Um Passado Sombrio - Peter Straub

em 30 de abril de 2016


Um Passado Sombrio
Título Original: A Dark Matter
Tradutor: Marina Slade
Gênero: Suspense
Páginas: 392
Editora: Bertrand Brasil


O inigualável mestre do horror e do suspense retorna com um livro poderoso e aterrorizante que redefine o gênero de maneira única e inesperada
Em 1966, um carismático e astuto guru, de passagem por um campus universitário do Meio-Oeste norte-americano, reúne um restrito grupo de discípulos, entre estudantes de colegial e universitário de fraternidade, num ritual secreto que resulta em um corpo horrivelmente dilacerado, um garoto desaparecido e as almas abaladas de todos os envolvidos. Quarenta anos depois, um escritor de relativo sucesso e amigo de infância da maioria dos garotos que participaram do ritual – além de marido de uma das garotas envolvidas –, sai em busca de informações sobre essa noite aterrorizante, com um projeto de livro em mente. Porém, para consegui-las, precisará não apenas reencontrar antigos colegas com quem perdeu o contato há décadas, mas também incitá-los a reexaminarem os eventos inomináveis que os têm assombrado desde então. Ao revelar as histórias individuais dos membros do grupo, Um Passado Sombrio eletrifica o leitor de maneira arrepiante e imprevisível – e prova que Peter Straub é, indiscutivelmente, um mestre do horror moderno.




Resenha

“Aterrorisante...Impossível de largar...Coloque este no topo da sua lista” – Stephen King.

Nem preciso comentar aqui que entre os meus gêneros preferidos estão o suspense e o terror, e claro, Stephen King está no topo da lista quando falo dos meus autores favoritos, o autor de Um Passado Sombrio é nada menos que o parceiro de King em várias obras literárias como: O Talismã e A Casa Negra por exemplo.

Neste  lançamento do Grupo Editorial Record, temos uma ótima diagramação, capa realmente arrepiante e sombria como o título diz, e uma história de tirar o fôlego.

O autor Peter Straub é mais conhecido por escrever livros do gênero Horror, mas também escreve poesias e ficção.


"Na elevação escura, três metros a direita do círculo pintado, uma coisa vaga, escura e extremamente zangada tremeluzia dentro e fora do alcance da visão. Algumas moscas giravam tontas sobre ela, atraídas por seu terrível fedor de bode..."


Neste livro,  Spencer Mallon é um guru que tinha entre seus seguidores alguns jovens nos anos 60, e participou de um ritual em que assassinaram uma criança.



Um dos protagonistas é o escritor Lee Harwell que resolve investigar o passado e o fatídico dia de um ritual macabro que envolve Spencer Mallon e seus amigos de infância, Harwell tem objetivo de escrever um livro contando tudo que aconteceu naquela noite do ritual.

''Eu gosto do seu ponto de vista. Mallon transformou o mundo, embora por alguns segundos. É bonitinho. Mas não se esqueça de que as únicas pessoas que Mallon conseguiu convencer foram quatro estudantes de ensino médio, dois idiotas e uma garota que estava apaixonada por ele.''

Neste ritual até mesmo sua esposa estava envolvida, durante a leitura somos apresentados a cada um dos personagens em que os conhecemos pelo ponto de vista do escritor, até o final em que ficamos instigados a entender o que realmente aconteceu nesse dia e se todos realmente estavam tão envolvidos assim e como isso aconteceu.

No site Skoob este livro conta com 3.3 estrelas por seus seguidores.

Como o próprio Stephen King propaga já na capa do livro, é mesmo impossível de largar, para quem gosta do gênero, fica a dica!



Sobre o Autor:





Peter Straub nasceu em Wisconsin (EUA), em 1943. Autor de 16 romances, tem leitores assíduos do calibre de Stephen King. Ganhou os prêmios British Fantasy, Bram Stoker, International Horror Guilde e duas edições do World Fantasy. Foi eleito grão-mestre na Convenção Mundial de Terror de 1998. Sua obra já foi traduzida para mais de 20 idiomas. Publicou pela Bertrand Brasil O clube do fogo do inferno. Straub vive em Nova York.


