Resenha: Anatomias - Hugh Aldersey - Williams

em 17 de maio de 2016
ANATOMIAS: UMA HISTORIA CULTURAL DO CORPO HUMANO
Autor(a): Hugh Aldersey-Williams
Tradução Waldéa Barcellos
Idioma: Português
Páginas: 364
Ano de Edição: 2016
Edição: 1ª





O corpo humano é com frequência descrito como uma maravilha da natureza, mas, sem dúvida, é a maravilha da natureza que menos nos detemos para admirar. Quando tudo está bem, a maioria de nós não dá a menor atenção a essa coleção extraordinariamente complexa de carne, ossos e fluidos. Em Anatomias, o best-seller Hugh Aldersey-Williams revela, como o corpo humano funciona, qual deveria ser sua aparência, como conviver com ele, o que ele significa. Mesclando história, ciência, arte, literatura e questões do cotidiano, Anatomias investiga essa que é a mais maravilhosa e misteriosa das criações.


Resenha

NOSCE TE IPSUM - CONHECE-TE A TI MESMO

Fascinante! É o que tenho a dizer sobre este maravilhoso lançamento do nosso parceiro aqui no blog, o Grupo Editorial Record.

Eu sou formada em Enfermagem e Biologia, então, este livro foi de uma importância ímpar. Claro que não é um livro específico para estudantes ou bacharéis, é uma história sobre como a anatomia humana era vista culturalmente há séculos. Esta parte da história eu desconhecia, nos livros que estudei, eram somente sobre a fisiologia, biologia e propriamente anatomia, para fins na área da saúde, diferentemente deste livro que o foco é como as pessoas lidavam com a anatomia no âmbito cultural, ou seja, as limitações, crenças das épocas passadas e todo preconceito e discriminação existente que atrasaram a área da Medicina por inúmeras vezes.

O autor pesquisou livros de Medicina, Anatomia, obras de arte e seus respectivos autores, escritores e filósofos para compor esta que considero uma verdadeira obra prima. Seu objetivo é fornecer conhecimento sobre o corpo humano para os não "doutores", para as pessoas curiosas em geral, portanto sua linguagem é simples, direta e fácil.


Eu deliciei-me tanto com esta leitura que varei noites lendo, o livro é composto por três partes, e como numa aula de anatomia humana, na primeira (O Todo) o autor mapeia o território: é sobre os ossos e a carne, na segunda parte intitulada: As Partes, o autor retalha o território, nos traz detalhes interessantes sobre a cabeça, rosto, cérebro, coração, sangue, orelha, olho, estômago, mão, sexo, pé e a pele. Na terceira e última parte: O Futuro, expandimos o território com aspirações sobre ficção científica, longevidade e até imortalidade.


Impossível iniciar esta leitura e parar, queremos degustar página a página, pois a curiosidade em torno de nosso corpo é muito intrigante, é tabu até hoje falarmos acerca de diversos órgãos, sobre o sexo e sobre a doação de órgãos por exemplo, muita coisa é delegada a área médica, não nos apropriamos de nosso próprio corpo. 

Este livro é um convite a uma jornada adentro de nós mesmos, não espiritualmente, mas numa interessante e incessante busca por autoconhecimento, afim de valorizarmos nossa espécie e nossa importância dentro da Evolução.

No final tem toda a bibliografia consultada detalhadamente, o que é muito importante principalmente aos que buscam maior conhecimento na área. No miolo também tem fotos e gravuras que o autor pesquisou, em diversas partes no livro ele detalha sobre elas.

Muito importante trazermos a tona debates sobre doações de órgãos e até sobre cirurgias plásticas, neste livro ele demonstra o quão mais importante somos e nosso corpo é perfeito, essa visão distorcida que temos algo feio em nosso corpo é cultural, e é muito interessante entendermos de onde a imagem de beleza física "perfeita" vem.

Também há debates sobre uso de DNA e futuramente o da ressonância magnética nos tribunais de justiça, é algo novo para mim, não sabia muito sobre seu uso como provas em crimes.


O autor nos traz desde os primórdios dos antigos feiticeiros e bruxos, que eram a eles delegados o uso dos corpos mortos, até hoje em que temos transplantes e uso de máquinas projetadas para usarmos em nosso corpo, até robôs inteiros substituindo pessoas em recepção etc.


Se tem alguma dúvida quanto a leitura desta obra, eu insisto, leiam! Vocês, caros leitores, só tem a ganhar!


Boa leitura!

