Resenha A rainha do tráfico

em 29 de fevereiro de 2016







A Rainha do Tráfico
Autor: Arturo Pérez-Reverte
Título Original:La reina delsur
Tradutor: Antonio Fernando Borges
Gênero: Romance estrangeiro
Páginas: 518
Editora: Record



Livro que deu origem à série de TV sobre a mexicana que se tornou uma das maiores traficantes de drogas na Espanha.


Teresa Mendonza nasceu em Culiacán, México. Pobre e com pouco estudo, foi estuprada e quase morta depois de o namorado, piloto de avião que trabalhava para o cartel local, ser assassinado pelo chefe do tráfico. A jovem então se vê forçada a fugir para a Espanha, onde seu instinto criminoso vem à tona. Lá, ela não tem escolha a não ser aceitar uma realidade impiedosa, na qual não há bem ou mal, e sim o reflexo de um universo cruel, em que matar, morrer, enganar e corromper faz parte do cotidiano.

Agora, a Mexicana, como é chamada no submundo do crime e pela imprensa, é a traficante mais poderosa da Espanha, dona de um império camuflado de transporte de drogas na Costa do Sol.

Uma história de corrupção, amor e intriga que nos revela o melhor e o pior que existe no ser humano. Pérez-Reverte cria um retrato perfeito do submundo do tráfico na Espanha mesclando fatos e ficção, sexo, drogas e violência, numa narrativa avassaladora.







Sou aficionada por séries de TV, ainda não assisti a série baseada nesta história, porém já estou me programando.

Esta é uma história baseada em fatos reais, conta a vida de Teresa Mendonza, uma jovem de origem humilde, namorada de um traficante chamado Ruço Dávila, e quando ele é assassinado devido a enganar o dono da empresa a qual era funcionário, ela se vê num beco sem saída e corre contra o tempo para salvar sua vida.

O autor conhece bem o submundo do tráfico, prostituição e todo meio ilícito por trás do crime organizado, como envolvimento de políticos e pessoas muito poderosas.

Claro que é uma história forte, crua, violenta em muitas passagens, mas é necessária nos dias de hoje, onde cada vez mais jovens se sentem atraídos a este mundo sem regras, e de muita ostentação, o dinheiro parece fácil, mas não é. Quem se submete e se envolve com o crime, dificilmente consegue sair, costumo dizer aos meus alunos, que é um caminho sem volta, as pessoas entram e saem mortas ou acabam presas. A ilusão cega muitas pessoas, que acreditam talvez na “vida eterna” e que nunca pagarão pelos erros da juventude, uns como a jovem Tereza, desta história, entram numa “roubada” por ter se envolvido com a pessoa errada, se apaixonou e quando viu, estava tão envolvida que o jeito era continuar da melhor maneira possível, e sua vida com muita aventura e perigo, é o preço cobrado de um destino nada glamouroso.




Teresa, como muitas, foge de seu país, e começa a nova vida na Espanha como garçonete num bar de prostituição, como era habilidosa com matemática, não demora muito e se torna gerente no local.

No decorrer de sua jornada, conhece e se envolve emocionalmente com um homem muito parecido com seu ex-namorado falecido, Santiago, e daí por diante, sua vida praticamente é focada no narcotráfico.

Apesar de não ser “mocinha” na história, torcemos pela sua vida, afinal, é uma moça que tem atitude, força e que serviria até como exemplo se não fosse bandida. Uma pena que cada vez mais vemos mulheres como ela, quer ao invés de usar sua Inteligência para o bem, entra neste caminho obscuro, quase sem volta...

Estou louca para ver a série, que deve ter muita adrenalina, adoro filmes e séries policiais.

Até a próxima,








15 comentários

  1. Oi!
    Achei esse livro muito interessante ainda mais sendo baseado em fatos reais, ainda não conhecia a historia de Teresa Mendonza mas o livro me deixou curiosa ainda mais pela historia do autor que parece ter feito uma ótima pesquisa !!

    ResponderExcluir
  2. Eu acompanho o seriado no GNT e por isso o livro não me chamou a atenção. E é engraçado o que vc disse sobre Teresa não ser uma mocinha convencional, é até meio vilã, e mesmo assim torcermos por ela.

    ResponderExcluir
  3. Já vi essa série quando passava canal de bobeira e achei interessante. Mas ver não tive coragem de assistir, não achei muito que iria gostar. Não conhecia o livro e parece bem melhor do que série pra mim, melhor pra entender e curtir a história. Tem uma personagem forte e é uma história que acho que me conquistaria, parece boa no papel.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro não é tipo de trama que me desperta interesse, porém pelo fato da história ser baseada em fatos reais, e falar sobre uma mulher que se tornou a maior traficante me despertou curiosidade, quero muito conhecer a história dela, acho que vou gostar bastante dessa leitura.

    ResponderExcluir
  5. Amigaaaaaaaa que enredo interessante! Eu simplesmente amei o seu post e fiquei com muita vontade de conhecer melhor essa história!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei do livro e de saber que o livro é baseado em fatos reais, isso me atrai bastante, já ti ha ouvido falar da série mas não sabia que era adaptação de um livro.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia, e como também sou fã deste gênero fiquei mega interessada e estou anotando o título.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, parece ser super eletrizante, adoro romances policiais. A história parece ser bem pesada, mas mesmo assim fiquei curioso para me arriscar nela. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Conheço o livro de nome e a partir de outras resenhas, mas não cheguei a assistir a série de TV originada dele. A história carrega muito a realidade de nossa sociedade atual, o que é uma pena, o que torna a leitura bem impactante.
    Por enquanto não tenho planos de lê-lo, mas dica anotada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Nanda!
    Não conhecia a série e fiquei bem interessada.
    O livro parece trazer detalhes que chamam a atenção.
    Quero ler.
    “Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Noossa! Você esses dias só com resenhas de ótimos livros ótimos, esse aí é uma ação e tanto! Quero muito ler e nem sabia que era uma série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Nossa ja amei...
    Gostei muito da capa é linda, vou com certeza da uma conferida na série, ótima resenha.

    ResponderExcluir
  13. Oie Mila,
    nossa amei a capa, linda, mas confesso que fiquei na dúvida sobre a leitura. Vou esperar mais um pouco.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  14. Primeira vez aqui e adorei, já ganhou mais uma leitora, te convido a conhecer meu cantinho.

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Mila
    O blog tá lindo. Menina quase comprei esse livro sábado, mas como não tinha lido nenhuma resenha dele fiquei receosa de compra. Depois da sua acho que vou arriscar. Saudades de você amiga. Que tal fazermos um evento literário por ai?

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!