Resenha Confúcio - As lições do mestre

em 5 de fevereiro de 2016


Esta é uma seleção de ensinamentos de Confúcio (551-479 a.C.), um dos maiores vultos da filosofia e da religião. Confúcio ensinava que a sobrevivência da civilização depende do exercício correto de uma cultura racional, da prática de uma moral eficaz em inibir o mal e ensejar o altruísmo e a bondade. Os preceitos confucionistas defendem uma base humanística na educação, cujo cerne é o aspecto humano e moral. Para o Mestre, o tipo ideal de indivíduo é o Junzi, o “educado”, uma pessoa de bons modos, instrução e qualidades morais elevadas. Traduzidos direto do chinês, estes pensamentos compõem um guia indispensável para nos aconselhar em tempos confusos e de relativismo moral como os de hoje.

Filosofia / Religião e Espiritualidade






As Lições do Mestre - Confúcio
ISBN-13: 9788563420336

ISBN-10: 856342033X
Ano: 2016 / Páginas: 96
Idioma: Português 
Editora: Jardim dos livros


As Lições do Mestre é um livro cheio de ensinamentos, Confúcio foi um pensador e filósofo Chinês, seus pensamentos foram desenvolvidos num sistema filosófico conhecido por confucionismo.


Neste livro conhecemos um breve ensinamento sobre quem foi Confúcio e seus principais ensinamentos, como foi sua vida, aprendemos um pouco sobre as dinastias e como Confúcio se preocupava em resgatar sua civilização da ruína.


"Confúcio não se pretendia um reformador, muito menos algum tipo de pregador religioso (e nada mais errado do que considerá-lo alguma espécie de santo ou de profeta). Em seu entendimento, ele era um educador - ou um filósofo, se preferirmos esse termo."


Confúcio tinha uma base nas tradições e crenças chinesas, seu principal lema é a educação humanística, ele defendia o ensino das artes, educação física (artes marciais) e da matemática para experimentar uma formação completa.






O livro em si é leitura rápida, a edição foi muito bem feita, a Editora fez um excelente trabalho desde a capa do livro, que conta com uma contra capa vermelha que chama atenção para algumas páginas pretas e suas ilustrações brancas e cinzas, e falando em ilustração, são lindas as que encontramos durante a leitura, sem dúvida é um livro para os amantes da filosofia, mas também para aqueles leigos que buscam saber um pouco mais sobre Confúcio. A Introdução desde livro foi muito bem escrita, um resumo muito bem feito sobre a vida e sobre os ensinamentos do grande mestre, ainda arrisco a dizer que está foi a melhor parte do livro.





Uma atenção especial para linda diagramação, é uma maravilha do começo ao fim, eu amei ler este livro, como tem pouco tempo que faço Yoga, foi muito legal perceber que os ensinamentos de Confúcio muito se assemelham ao modo de pensar da Yoga, tudo que possa me ajudar a crescer é bem vindo e foi muito bom conhecer um pouco da história deste filósofo.



Beijos






17 comentários

  1. Achei super legal, esse é um livro que vale a pena conferir. Ainda mais pra quem quer saber mais dele, ou por estudo ou pela curiosidade. Além de a edição estar linda. Parece muito bem feita.

    ResponderExcluir
  2. O livro tem um conteúdo bem interessante para os amantes de filosofia, não é o meu caso, mas achei interessante. A editora caprichou muito na parte física do livro, a edição ficou muito bonita pelo que podemos ver nas fotos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito.
    Porem não faz meu gênero literário, e confesso que não gosto de livros ilustrados, mas achei muito linda a capa, e o livro aborda um tema bem diferente, mas como filosofia não é meu forte, com certeza essa leitura estar fora de cogitação.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  4. Mila!
    Sou bem fascinada pelos ensinamentos do Confúcio e claro, desde que soube do lançamento desse livro, fiquei totalmente encantada e quero ler.
    “Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele.” (Jean-Jacques Rousseau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Top Comentarista fevereiro, 4 livros e 3 ganhadores, participe!

    ResponderExcluir
  5. Oi Milla!
    Não conhecia esse livro ainda, mas que linda essa edição! Adoro livros com ilustrações.
    Não sabia que você fazia ioga, eu tinha vontade de começar, então me interessei pelo livro também.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Mila,

    a diagramação desse livro é mesmo muito bacana, mas infelizmente ele não me chama muita atenção...

    Beijos!
    Participe do Sorteio de Carnaval
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  7. O livro é muito bonito, e sendo uma leitura curta eu provavelmente leria. Adorei.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila,
    Eu achei o livro bem interessante a pela foto a edição parece estar linda. Não dispensaria a leitura.
    Ah morro de vontade de fazer Yoga.

    Tenha uma linda semana ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser delicioso de ler, super fluído. Além da ideia ser interessante, a edição foi o que mais me atraiu. Deve fazer tão bem à alma *-* Abraços, adorei a resenha. :a

    ResponderExcluir
  10. Já quero pra mim, ja me encantei pela simplicidade desta capa, agora lendo sua resenha, sem duvida já vai para minha lista!

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nenhum livro de algum filósofo e por isso resolvi ler esse livro, não é um tipo que eu estou acostumada mas acho que vale a pena ler seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  12. Sua resenha está muito boa, mas lendo um pouco mais sobre a história desse livro percebi que ele não faz meu estilo de leituras, por esse motivo não me interessou e consequentemente não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  13. O trabalho gráfico parece está um primor mesmo. Mas o livro em si não me interessou muito no momento.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  14. Aprendi sobre Confúcio na escola há muito tempo atrás hahahahahaha
    A editora é sempre impecável na edições, mas deixa a desejar nas revisões, mas, ainda sim, quero ler.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    A edição do livro ficou mesmo muito linda, conheço um pouco da historia de Confúcio o que me deixou muito curiosa para poder conferir seu livro e ensimamentos !!

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia a história, nem o livro, mas ele é lindo! Essa capa é maravilhosa. Entretanto, não é um gênero que eu goste, infelizmente.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, esse livro, essa capa, é lindo!
    Mas não é o tipo de leitura que gosto.
    Beijos

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!