Resenha: O Cantar da Sariema - João Leles Martins

em 13 de maio de 2016



O Cantar da Sariema
Autor(a): João Leles Martins
Páginas: 232
Chiado Editora
Coleção: PASSOS PERDIDOS
Ano de edição: 2015
Edição: 1ª


"Mais um rebento literário nasce da mesma alma sensível para enriquecer e fazer transbordar emoções... Palavras que alimentam ao se transformar em histórias retiradas de um passado que marcou e deixou saudades ou, quem sabe, de lições aprendidas no decorrer da vida, no amor a uma cidade e no reconhecimento aos personagens nele citados..."
Declaro a minha alegria em ser escolhida para outra vez prefaciar o segundo livro do amigo João Leles Martins, cuidadosamente preparado. Sinto-me mais do que honrada com a doce tarefa e para tanto dedico-me com total empenho. Durante a leitura pude certificar-me do dom que transborda no escritor fazendo com que suas lembranças, organizadas na memória ganham vida para se perpetuar nas páginas enriquecedoras. Em Uma História de União prevaleceram os acontecimentos em família descritos sob a visão de um de seus membros que se intitula: um contador de casos.”




Resenha

Este livro foi doado para o projeto, que ajudo a divulgar, intitulado Mais um Capítulo, da educadora Daniele, da instituição para menores onde eu trabalho.

Primeiramente quero agradecer ao escritor João Leles que prontamente me enviou suas obras, esta e outras infantis, por acreditar e incentivar nosso trabalho.

Este é um livro fascinante e muito especial, com conteúdo familiar e vários "causos" de sua família e nosso povo brasileiro, esta obra inclui passagens históricas entre personagens destacados pelo país.

O livro passeia pela História, Geografia, Arte, Música e Política, onde lemos sobre a origem do nosso estimado autor, eu adoro livros assim, quase que biográficos, afinal, todos nós temos nossas histórias e muitas merecem ser contadas.

Na segunda parte, o escritor relembra as quase esquecidas aventuras do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, no século XVII, considerado o descobridor de Goiás. No imaginário popular, esse polêmico personagem teria ameaçado atear fogo aos rios se os índios não dessem o ouro que ele queria, e para “provar” seus poderes, teria ateado fogo em um prato com aguardente. Os índios se impressionaram com essa “mágica” e o apelidaram de Anhanguera, que que significa “Espírito Maligno” ou “Diabo Velho”, em tupi.

A terceira parte do livro contém importantes dados sobre a cidade de Quirinópolis, desde a entrada dos primeiros desbravadores, em 1832, sua elevação à categoria de Freguesia, como o nome de Nossa Senhora D’Abadia ou Capelinha, distrito de Rio Verde; posteriormente, recebendo o nome de Quirinópolis, elevada à categoria de cidade em 1943. Quirinópolis está localizada na região sudoeste do Estado de Goiás.

Uma obra linda e fascinante que todos deveriam ler, recomendo principalmente aos amantes de História, que como eu, deliciam-se com histórias que recontam nosso passado.

Site consultado: Eu Gosto de Livros


Sobre o Autor






João Leles Martins foi tipógrafo e hoje é técnico em Enfermagem. Revelou desde criança seu gosto pela Literatura, tendo escrito para Jornais e revistas do interior de Goiás, e sempre teve vontade de escrever um livro, escreveu dois!: Uma História de União e O Cantar da Sariema. Nascido em Quirinópolis, Goiás, em 04 de julho de 1949. Hoje reside em Goiânia.


Outras Obras



Até a próxima,


18 comentários

  1. Esse livro parece ser daqueles que trazem muito conhecimento sobre o nosso país, alem de historias pessoais ne. Gostei muita de proposta dele e que bom que gostou .
    Abraços !