16 comentários

  1. Quem não ama suspense e terror. Gostei muito do livro, com certeza lerei.
    beijoss


    www.sonhosliricos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que ritual secreto mais macabro esse viu. Com certeza é um livro que passa o terror desde a capa. Não sei se eu teria a coragem desse personagem em ir atrás de pistas e tudo mais kkkkk É muito difícil eu ler esse gênero. Mas venho lendo tantas resenhas que fiquei curiosa.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  3. Também amo livros misteriosos e sombrios, principalmente quando tem um comentário do King na capa né rsrs, a editora teve um excelente trabalho, vi que a diagramação está mesmo linda e melhor ainda quando o livro entrega o que a capa promete, muito secreto e sombrio este ritual que realizaram, alem de tudo, pior ainda, ter que relatar tudo que ocorreu,estou querendo conhecer a obra, espero que cumpra minhas altas expectativas

    ResponderExcluir
  4. Fiquei bem curiosa com essa história. Gosto de livros de terror, e a premissa desse livro é ótima. Já quero saber o que aconteceu, e como uma pessoa acabou morta.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  5. Olá, nanada.
    Eu até gosto do gênero, mas é difícil encontrar um que me agrade. Do Stephen mesmo, já li muitos dele e são raros os que me agradara. Mas acho que daria uma chance a esse.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Só por ver o King dizendo tratar - de de uma história " aterrorizante " ,o livro deve ser mesmo de arrepiar os cabelos e causar muito medo rsrs. Bem, EU sou suuuper medrosa quanto à livros de suspense e terror , então não leio de jeito nenhum. Mas ,com certeza, para os amantes do gênero o livro vai ser " impossível de largar " mesmo .

    www.emcadapagina.com

    ResponderExcluir
  7. Sou medrosa ao extremo e protelo séculos até realmente ler um livro do gênero. A capa é o título são bem atraentes, macabras até diria hahahahaha
    Comentário de Seu King na capa, então é leitura obrigatória.... só não sei pra qdo.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Que capa maravilhosa! Adorei a resenha e fiquei super curiosa para ler o livro. Adoro esse gênero, então acho que irei curtir.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  9. Gostei da construção dele, o aspecto da investigação e como tentam descobrir o que aconteceu e tal. Já na sinopse dá uma curiosidade, mas vi muita gente comentando como foi feito e achei legal por ter aquele monte de visão dos personagem, aquelas histórias divergentes que deixam o leitor na mais completa confusão. Vai dando vontade de saber como é o final e etc. Acho que é um bom livro e quem gosta do gênero não se arrepende. Deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito da premissa desse livro e essa capa realmente está maravilhosa, porém não é um livro que eu pretendo ler agora, apesar de já o ter adicionado na lista!
    Ainda não li nenhum livro do Stephen King, mas só o fato de ele recomendar esse livro já é um grande peso, já que ele é considerado um dos melhores nesse gênero.
    E confesso que já estou curiosa pra saber o que aconteceu na noite do ritual e pra saber como vai ser o final.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Oi Fernanda.

    Adorei a resenha.
    Quero muito conferir a escrita do Stephen King, esse livro me parece ser bom, toda esaa coisa de ritual é bastante diferente do que estou acostumada.
    Fiquei muito curiosa, irei ler com certeza.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  12. Adoro um belo suspense, e acho que posso gostar muito desse livro, já estou interessada nele desde que vi a lista de lançamentos e pelas resenhas estou com boas expectativas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Esse ritual me chamou bastante atenção, principalmente por matarem uma criança no mesmo, já quero saber todos os detalhes e já vou adicioná-lo na lista. Espero gostar tanto quanto você não largar o livro.

    ResponderExcluir
  14. Oi Nanda!
    Eu amo Stephen King e amei esses dois livros que ele escreveu com o Peter Straub.
    Do Peter mesmo ainda não li nada, mas gostei dessa dica!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi, Nada!
    Se o King indica, o livro já vai automaticamente pra lista de desejados.
    Curiosa sobre esse ritual, apesar de envolver criança.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  16. Oi Nanda,
    Gente essa coisa de ritual em livros e filmes me deixa com medinho, sério. São poucas coisas que me assustam com o gênero e essa é uma delas.
    Gostei, não conhecia o autor e também não sabia que o King era adepto a parcerias como o Patterson. Espero ler em breve.

    tenha uma ótima semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!