Resenha: Enquanto Bela dormia - Elizabeth Blackwell

em 8 de março de 2016
Enquanto Bela Dormia
Elizabeth Blackwell
Ano: 2016 / Páginas: 368
Editora: Editora Arqueiro

Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.
Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais.

Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombra...

Resenha

O que falar deste livro que gostei tanto e já está entre meus favoritos? Por enquanto foi a melhor leitura deste ano, em relação a ficção histórica. Na verdade, Enquanto Bela dormia é uma releitura do famoso conto de fadas A Bela Adormecida, que tem em Os Irmãos Grimm sua versão mais conhecida, publicada em 1812.

Todos conhecemos devido ao desenho de Walt Disney e agora, recentemente, a desconstrução da história com o filme Malévola, e neste livro, temos a versão por trás dos bastidores, onde uma criada nos conta um pouco de sua vida antes de ir morar no castelo, onde o rei e a rainha tentam ter um filho, e ela nos passa todas as informações mais realistas deste conto universal, onde temos drama, suspense e muitas reviravoltas que dão um charme muito especial a esta linda história.

Elise, é uma menina que vivia na área rural no reino, com a morte de sua mãe, ela vai atrás de uma tia que quando era mais jovem, viveu no castelo, ela se empenha até conseguir uma vaga na corte e quando consegue, se torna a mais querida da rainha.

"- Estou às suas ordens - declarei.
Se eu soubesse os sacrifícios que meus serviços à rainha Lenore acabariam por implicar, será que minha resposta teria sido a mesma?"

Durante a leitura lembrei de um livro da autora Phillipa Gregory, minha preferida, que é o O Bobo da Rainha, achei semelhante por também contar a história dos bastidores sobre o rei Henrique VIII, e a série de TV Downton Abbey, que vai pela mesma premissa.



Os amantes de romances históricos certamente irão amar este livro, a começar pela capa belíssima e a maneira que a autora nos transporta ao passado, sua delicadeza é de encantar qualquer um.



Quando eu era criança, morria de medo do desenho devido a aparecer aquele dragão que era a bruxa, o bom que nesta história o toque é mais realista e apesar de toda inveja, maldade e desejo de vingança, não é aterrorizante e não tira o brilho de ser uma história infantil.




Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima,




18 comentários

  1. Oi Mila,
    menina estou doida para ler este livro. Parece ser muito bom!!!
    Adorei a resenha

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda, esse livro parece ser incrivel eu amo o conto da Bela adormecida então com certeza vou amar esse livro e, e a historia parece ser diferente do conto da disney, já coloquei na minha lista de leitura, e sua resenha está maravilhosa bjs.

    ResponderExcluir
  3. Estou completamente apaixonada pela capa desse livro! Preciso ter essa maravilha na minha estante o mais rápido possível! Amei a dica! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quando soube do lançamento deste livro imaginei que seria uma cópia fiel do conto, e após ler várias resenhas, percebi que a autora conseguiu reescrever de maneira muito melhor, até mais cativante envolvente, gostei bastante, e já anotei essa dica.

    ResponderExcluir
  5. Oie Fernanda, tudo bom?
    Amei a sua resenha, estou super curiosa para ler o livro, eu amo releituras, e romances históricos fazem meus olhos brilharem hahaha tenho certeza de que vou amar ler a historia contada pelos bastidores.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda, como vai?
    Eu fico meio com o pé atrás com livros assim, e sabe o que me ganhou? Phelippa Gregory que você comentou, único tipo de romance histórico que consigo ler e não ficar cheio de meh com o romance

    Beijos

    http://shadabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanda, eu amei mesmo este livro e concordo contigo, esta capa é linda demais! Achei ótimo o fato da narrativa ser feito por uma serviçal, dá um toque ainda melhor ao enredo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha, estou insanamente ansioso para poder ler esse livro, todo mundo na blogosfera literária está falando super bem dessa releitura. O enredo e os personagens parecem ser desenvolvidos de uma ótima forma, com um realismo de tirar o fôlego. Abraços =D

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nanda! Tudo bem?

    Eu simplesmente adorei a resenha e confesso que necessito ler este livro lindíssimo! Parabéns pelo modo como resenhou! :)

    Super beijo!
    Danny
    Participe do Sorteio "Mês das Mulheres" no Irmãos Livreiros, serão 10 livros sorteados!

    ResponderExcluir
  10. Olá Fernanda,
    Estou bastante curiosa para fazer a leitura desse livro.
    Achei muito legal a premissa dele, por ser uma releitura, mas de outro ponto de vista e acho que adorarei a leitura. Espero fazer em breve.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito desse "up" que alguns autores estão dando aos contos, mas, ao mesmo tempo que gosto, tbm tenho receio de que inventem demais e acabem estragando tudo. Achei a capa linda, estava bem curiosa quanto a proposta, mas não curti as tantas desgraças que li recentemente em uma resenha... quero ler mais não.

    ResponderExcluir
  12. Nanda!
    Que livro maravilhoso.
    Adoro ficção histórica e se é uma releitura da Bela e a Fera, é comigo mesma, meu conto favorito.
    Sei que é uma releitura diferente, mas quero ler.
    “Saber amar não é amar. Amar não é saber.” (Marcel Jouhandeau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  13. Já faz um bom tempinho que estou querendo ler esse livro. Adoro releituras de contos de fadas e essa me pareceu ótima, por mostrar mais dos "bastidores", já que a personagem principal não é a Aurora, ou nesse livro, Rosa, e sim a empregada Elise.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  14. Esse livro realmente tem uma capa linda, mas não me vejo muito interessada nele. Essa onda dos autores estarem mostrando novas versões dos clássicos contos de fadas é bem legal, mas nem sempre elas me atraem, que é o caso desse livro por enquanto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Fiquei louca de desejo por esse livro. Gosto de histórias assim, releituras de contos de fadas são tão legais! Porque fazem você ter uma ideia diferente do que cresceu aprendendo e acho isso muito interessante. Então quando vi o lançamento já fiquei louca pra ler. E parece ser muito bom, estou ansiosa pra conferir logo. Bem legal e a capa é um amor de linda, não é? *-*

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler esse livro! Amo releituras! Entendo porque se tornou favorito, o livro desse ser maravilhoso, mal posso esperar para ler!
    E essa capa que lindeza!

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Gostei muito da resenha, gosto muito de conto de fadas e algumas releituras são muito boas, acho que essa é uma delas!
    Amei essa capa! <3

    ResponderExcluir
  18. eu estou desesperada para ler esse livro, adoro o conto da bela adormecida. eu estava com um pouco de medo por ser uma releitura, mas são tantos elogios que está na minha lista do preciso ler

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!