Resenha Antes que Seque

em 28 de fevereiro de 2016




Antes que Seque
Autor(a): Marta Barcellos
Gênero:Contos/ Crônicas
Páginas: 192
Editora: Record

Vencedor do Prêmio SESC de Literatura 2015 na categoria Contos

As doze mulheres retratadas nos contos de Marta Barcellos se defrontam com uma mesma impossibilidade: a de engravidar e corresponder a uma figura maternal idealizada.  Marta costura essas histórias com uma linguagem eficaz, ao mesmo tempo pungente e delicada, incitando o leitor, fascinando-o e conduzindo-o por contos que giram em torno da classe média alta e seus códigos; da promessa de felicidade que não se cumpre em padrões de consumo e aparências; da urgência e do mal-estar de se viver em uma sociedade de contrastes. Antes que seque nos surpreende com profundas reinvestigações do que pode ser o ato de contar um conto: inventivas releituras de uma forma aparentemente inesgotável.









Achei muito bonita a capa deste livro (um útero esculpido com flores), foi até devido a isso que o escolhi para ler e resenhar aqui no blog.

A autora discorre sobre a dificuldade de engravidar, aborto e o ideal feminino que acerca a maternidade.


“Um dia, ela vai querer partir mas não vai saber pra onde nem como, porque os filhos ainda dependem dela. Um dia ela não vai mais precisar partir e vai sentir falta de quando sua infelicidade se parecia com a da mocinha da novela – ao menos uma protagonista. Porque chega um dia, quem podia imaginar, em que a mulher não é mais protagonista da própria vida. E isso ela ainda vai descobrir, no dia em que estiver espichando a pele do rosto na frente do espelho.” (pág. 105)


São 22 contos, deles, cinco tem o ponto de vista masculino, apesar de que é de forma bem sutil, mantendo neutras as opiniões e julgamentos, não é um livro feminista, e sim aborda temas delicados na esfera feminina, a obrigatoriedade de ser mãe numa sociedade machista, e apesar de todos os avanços sociais, ainda persiste.


Marta Barcellos estréia na literatura brilhantemente, conquistou o prêmio SESC na categoria Contos. Ela passou cinco anos pesquisando para compor esta obra, e assim realizou um sonho de adolescência.




Sou suspeita para indicar livros de contos, acho ideais para ler no ônibus e viagens curtas, este eu indico as mulheres, por fazer parte da nossa complexidade, mas os homens mais sensíveis também gostarão, certamente.


Impossível não se identificar com algumas personagens de seus contos, a leitura flui bem e o livro é muito bem escrito, sem ser piegas e nem maçante.


Espero que tenham gostado da indicação, até a próxima,







13 comentários

  1. Não conhecia o livro. Dica anotada ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa Fer, não conhecia esta autora, o livro parece ser ótimo, e você descreveu os detalhes da resenha com tanto entusiasmo que deu até vontade de ler, e eu nem tinha percebido a capa que era um útero esculpido em flores.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bem eu não sou lá muito fã de conto, mas para quem gosta é uma boa indicação.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Ainda não conhecia o livro e mesmo fazendo um tempo que não leio contos achei os temas abordados pela autora bem interessante me deixando com vontade de ler !!

    ResponderExcluir
  5. Eu não curto contos. sei lá, por serem histórias curtinha, fico com a impressão de que faltou algo... acho meio que impossível se contar uma história coerente em poucas páginas. Mas tudo aí me foi interessante: a capa é linda e a sinopse é interessante com temas atuais.

    ResponderExcluir
  6. Achei legal a proposta, parece ser um livro delicado e aborda temas que quem é mulher vai se identificar. Não sei se leria ainda, no entanto. Achei legal, mas confesso que não é um que pegaria de cara.

    ResponderExcluir
  7. Quase não leio livros de contos, no entanto esse livro retrata de uma maneira reflexiva a realidade, e como você mesma disse acabamos nos identificando com as personagens, já vou anotar essa dica.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de ler contos, pois a maioria é bem rápido e leitura fluída. Achei bem interessante o tema dos contos e crônicas.

    ResponderExcluir
  9. Gostei e muito, pois gosto de ter livros de contos sempre a mão para os dias que não quero leituras longas.
    Anotando a dica.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser bem rápido de ler e com bons contos, fiquei interessado nele. Já é a segunda resenha positiva que leio, então acho que vou gostar! Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Já vi sobre esse livro em outros blogs, mas admito que ele não despertou um pingo do meu interesse até agora. Não costumo ler contos com frequência e acho que não estou em uma boa época para uma leitura como essa, apesar dela abordar assuntos que poderiam levar a reflexão.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Nanda!
    Além de gostar de livros de contos, o tema é bem interesante e me identifico muito, porque sempre tive problemas para engravidar.
    “Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amei a indicação.
    Gosto muito de contos e a capa é realmente linda, espero em breve estar desfrutando dessa leitura.

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!