Até a próxima,


19 comentários

  1. Oi Mila,
    não conhecia o livro, mas confesso que ele não me chamou atenção, nem com a sua resenha. Quem sabe em outro momento

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nanda!
    Pela sinopse sei que esse livro não faz muito meu estilo, mas deve ser um deleite pra galera da área da saúde.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oii tudo bem? É vendo resenhas de livros assim que percebo o quanto o amor a profissão faz diferença. Não eu não sou da área da saúde, mas sou fascinada em livros técnicos de Jornalismo kkk
    Sobre esse livro ainda não é minha área, mas foi muito interessante ver o quanto você se fascinou por ele ;)

    ❥Blog: Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  4. Estudo psicologia, e me lembro que no primeiro semestre falamos muito como as pessoas de outra época viam nosso corpo, nossa mente, e muitas outras coisas relacionada a nossa anatomia, e como isso foi mudando com o decorrer do tempo. Ainda não conhecia esse lançamento porém super me interessei, uma das matérias que mais amo na faculdade e neuro, realmente gosto muito de estudar o corpo humano, principalmente o cérebro, essa dica eu já inclui na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  5. Me interesso muito por livros assim, sobre a anatomia e os pensamentos de pessoas de outra época, o autor parece ter tido muitas referencias para unica tudo em um livro fácil de ler e entender, infelizmente não me interesso muito pela areá de saúde, sou muito medrosa rsrs, mas para quem pretender seguir esta carreira este livro é o essencial, irei indicar para meus familiares e amigos com interesse em Medicina e outras profissões em que possa ser precisa a leitura de um livro que explique certas coisas

    ResponderExcluir
  6. Que lindoo !! Meu sonho é fazer medicina, estuda já tem uns 3 anos pra conseguir entrar e não é fácil, Jesus ! Esse livro me deixou com os olhos brilhando, deve ser cheio de conhecimento. Que bom que você leu, conheceu e adorou ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanda!
    Confesso que achei a leitura um tanto inusitada, apesar de ser bióloga e amar a parte de anatomia e fisiologia humana, não leiria o livro. Mais acho uma leitura valida para quem gosta desse tipo de leitura com um fundo didático.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia esse livro, mas confesso que o mesmo não chamou a minha atenção. Com uma pegada mais voltada para os profissionais de saúde e os curiosos com a anatomia humana, o livro não conseguiu me interessar.

    ResponderExcluir
  9. Livros assim são ótimos para todos os tipos de pessoa conhecerem melhor o corpo humano; e, quem sabe, fazer alguém se interessar pela área de saúde? Bem legal, gostei dessa parte que você citou onde é tratada a cultura, o preconceito. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Apesar de não ser meu estilo de livro preferido, não tenho dúvidas de quão fascinante essa obra deve ser.
    Minha mãe tbm é formada em Enfermagem e , tenho certeza, que esse livro seria um.ótimo presente pra ela que já tem um arsenal de livros sobre o corpo humano,mas acho que nunca é demais rs...

    www.emcadapágina.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Nanda, confesso que comecei a julgar o livro pela capa e já amei. Sempre fui fascinada por assuntos históricos e biológicos e como esse livro me parece ser uma mescla dos dois fiquei bem curiosa para dar uma olhada. Amei a resenha!

    Visite nosso blog de livros, filmes e séries: http://jubadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não é o tipo de livro que vou correndo ler, mas achei interessante que tenha tanta coisa assim e legal de conferir. Pra quem curte mais essa área é uma boa dica. E pra quem gostaria de saber um pouco da história, o antigo até hoje, as mudanças e etc também vale a pena. Até que parece ser bem legal de conferir.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Nanda.
    Eu particularmente não vou ler esse livro. Até me interessou, mas como tenho tantos livros na pilha de leitura dou prioridade para o que eu gosto de ler. Mas quando vi já me veio a cabeça meu primo que ama ler e está fazendo Medicina. Vou indicar para ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Achei o livro interessante, é bem legal descobrir curiosidades sobre o nosso corpo. Porém, não sei se irei lê-lo no momento. Mas, talvez o leia futuramente.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, não conhecia esse livro!
    Estou cursando Farmácia, e esse tema de anatomia me chama bastante atenção! Como você dissen não é um livro especifico para estudantes, mas com certeza é para curiosos, como eu!
    Vai pra minha lista de leituras!

    ResponderExcluir
  16. Olha, pra quem é da área, deve ser uma ótima leitura, quase obrigatória, mas pra mim acho que não funcionaria.

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Eu amei o livro sem nem ler, quero ser médica e me especializar em cardiologia ou pediatria, ainda estou indecisa.
    O livro Me parece ser ótimo, mostrando algo que não está nos livros que estudamos, irei ler com certeza.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do livro e já quero!
    Amo ler sobre o corpo humano, e essa obra parece ser bem completa e de fácil leitura, mesmo pra quem não é especializado, como eu, assim fica mais fácil de entender!
    Anotado aqui, vou procurar em breve!
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Vi hoje na livraria e busquei resenhas pra saber se o livro é bom como parece ser. Agradeço pela resenha, me ajudou muito!
    Mas fiquei espantada com os comentários. Se todos nós vivemos em um corpo, como pode alguém acreditar que esse livro só é interessante para os profissionais da saúde?
    Meu Deus, isso é assustador!

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!