela preparado para levar um fora, porque sabia da fama que a velhinha tinha de ser irredutível. Mas a reação dela o surpreendeu, e assim Barry aprenderia por experiência própria que as pessoas nem sempre são o que aparentam ser. Não demorou muito para que os dois iniciassem uma bonita e genuína amizade, e a vida de Barry fosse ficando cada vez mais ligada à de Edith: ele passou a levá-la ao cabeleireiro e ao médico, fazer suas compras, preparar as refeições. Em suas conversas, ela volta e meia dava pistas de que tinha um passado encantador, suscitando a curiosidade do amigo e fazendo-o repensar a relação com os pais já idosos. Narrado pelo próprio Barry Martin, Uma casa no meio do caminho comove e faz sorrir ao mesmo tempo. É um livro cativante que mostra que até a mais inusitada das amizades tem um poder transformador.


De coração para coração
Editora: Novo Conceito
Autor(a): Lurlene McDaniel

Outra amiga querida do grupo, a Renata Roussenq indicou este livro, o tema é delicado, sobre transplante de órgãos mas a mensagem é maravilhosa, a menina que recebeu um transplante de coração fica amiga e muito próxima da família da doadora e de sua melhor amiga inclusive, imaginem se não é lindo.

Da autora best-seller Lurlene McDaniel, De coração para coração fala de perdas, amor e renovação. Fala também da maneira como esses sentimentos tão complexos se entrelaçam, nos momentos mais difíceis, nas relações familiares e de amizade.

Elowyn e Kassey são grandes amigas, que dividem tudo. Mas uma coisa Elowyn não contou para Kassey: ao tirar a carteira de motorista, ela marcou a opção “;doadora de órgãos”;. Kassey descobre esse detalhe da vida da amiga da maneira mais trágica – quando o desejo de Elowyn está prestes a ser atendido.

Arabeth nunca teve a sorte de ter uma melhor amiga. Com o coração doente, ela leva uma vida protegida de tudo e de todos. Até que, aos 16 anos, recebe o telefonema que tanto esperava — mas inicialmente ela e sua mãe não sabem a quem devem agradecer. Quando os mundos dessas três meninas e de suas famílias se cruzam, suas vidas se transformam de maneira nunca imaginada. Kassey, especialmente, encara os fatos como uma forma de manter viva a memória de sua querida amiga. Ela passa a compartilhar da nova vida de Arabeth, ao mesmo tempo em que ajuda a aliviar o sofrimento da família de Elowyn e a compreender a sua própria dor.


O caçador de pipas
Editora: Nova Fronteira
Autor: Khaled Hosseini

Este livro é uma indicação minha, minha mãe tem ele entre os seus preferidos também. Posso indicar vários nessa temática, mas este é marcante, sobre amizade que começou na infância que encontrou na fase adulta sua redenção, o filme é ótimo também mas o livro é mais detalhado. A cidade do sol é do mesmo autor, e também aborda a amizade, porém do ponto de vista feminino, são livros fortes, porém são histórias que merecem ser lidas.

O romance narra a tocante história da amizade entre Amir e Hassan, dois meninos que vivem no Afeganistão da década de 1970. Durante um campeonato de pipas, Amir perde a chance de defender Hassan, num episódio que marca a vida dos dois amigos para sempre. Vinte anos mais tarde, quando Amir está estabelecido nos Estados Unidos, após ter abandonado um Afeganistão tomado pelos soviéticos, ele retorna a seu país de origem e é obrigado a acertar as contas com o passado.


Particularmente amei todas as sugestões e achei super válido postar aqui no blog, foi edificante conhecer mais os gostos de minhas amigas, tanto as virtuais quanto as que conheço pessoalmente, assim estreitamos mais ainda nossos laços.

Gostaram das sugestões? Tem mais alguma? Postem nos comentários!

