Resenha: O Código da Vinci - Dan Brown

em 26 de fevereiro de 2016

O Código da Vinci

Autor: Dan Brown

Editora: Arqueiro
Páginas: 408

"Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière deixa uma mensagem cifrada que apenas a criptógrafa Sophie Neveu e Robert Langdon, um simbologista, podem desvendar. Eles viram suspeitos e em detetives enquanto tentam decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica. Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando os ingredientes de um envolvente suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade."









Este livro foi uma grata surpresa, assisti primeiro ao filme e achei bem interessante, deduzi que no livro a história seria bem melhor elaborada, e não me decepcionei. 

Achei o enredo e o suspense colocados tão bem colocados pelo escritor que virei fã e quero ler os outros dele.

A história traz nosso conhecido Robert Langdon, professor de Harvard, que investiga o assassinato do curador do Museu do Louvre, que antes de morrer deixou uma mensagem que só se consegue decifrar com olhos acostumados ao ocultismo.

Durante a investigação, Robert Langdon descobre que a história contada na Bíblia sobre a vida de Jesus não é bem como está escrito, o mestre teria se casado com Maria Madalena e teriam tido filhos, deixando herdeiros até hoje caminhando junto a nós. Os evangelhos apócrifos foram retirados das escrituras e com eles fatos importantes, deixando Jesus como uma divindade e não como um homem comum, que constituiu família e tudo mais.

A partir daí, temos uma trama muito bem construída envolvendo simbologia, sociedades secretas e a Igreja Católica, esta que na época de seu lançamento sugeriu aos fiéis que não assistissem ao filme, como um boicote aos ataques contra a Instituição.

Sou católica praticante, mas tenho a mente aberta, achei essa ficção criada por Dan Brown fascinante, como tudo o que é polêmico, é tão bem escrito e e tão bem amarrado que é impossível não se envolver na leitura.

Claro que tudo o que é polêmico sempre acaba vendendo mais e o que a Igreja fez, colocando este como um de seus livros proibidos acelerou o sucesso tanto do livro quanto do filme, o que levou o autor aos louros do sucesso e até agora, seus livros estão entre os mais vendidos em todo o mundo. Somente O Código da Vinci teve mais de 80 milhões de cópias vendidas.

Claro que o livro é muito melhor que o filme, mas sugiro após a leitura verem também o filme, como um complemento, é sempre bom ver nossos personagens na telinha em carne e osso.

Se alguém ainda não leu, sugiro que o faça urgentemente, a quem gosta de livros policiais e repleto de mistérios e reviravoltas, não perca tempo. Este é daqueles livros que aparecem de vez em quando e nos arrebatam, eu pelo menos, quando acho uma história assim, corro para indicar aos amigos.

Me arrependo de não ter lido na época de seu lançamento, mas antes tarde do que nunca!



Trailer do filme:



Espero que tenham gostado,



14 comentários

  1. Apesar de possuir os livros, só vi as adaptações. Sei lá, podem me chamar de louca, mas acho os filmes tão perfeitos que não quero ler os livros. Pretendo ler, mas não por agora.

    ResponderExcluir
  2. Acredita que não gosto muito dos livros do Dan Brown !
    Mas quem sabe ainda posso sentar pra ler ou mesmo assitir não e mesmo?
    Temos que estar abertas para o novo, amei a postagem
    bjs
    http://bookmoda123.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oii sou louca pra ler esse livro, mas fico procrastinando kkk
    Amo os livros do Dan Brown e assim que tiver oportunidade vou ler. Motivação é a palavra kkk
    Amei o Blog <3
    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  4. Apesar de achar a história desse livro muito bem construída, pelo fato de já ter assistido ao filme, esse e o tipo de livro que não me desperta interesse de leitura, até pelo fato de que acabo não me envolvente com a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Muitos amigos meus já leram e disseram que realmente é um livro ótimo. Não assisti o filme ainda, então também tenho mais um motivo para ficar ainda mais curioso :D Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Nanda!
    O livro realmente é ótimo, coloca nossa mente para acompanhar as pistas e toda trama do livro.
    Assisti o filme também e é fabuloso.
    “Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo.” (Oscar Wilde)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Top Comentarista fevereiro, 4 livros e 3 ganhadores, participe!

    ResponderExcluir
  7. Amei.
    Ouvir muitos elogios, tanto pelo livro, como pelo autor, gostei muito da resenha, ainda não tive a oportunidade de ler, porém espero em breve desfrutar dessa leitura.

    ResponderExcluir
  8. Já li esse livro e o amei, é incrível como o autor conseguiu me envolver, acho que já li quase todos os livros dele lançados aqui no Brasil e todos conseguiram me surpreender de alguma forma. Esse livro li somente após ver a adaptação, não imaginava na época que vi o filme que existia o livro. Apesar de ter gostado do filme, sem dúvida o livro é bem mais completo para mim.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita curiosidade em ler os livros do Dan Brown, no momento só assisti as adaptações e gosto muito do clima de mistério presente no filme, depois dessa resenha pretendo ler o livro logo.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Ainda não li nada do Dan Brown mas quero muito conhecer sua escrita e a historia de O Código da Vinci não foi uma que me interessou por isso ainda não assistir ao filme e nem li o livro !!

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca li os livros do Dan, vejo muita gente dizendo que é ótimo, mas acho que se eu tentasse ler eu não ia gostar, quem sabe um dia eu veja o filme e mude o meu conceito né? Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu já tentei ler esse livro, mas juro que nunca consegui finalizar a leitura, para mim se arrasta de mais o livro :(

    ResponderExcluir
  13. Consegui ler já faz um tempo e adorei. Peguei vários dele na escola depois que li e caramba, é tão louco! As coisas de religião são bem polêmicas, mas fazem pensar e gosto muito disso nos livros dele. A investigação é bem gostosa de conferir. É um livro inteligente e muito bom de ler. Vale a pena ver o filme também, pra quem não viu ou leu são ambas ótimas obras. Sou outra que me arrependi de não ler logo que lançou xD

    ResponderExcluir
  14. Oi Nanda, o filme eu já vi umas 3 vezes e adoro. O livro li apenas uma mesmo, mas gostei tanto quanto o filme. Duas ótimas opções.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!