Resenha: Memórias de um pré-adolescente - Verônica Lopes de Jesus

em 24 de maio de 2016
Memórias de um pré-adolescente
Autor(a): Verônica Lopes de Jesus
Editora: All Print
Edição: 1
Ano: 2016
Assunto: Teen - Literatura
Idioma: Português
Pág: 60


Max é um menino de 10 anos que adora a vida que leva. Até que um dia ele recebe a notícia que vai mudar de cidade. Tudo que parecia perfeito vai ter que ser deixado para trás. Ele vai começar a vida em uma nova cidade, no interior. Novos amigos, nova escola, novas atividades, tudo terá que ser conquistado. Qual o ânimo de Max com tudo isso? Nenhum. Mas ele vai descobrir que nem sempre mudar é tão ruim.



Resenha

Eu recebi este livro devido a estar empenhada em adquirir doações para o projeto na instituição onde eu trabalho denominado Mais um capítulo, que a educadora Daniele Mendes encabeça. Vários autores me enviaram suas obras, entre eles: Samanta Holtz, Marcelo Costa, Cláudia Miqueloti entre outros.

Já fiz resenha dos livros de todos eles aqui no blog, e leio com o maior prazer sempre divulgando a literatura nacional, tanto pela necessidade de valorizarmos nossos autores, como para ampliar nossos horizontes literários, ou seja, sair da zona de conforto de lermos sempre as mesmas coisas e dos mesmos escritores.

Este livro, Memórias de um pré-adolescente me lembrou muito o famoso O Diário de um Banana, apesar das diferenças, a idade dos protagonistas é parecida, em Memórias conhecemos a história de um garotinho que sofre com a mudança repentina de cidade, ou seja, mudar de cidade para um menino tão novo significa geralmente muitas dúvidas e medos, afinal, terá de deixar os amigos da escola e fazer novos, e só isso já os deixa de cabelo em pé.

A pré-adolescência é talvez, a fase mais difícil para um jovem, devido as mudanças em seu corpo que acontecem muito rápido, hormônios fervendo, paixões surgindo, aproximação com o sexo oposto e amadurecimento.

Neste divertido livro, os jovens se identificarão com o protagonista Max, em várias situações vão se identificar e agradecer a autora por tê-los compreendido tão bem.

Recomendo muito a leitura, principalmente para presentearmos filhos, sobrinhos e netos.



Contato: Verônica Lopes de Jesus

Para adquirir seu livro: All Print Editora



Espero que tenham gostado da dica de hoje, até a próxima,



16 comentários

  1. Cada vez fico mais encantada com este projeto, também acho que ler autores nacionais é ótimo, eu sempre ''me sinto em casa'' ao ler um nacional, sair da zona de conforto é importante para ampliar nossos conceitos de literatura, gostei da autora não ter relatado a mudança de casa como algo trágico, mas sim normal, pois muitos passam por isso, gostei da indicação do livro

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    É muito legal essa iniciativa de apoiar escritores nacionais, pois não muito desvalorizados apesar de terem boas obras.
    Eu não leria o livro porque não é bem o meu estilo de leitura, mas poderia indicar ao meu irmão que tá nessa fase de pré adolescência.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo a nossa literatura e , ultimamente,eles são a maioria na minha estante...
    Qto a esse livro,me lembrou mto msm O diário de um banana e eu amei pq gosto mto desse livro...amei a resenha e a dica. Com ctz ,vou ler .

    www.emcadapágina.com

    ResponderExcluir
  4. Esse projeto não só esta fazendo com que você saia da sua zona de conforto, mas também nos leitores, bem, pelo menos eu, pois sempre que você posta uma resenha dos livros doados fico super interessada na leitura. Adorei a premissa desse livro, e fiquei encantada com a estória por aborda um assunto que é a mudança da fase criança, para a fase da adolescência, e além de ter essa mudança corporal, e mental, o personagem ainda vai ter que mudar todo o contexto em que ele vive, que seria a cidade, amigos, deve ser com certeza super interessante.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mila!
    Que projeto lindo... não sabia. Adorei a dica e sempre acho super válida a valorização da nossa literatura nacional e adorei a dica do livro. Gosto de histórias leves e juvenis.
    Um beijo!
    Lua.

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que projeto legal! Super adorei isso! O livro realmente é bem juvenil e para a idade deve ser algo muito bom né, gostei da sua resenha, bem objetiva!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito boa essa sua atitude.. Precisamos de mais ações assim sabe?
    Mesmo não sendo o tipo de livro que eu gosto de ler, valorizar a autoria nacional é essencial !

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    não conhecia o livro e confesso que achei a capa bem mais ou menos, mas parece ser um livro legal

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Nanda.
    Não conhecia e adorei a dica. Se lembra um pouco Diário de um banana, já quero ler porque amei o livro. E essa capa é bem interessante também. Vou procurar para ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Não curti muito O Diário de um Banana, mesmo sendo adolescente não entrei na vibe das piadas do Jeff Kinney. Logo, não me impressionei muito com a comparação feita em Memórias de um Pré-Adolescente, mesmo com uma pegada mais juvenil e, quem sabe, madura.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro realmente lembra muito Diário de um Banana, que é muito bom. fiquei bem curiosa para conferir a narrativa de ''Memórias de um pré-adolescente'', espero adorar a leitura.

    ResponderExcluir
  12. Gosto de leituras descontraídas, relatos bem humorados, e essa fase de transição pra adolescência é assim. As mudanças são não somente as geográficas, mas, tbm, as físicas e as de conhecimentos. Os micões começam bem aí hahahahaha

    ResponderExcluir
  13. Oi Fernanda.
    Bonita iniciativa.
    Eu particularmente não gosto muito de livros que são narrados ou fala sobre pré adolescentes, ainda não li diário de um banana, mas achei esse legal, apesar dos hormônios, a indecisão e as dúvidas.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  14. Ele me lembrou daquele de Diário mesmo, parece um pouco. Tem jeito de ser fofinho e uma leitura gostosa e rápida de conferir. Não é muito meu estilo, mas fica a dica. Pode ser um bom passa tempo.

    ResponderExcluir
  15. Oi Nanda!
    Não conhecia o livro e nem a autora, achei legal a comparação com um diário de uma banana, apesar de nunca ter lido o livro tbm, como ele bem curtinho só 60 paginas acho legal a ideia de dar ele de presente para as crianças da família.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Gosto bastante de livros adolescentes, apesar de ter detestado essa fase da minha vida kkkkkkkk graças a Deus, passou!
    Vou anotar aqui e procurar para ler em breve! Parece muito legal e reflexivo =)
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!