Até a próxima,

Nanda

17 comentários

  1. Gostei das indicações, dos citados quero ler O caçador de pipas (que tenho e não sei porque ainda não li ) e Uma casa no meio do caminho
    Já li A Playlist de Hayden e não gostei, não me envolvi nem sofri com o personagem e acho que a autora tirou A Playlist do foco, colocando um romance que achei totalmente forçado, mas acho que deve ler e tirar suas conclusões

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda!
    Adorei as sugestões, pois conheci vários livros.
    O único da lista que li foi O caçador de pipas, é muito emocionante...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda, adorei a ideia do post, bem legal. Dos livros escolhidos acima, o meu preferido é O Caçador de Pipas. Não tenho o costume de reler livros mas esse é uma exceção.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  4. Nossa fer amei as sugestões. Os de Fernanda Borges ja faz tempo que quero ler. /Fala pra sua mae q tbem gosto dos livros do padre,ja li os indicados por ela faz mais de 5 anos na epoca achei a escrito 7m pouco filosofica demais, quem sabe eu leia de novo, porem meu livro preferido é Tempo de esperas esse sim é lindo, pergunta pra ela, ja li três vezes e nao me canso, tbem fala de amizade. O de jussara fizemos clube do livro para ler ele, porem nao consegui participar, esse mes de maratona ta digicil rs, mas vou ler. Fiquei instigada para ler de coração para coração, tenho ele na estante mas ainda não li, agora sera um dos proximos. Sobre Amigas imperfeitas que indiquei tenho que dizer se alguem quer um romance leve e super divertido corre nele é otimo a autora fofa demais. Gostei de todas indicações e vão para minha lusta rs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nada, sua linda, tudo bem?
    Adorei você ter feito uma postagem com dicas de livros para comemorar o dia do amigo. Estou louca para ler o Caçador de Pipas e Uma casa no meio do caminho. Cartas na mesa é muito bom, já li, mas sou suspeita, a autora é minha Diva, gosto de todos os livros dela. Com certeza Kristin Hannah é uma autora que eu ainda quero ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanda, gostei da lista e das indicações, dos livros eu só li O Caçador de Pipas, mas tem um tempinho.

    ResponderExcluir
  7. Que post lindo em Fer... parabéns fiquei super contente por vc ter se lembrado de me perguntar o que eu indicaria! Beijos grandes

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanda! Essa lista me fez perceber o quanto eu preciso ler livros que falam de amizade, já que não li nenhum dos citados, mas anotei pra ler Cartas na mesa e Amigas para sempre <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi Nanda!
    Adorei as dicas de leitura,não li nenhum ainda embora alguns estejam na minha lista de desejados.
    Eu estou tentando terminar de ler It do Stephen King, apesar de não parecer, o livro trata acima de tudo sobre a importância de se ter amigos.Espero terminar e conseguir fazer resenha.
    Bjos e até mais!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Nanda.
    Sem dúvida nenhuma O Caçador de pipas é o melhor livro da lista hehe. Amigas para sempre está na minha lista de livros para ler esse ano. E não lembrava dessa amizade em Cartas na mesa, vou ter que reler hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Amei as indicações, obrigada! Já acrescentei na minha lista de livros e agora está mais cheio do que nunca haha. Os que mais me encantou nessa seleção de livros foi "Amigas para sempre", "Por toda a eternidade", "Amigas Imperfeitas","Esperando por Doggo", "De coração para coração" ♥

    ResponderExcluir
  12. Esperando por Doggo é uma graça e tem uma mensagem super legal, recomendo!
    Já acrescentei mais alguns livros a lista de desejados ;)

    ResponderExcluir
  13. A dica de Amigas para sempre foi boa, porque é bem cheio de amizade mesmo e um livro tão lindo! Os outros não li, mas tem vários que queria. A Playlist de Hayden é um deles. Bons livros =)

    ResponderExcluir
  14. Muitoooos livros bons!!!
    Quero Amigas imperfeitas, os de cartas entre o Padre Bonito e o Gabriel Chalita, Amigas para sempre e Por todo a eternidade.
    bjssss

    ResponderExcluir
  15. Não li nenhum dos livros indicados, mas tenho muita vontade de ler Kristin Hannah. Tenho Por toda a eternidade e espero adquirir Amigas para sempre para realizar a leitura. Quando se fala de amizade o primeiro livro que penso é Um Dia, pois antes de amantes Dex e Em sempre foram melhores amigos. A amizade esta sempre muto presente tambem nos livros de John Green que curto basteante.

    ResponderExcluir
  16. Tem muitos livros aí que estão entrando pra lista de desejados, as sinopses me deixaram bem curiosa. Quero ler De Coração para Coração, Uma Casa no Meio do Caminho, A Playlist de Hayden e Cartas na Mesa. Os outros também parecem muito interessantes, mas não estão entre os mais urgentes.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  17. Que lista incrível de livros! coloquei vários deles na minha listinha, entre eles o "uma casa no meio do caminho" porque adoro o filme UP! e o "esperando por Doggo" porque adoro cachorros hahaha

    livroslapiseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!