Resenha: Os Segredos Matemáticos dos Simpsons - Simon Singh

em 2 de abril de 2016

Os Segredos Matemáticos dos Simpsons
Simon Singh
Ano: 2016 / Páginas: 280
Editora: Record


Um livro que oferece um vislumbre completamente novo de um dos programas de maior sucesso da história da televisão.
Você pode ter assistido a centenas de episódios de Os Simpsons (e de seu primo, Futurama) sem nunca ter se dado conta das referências sutis à matemática brilhantemente incorporadas em muitas tramas – de equações famosas aos teoremas e conjecturas mais modernos. Ao relembrar episódios memoráveis da série, Simon Singh revela que por trás dessas referências estão a genialidade e o senso de humor sem igual dos roteiristas, muitos deles com formação acadêmica avançada em matemática.

Os segredos matemáticos dos Simpsons mergulha em histórias que exploram diversos conceitos matemáticos, apresentando imagens dos episódios, diagramas e testes.



Resenha







“No ar há 25 anos, Os Simpsons já intrigaram pesquisadores das mais variadas áreas. E, de olho nos telespectadores fiéis da série, o mercado editorial sempre esteve aberto a essas análises. Já foram publicadas obras como Os Simpsons e a Filosofia, A Psicologia de Os Simpsons, O Evangelho Segundo Os Simpsons e por aí vai.” (Cultura, Estadão, Set.2015)


J. Stewart Burns, Al Jean e Ken Keeler, são matemáticos formados pela Universidade de Harvard (EUA), e David X. Cohen e Jeff Westbrook, são físicos pela mesma universidade. Os cinco são roteiristas de Os Simpsons, uma sátira do modo de vida norte-americano criada em 1989 que se tornou uma das séries de televisão mais bem-sucedidas da história.

Como seria de se esperar, muito dos escritores com conhecimentos em matemática de Os Simpsons têm uma paixão por enigmas.

Este livro, lançado pela editora Record, nos traz o mundo dos personagens voltado a Matemática, recorda os episódios memoráveis, em que exploram avidamente os números primos, PI, equações, e diversas teorias e teoremas.

O mais legal é que a obra contém testes e charadas que vão aumentando o grau de dificuldade progressivamente para que possamos avaliar nossos conhecimentos, eu que sempre tive dificuldade com matemática me aventurei a tentar realiza-los e com treino e atenção, certamente todos são aptos a concluírem os raciocínios dos exercícios.

Apesar da pegada nerd, o livro é descontraído e de fácil entendimento, gostei da capa e da diagramação da obra, tudo muito caprichado.

Particularmente achei uma leitura bem divertida e que agrega conhecimento, eu nunca gostei nem de Matemática e nem desse seriado, mas este livro tenho que confessar que é muito interessante.



Até a próxima,




22 comentários

  1. Que livro fantástico ! Adoro matematica, deve ser bem educativo ne. Os Simpsons é mesmo cheio de significados, já assisti vários capítulos e vejo criticas, alem da piada.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nanda.
    Acredita que nunca assisti OS Simpsons? Nunca gostei de assistir desenhos e esse em específico achava muito "adulto" demais para o meu gosto hehe. Então acho que não teria muito interesse nesse livro. Mas vou indicar para uma amiga que sei que é viciada neles. Para os fãs deve ser uma leitura indispensável.

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Eu simplesmente AMO esse desenho!
    Acho que o livro deve ser bem legal e ótimo pra curar uma ressaca literária.
    Quero comprar rsrsrs...

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro Os Simpsons, assisto praticamente todo dia :D Muitos dos episódios são mesmo cheios de enigmas, e esse livro parece ser bem interessante, além de fazer, mesmo que não gosta de matemática, se divertir e testar seu raciocínio. Abraços :)

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro os Simpsons, mas nunca fui fã de matemática, mas parece ser interessante ainda mais pelos probleminhas que temos que decifrar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanda!
    Que livro diferente!!! Eu adoro Os Simpsons e gostava de matemática na época da escola, mas confesso que estou bem enferrujada. Acho que esse livro seria uma boa para relembrar alguns conceitos.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Nanda!
    Bom saber que o livro desenvolve nossa cognição.
    Confesso que não sou muito fã dos desenhos dos Simpsons porque os acho em alguns momentos muito violentos para as crianças.
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito fã dos Simpsons, raramente assisto, mas gosto muito de matemática, e fiquei bem curiosa com o livro. Pretendo ler quando puder.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  9. Deve ser bem humorado, bom para quem ama essa série/desenho , gostei por ser de matemática.

