Resenha Animais Fantásticos & Onde Habitam

em 22 de dezembro de 2015



A acromântula é uma aranha monstruosa de oito olhos e dotada de fala humana, foi desenvolvida pelos bruxos para guardar suas casas ou tesouros... O basilisco, também chamado de rei das cobras, é verde-vivo e pode alcançar até quinze metros de comprimento. Sua criação foi declarada ilegal, desde a época medieval. O dragão é o animal mais mágico do mundo; seu couro, sangue, coração, fígado e chifre têm grandes propriedades ilusionistas.

Estas breves descrições são apenas uma amostra do que o leitor pode encontrar em Animais fantásticos & onde habitam , de J. K. Rowling, escrito sob o pseudônimo de Newt Scamander, e com prefácio do sábio Alvo Dumbledore. Ao livro, adotado pelos professores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e considerado uma obra-prima, atribui-se a responsabilidade pelo bons resultados dos alunos nos exames de Trato das Criaturas Mágicas. E a obra não é recomendada só para estudantes. "Nenhuma casa bruxa está completa se não possuir um exemplar." Trata-se de um guia com mais de 80 espécies de animais e seus respectivos hábitos, costumes e origem.

Este exemplar lançado no mundo dos trouxas (não-bruxos) é uma duplicata do Animais fantásticos & onde habitam de Harry Potter, editado, inclusive, com notas informativas que ele e seus amigos fizeram à margem das páginas. Segundo Scamander, Animais... já está em sua 52ª edição e esclarece, entre outras dúvidas, o significado de animal para a comunidade mágica; fornece sua classificação; a percepção dos trouxas sobre esses seres; ensina como e por que mantê-los ocultos em hábitats seguros, desobediência esta que incorre em multa; e faz um histórico das normas impostas pelo Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas do Ministério da Magia, ao longo dos séculos, para preservar as feras fantásticas e assegurar aos bruxos o prazer de apreciar seus poderes e beleza.

A escritora escocesa J. K. Rowling cedeu todos os direitos de publicação desta obra para a Comic Relief, uma organização humanitária criada por comediantes britânicos para ajudar crianças carentes. Eles usam o riso para combater a pobreza, a injustiça e a calamidade.

Por exigência da autora, os nomes dos animais foram mantidos na Língua Inglesa, com a tradução entre parênteses. 

Fantasia / Infantojuvenil









Animais Fantásticos e Onde Habitam
J. K. Rowling - 2001 / 64 páginas - Rocco


"A visão à noite de uma árvore cheia de pústulas brilhantes, embora decorativa, atraía muitos trouxas querendo saber por que seus vizinhos continuavam a acender os enfeites de Natal em junho."


Animais Fantásticos & Onde Habitam não é um livro comum, é como se fosse um livro didático, só que não para nós, humildes leitores, este é um livro para os bruxinhos lindos que nos encantaram desde os lançamentos dos livros de Harry Potter. É um livro extra por assim dizer, um livro que nunca tinha tido interesse em ler e este interesse no momento só se deu por causa do lançamento do filme, claro que depois de ver o trailer eu corri para ler e me encantei profundamente.


Quase como um catálogo, neste livro encontramos 72 espécimes e em cada uma há uma explicação de sua origem, sua característica e a classificação, se é perigoso, ou até mesmo inofensivo..


"Resta apenas responder à pergunta para a qual todos nós, no íntimo, sabemos a resposta: por que continuamos, coletiva e individualmente, tentando proteger e ocultar os animais mágicos, mesmo os que são selvagens e indomáveis? A resposta é transparente: para assegurar às gerações futuras de bruxas e bruxos o prazer de apreciar seus poderes e sua estranha beleza, como temos tido o privilégio de fazer até hoje."


Alguns animais:


Sobre o Clabbert (Claberto)

Criatura arbórea, que lembra uma cruza de mico com sapo.

"Sua característica mais marcante é uma enorme pústula no meio da testa que fica vermelha e faísca quando o bicho percebe um perigo. No passado, os bruxos americanos mantinham clabertos em seus jardins para dar sinal antecipado da aproximação de trouxas, mas a Confederação Internacional dos Bruxos criou multas que reduziram muito tal prática. A visão à noite de uma árvore cheia de pústulas brilhantes, embora decorativa, atraía muitos trouxas querendo saber por que seus vizinhos continuavam a acender os enfeites de Natal em junho."