    ResponderExcluir
  2. Esse não é o tipo de livro que tenha vontade de ler amiga, mas eu gostei muito da sua resenha e achei a capa interessante! <3
    Mil Beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. olá!
    Amei o seu blog! também tenho um blog literário, quando puder dá uma passada por lá! Abraços!

    http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Realmente também acho que esse livro além de trazer estórias surpreende e recheado de conhecimento, tanto politico, quanto cultural, entre outros assuntos, e isso de certa forma e que deixa a trama ainda mais envolvente, adorei a premissa desse livro, parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez esse projeto maravilhoso, amo quando os autores são gentis, no meu caso me faz amar mais ainda a obra, amo autores que contam suas histórias, livros assim sempre me trazem uma ótima leitora, acaba parecendo um bate papo, gosto de saber mais sobre história e certeza que lerei

    ResponderExcluir
  6. Ler a sinopse e a sua resenha, voltei ao passado quando íamos para a casa dos meus avós na roça e, "empoleirados" no fogão à lenha, eles ficavam nos contando os causos do passado, as histórias da cidade, as lendas... que saudades!
    Gostei demais da premissa e da história!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Nanda.
    O livro me pareceu ser ótimo para quem gosta do gênero. Eu infelizmente prefiro ler ficção, mas vou repassar a dica. E vou deixar anotado também, quem sabe mais para frente eu mude meu gosto hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante do projeto Mais um Capítulo, nos incentiva a conhecer - e chegar a ler - novas obras. Não pensei que iria gostar de O Cantar da Sariema, mas me apaixonei pelo tour que ele faz por tantas matérias escolares, sem desviar o foco do livro. Adorei!

    ResponderExcluir
  9. Eu também AMO história! Fiquei super interessada em ler esse livro ^^

    Beijokas da Mylloka :*
    https://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Nanda!
    Acho que pelo livro sem antigo nunca tinha ouvido falar, achei o livro bem bacana por contar a história do nosso povo e apesar de ser um livro com poucas paginas pelo que você comentou tem um conteúdo bem abrangente e diversificado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu achei tão fofa essa capa *-* !!!
    Não é o que estou acostumada,e gosto,de ler mas sua resenha me instigou .,me pareceu uma obra que desperta saudades e lembranças...
    Amei a resenha!

    www.emcadapágina.com

    ResponderExcluir
  12. Esse não conhecia e achei legal a ideia. Um ótimo livro para saber mais sobre a história do país. Parece ser bom de ler, com muita coisa para relembrar do nosso passado mesmo. Boa dica.

    ResponderExcluir
  13. Adoro história, acho bem legal descobrir e conhecer coisas do passado. Esse livro pelo que percebi vai recontar alguns acontecimentos passados, o que acho bem interessante, já quero conferir.

    ResponderExcluir
  14. Muito legal o projeto e o livro também!
    Não sou muito fã daqueles livros enormes de história, mas com certeza me arriscaria a ler esse, pois deve estar escrito de uma forma bem mais simples e descontraída.

    ResponderExcluir
  15. Meu muito obrigado a Fernanda Kaczynski, pela oportunidade de ajudar neste nobre projeto 'Mais um Capítulo', pelo apoio e também por gostar de meu trabalho. Muito obrigado também para todos que comentaram, fiquei feliz, em saber que a maioria gostou. Que Jesus nos abençoe a todos e "vamo que vamo". deixo um abraço forte e fraternal.

    ResponderExcluir
  16. É uma daquelas histórias que englobam tudo, desde conhecimento a nostalgia. Muitas pessoas nos comentários relatando que se lembraram da infância, dos tempos da "roça" e isso foi gostoso.

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Eu adorei a resenha, ótimo projeto.
    Infelizmente eu não gosto muito do gênero, não sou muito de humanas kkkk.
    A capa é bonita, mas infelizmente não funcionaria para mim.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  18. Amo história, e lendo sua resenha me voltou aquela saudade dos tempos de escola, adorava ouvir histórias sobre o Brasil e mundo, e é claro, que fiquei curiosíssima para ler esse livro!
    Confesso que não o conhecia, mas agora já quero ler kkkkkk
    Anotado aqui, muito legal mesmo.
    bjss

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!