    ResponderExcluir
  10. Oi Nanda, eu gosto bastante do desenho Os Simpsons mas sinceramente esse livro não me chamou a atenção odeio matemática sou péssima hahaha e sua resenha esta incrivel bjs.

    ResponderExcluir
  11. Amo a série e sempre assisto com meu irmão e as vezes até junto com minha mãe, chocada que você não gosta, mas também não sabia que Os Simpsons tinha tudo isso de livro.
    Amei a resenha e em saber que recorda alguns episódios, menos de saber que envolve matemática hahaha, sou mais de humanas mesmo, mas já que você não gosta muito e gostou além de achar fácil de entender, com certeza eu leria.

    ResponderExcluir
  12. Bom então somos dois, eu não gosto de matemática, tenho fácil aprendizado a respeito, mas não penso em nenhuma carreira para mim relacionada a exatas.
    Quanto às Simpsons eu realmente nunca gostei, assistir bastante, mas não por gostar, nem lembro de nenhum episódio que assistir em relação a exatas.
    O livro parece ser bem divertido, e a resenha ficou ótima, mas não me arriscaria nessa leitura.
    Quem sabe em uma próxima.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  13. Oi Nanda, nunca fui muito ligado aos Simpsons, mas tenho certeza que os fãs vão gostar do livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nanda
    Eu também não gosto muito de matemática, aliais detesto, mas ela é necessária muitas vezes. Gostei de saber que o livro não é cansativo, pelo contrário, é ainda divertido. Fiquei curiosa pela leitura.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Simpsons e matemática é uma mistura que nunca esperei ver, ao menos não em um livro e apesar de gostar bastante da série, eu odeio matemática com todas as minhas forças. Sempre foi algo que aprendi de forma obrigatória como diversas pessoas, mas sempre achei que para mim números eram sinônimo de frustração, por mais boas que fossem as notas que tirava depois de horas queimando meu cérebro estudando. Então acho que passo o livro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Assim como você eu nunca fui muito fã dos Simpsons e/ ou matemática , mas confesso que fiquei com saudades do tempo que estudava só de saber que esse livro aborda uma matéria escolar. Achei interessante que ele venha com atividades que aumentam gradativamente a dificuldade e fiquei curiosa para saber mais.
    Não sei se vou considerar uma leitura divertida , mas me parece uma ótima oportunidade de testar meus conhecimentos matemáticos rsrs.

    ResponderExcluir
  17. Adoro Os Simpsons, mas detesto matemática.... nunca fui boa mesmo e nos tempos de escola, passava por puro milagre. Adores a pegada descontraída com joguinhos.

    ResponderExcluir
  18. Não é exatamente meu tipo de livro preferido porque fujo de matemática o quanto der pra fujir. Mas achei interessante pela parte do seriado, isso chamou atenção. Pra quem gosta da ideia deve ser um livro bem legal.

    ResponderExcluir
  19. Esse não é bem o tipo de livro que costumo ler, mas confesso que fiquei bem curiosa em relação aos testes e charadas.

    ResponderExcluir
  20. Confesso que nunca me interessei muito por matemática mas Os Simpsons é um dos meus seriados favorito, por isso fiquei bem interessada em ler o livro.

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Até que gosto dos Simpsons, mas nunca tinha reparado nas ligações que tem com a matemática.
    Esse livro deve ser bem bacana, curto matemática (apesar de achar dificil hehe).
    Achei bem diferente e interessante a ideia.

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto muito de Os Simpsons, mas esse livro não é o meu tipo kkkk Acho que o livro é mais interessante pra quem é muito fã do desenho e/ou que gostaria de descobrir outras coisas sobre o mesmo. Gostei do fato de, mesmo no livro, eles não abrirem mão do humor. Beijo!

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!