Sobre os Erumpentes

Animal africano, cinzento, de grande porte e força, pode ser confundido com um rinoceronte, com chifre afiado sobre o nariz e um grande rabo que lembra uma corda, seu chifre pode perfurar qualquer coisa e contém uma secreção fluida que faz a coisa ou pessoa injetada explodir.


"O número de erumpentes não é grande porque os machos causam a explosão uns dos outros durante a temporada de acasalamento."


Sobre o Hipogrifo


É nativo da Europa, tem a cabeça de uma enorme águia e o corpo de cavalo. Pode ser domesticado, embora isso só deva ser tentado por peritos.

Então aparece um comentário de Rony, "Será que Hagrid leu este livro?"

Além de se encantar em conhecer um pouco mais sobre cada um dos animais, ainda contamos com alguns comentários de Rony, o que dá uma dinâmica ao livro, é engraçado.

Ler este livro só dá mais vontade de revisitar todo o mundo de Harry Potter.

Eu apenas senti falta de uma coisa, gravuras com as imagens de cada animal seria fantástico!!

Indico para os fãs de Harry Potter!


Beijos



11 comentários

  1. Oi Mila, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, quero ainda mais por causa do filme.
    Acho que vai ser uma leitura do ano que vem e tenho certeza que vou gostar demais!
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mila!
    Aprender sobre os animais que ajudam os bruxinhos deve ser ótimo.
    Uma pena mesmo não ter figuras, como conheceremos os bichinhos?
    “E que não somente o Papai Noel esteja presente, mas principalmente o motivo pelo qual o Natal existe: JESUS!” (Tamy Henrique Reis Gomes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  3. Gente, eu nem sabia da existência desde livro. Pasmem aqui !!!
    Tá bom, que não sou suuuuper fã de HP, mas convivo com pessoas que falam da série 24 h por dia e nunca ouvi falar de Aniimais Fantásticos e O de Habitam.
    Mas foi uma grata surpresa conhecer esse livro. Uma ótima dica de presente de natal para os fãs de Harry Potter .

    ResponderExcluir
  4. Bom, ainda não li Harry Potter, mas pretendo ler Animais Fantásticos & Onde Habitam, pois parece ser muito bom, além que é bom conhecer um pouco mais sobre o mundo de Harry Potter.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Camila. Não li Harry Potter, mas também não tenho algum interesse. Animais Fantásticos e Onde Habitam é uma ótima pedida para os fãs da série que querem conhecer características mais profundas sobre os animais da série. Também pode ser bem útil para os não-leitores da saga de bruxos, apenas para conhecer um pouco mais deste mundo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, este livro parece que explica bem sobre as criaturas da Saga Harry Potter, apesar de não ter lido nenhum livro, assisti todos os filmes.

    ResponderExcluir
  7. J.K Rowling sempre nos supreendendo com seus livros, como não ficar ao menos curiosa com esse livro? ainda mais com prefácio de ninguém menos que Alvo Dumbledore! Amo demais os mundo de Harry Potter vou ler o livro e assistir ao filme.

    ResponderExcluir
  8. Não sei absolutamente nada do universo de Harry Potter, apesar de ter amigos super fãs e que me indicaram várias vezes a série. Uma das minhas metas pra 2016 é justamente ler a série.

    ResponderExcluir
  9. Não sou um grande fã de Harry Potter, então a leitura de Animais Fantásticos & Onde Habitam não seria útil para mim. Mas, creio que fãs adorariam esta leitura, principalmente por apresentar cada ser da saga preferida de muitos. Gostei da descrição do Hipogrifo.

    ResponderExcluir
  10. Não li Harry Potter, mas vi os filmes, em parte não leio os livros por serem de um gênero que não curto muito, todavia ver as adaptações sempre mata meu interesse na maioria das vezes. Esse livro com certeza é perfeito para os fãs da saga, acho impossível que eles não fiquem curiosos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Não sei quanto a reler HP, pois eu na verdade não li nada dele ainda, mas este livro me pareceu interessante. Não tinha visto nenhuma resenha dele ainda, então vou anotar para não esquecer.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!