Resenha A Mágica da Arrumação | Marie Kondo |

em 3 de novembro de 2015


Sinopse: A mágica da arrumação se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. Aos 30 anos, a japonesa Marie Kondo virou celebridade internacional, uma espécie de guru quando o assunto é organização. Seu método é simples, porém transformador. Em vez de basear-se em critérios vagos, como “jogue fora tudo o que você não usa há um ano”, ele é fundamentado no sentimento da pessoa por cada objeto que possui. O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: “Isso me traz alegria?” Você só deve continuar com algo se a resposta for “sim”. Pode soar estranho no começo, mas, acredite, é libertador. Você vai descobrir que grande parte da bagunça em sua casa é composta por coisas dispensáveis. Prático e eficiente, este método não vai transformar apenas sua casa – ele vai mudar você. Rodeado apenas do que ama, você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida com que sempre sonhou...








A MÁGICA DA ARRUMAÇÃO
Autora: Marie Kondo
Ano: 2015
Páginas: 160
Idioma: português 
Editora: Sextante 

Você já escutou falar neste livro maravilhoso?

Conhece o Método KonMari?


Bom, demorou um pouco para que eu tenha interesse em ler este livro, meu interesse só apareceu depois de ver um vídeo muito legal sobre o livro no canal da Jout Jout, assim solicitei o livro e terminei a leitura muito rápido.


O Método KonMari é um guia para ajudar aqueles que querem um ambiente mais organizado, seja sua casa, seu quarto, antes de ler este livro eu me achava organizada, o meu problema é que vivo acumulando coisas e ler este livro me fez ver algumas coisas importantes, que eram imperceptíveis.


Notei que tenho roupas demais, tenho roupas antigas que gosto muito, também tenho aquelas que ganhei e usei umas duas vezes, mas nunca me desfiz porque foi presente. Com este livro o leitor aprende que só se deve ficar com aquilo que te faz feliz.


Imagina você se desfazer daquilo tudo que não te faz feliz, você deve pegar peça por peça e se perguntar, isto me faz feliz?
Se te faz feliz, você guarda, se não joga fora, dá para caridade.


Logo no início do livro temos alguns depoimentos de pessoas que utilizaram o método, veja um deles, para descontrair.


"O curso me fez enxergar as coisas de que eu precisava e que não precisava. Então descobri que não precisava do meu marido e me divorciei."


Marie Kondo também nos mostra uma ordem ideal para você que quer organizar sua casa:

• BLUSAS (camisas, suéteres, etc.)
• PARTES DE BAIXO (calças, saias, etc.)
• ROUPAS DE PENDURAR (blazers, casacos, ternos, etc.)
• MEIAS
• ROUPAS ÍNTIMAS
• BOLSAS
• ACESSÓRIOS (lenços, cintos, chapéus, etc.)
• ROUPAS PARA OCASIÕES ESPECÍFICAS (biquínis, sungas, uniformes, etc.)
• SAPATOS

Também aprendemos como dobrar nossas roupas, a melhor maneira de colocar nos nossos armários, e concordo com a autora, da maneira que ela explica, você não esquece daquela peça que você ama, mas que está lá no fundo do armário.


O que eu percebi ao ler este livro é que tenho coisas demais, tenho muitas roupas que ganhei de presente e que não gostei tanto assim, tenho algumas que simplesmente não combinam comigo e em vez de me desfazer eu deixo lá, criando poeira, também tenho peças que acho que vou usar algum dia, mas que depois percebo que não usei.


Achei o livro muito instrutivo, curti muito a maneira que Marie dobra as peças e dispõe no armário, é prático, é bonito, dá felicidade de ver. Então, borá botar em prática o que aprendi!


Quanto a isso, ainda não comecei, mas vou fazer e fiquei muito feliz de conhecer este livro.


Alguns Quotes:


"Se você guarda cartas de um antigo amor porque não consegue esquecê-lo, mais um motivo para jogá-las no lixo. Apegar-se a elas pode fazer você perder oportunidades de novos relacionamentos."
 "A melhor hora para começar é de manhã. O ar fresco matinal aguça sua capacidade de discernimento e provoca maior clareza mental."
 "É comum encontrar aparelhos de rádio e TV quebrados na casa dos meus clientes. Evidentemente, não há motivo para mantê-los. Se você também guarda aparelhos que não funcionam mais, encare a organização como uma oportunidade de se livrar deles."



Enfim, eu amei este livro, tirei várias dicas super legais para colocar meu quarto em ordem e claro que eu recomendo!


15 comentários

  1. Já escutei falar desse livro e estou muito interessada nessa leitura.
    Tem muito do uso da psicologia na organização. As crianças devem aprender a arrumar seus próprios brinquedos porque auxilia na organização mental.
    Fiquei ainda com mais vontade de ler depois da sua resenha.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  2. Mila!
    Assim, em relação a roupas, não junto muito não, gosto de ter só aquelas que mais gosto de vestir, mas se serve para as roupas, deve servir para outros objetos também, porque meu problema é reciclar e daí vou juntando e demoro o maior tempão para reciclar as coisas e elas vão acumulando.
    De todo o jeito, maridão acumula muita roupa, nossa! Vivo pedindo apra ele fazer um descarte, mas quem disse que ele quer?
    Gostaria de ler com ele.
    “Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.”(Provérbio Chinês)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mila!
    Pense numa pessoa bagunceira e desorganizada? Sou eu. Menos com minhas roupas. Elas não estão arrumadas como a Marie indica mas, ainda assim não é um monte jogado no guarda-roupa.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu acho que se lesse também começaria a pensar em um monte de roupa que só fica juntando poeira. Acho que seria bem válida a leitura desse livro pra mim rs Quem sabe eu me animo.
    Ótima dica!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    quando vi este livro pela primeira vez me apaixonei, mas quanto mais resenhas eu leio, mas tenho certeza que ele livro não é para mim rsrsrs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Admito que a primeira vista, esse livro não me desperta interesse. Não sou de longe organizada, isso eu admito, não tenho paciência e arrumo as coisas por necessidade, então apesar de talvez precisar desse livro ele não me chamaria a atenção.
    Porém, sua resenha me deu um novo olhar sobre a obra e acho que poderia arriscar a leitura, para organizar melhor meu quarto e toda a casa, aposto que coisas para jogar fora ou doar não faltariam, pois tanto eu quanto meu pai temos mania de guardar coisas, mesmo não necessitando mais dela.
    Levarei em conta sua dica e pensarei em dar uma chance para a leitura quando voltar para casa, acho que poderia ser de alguma ajuda.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Não conhecia o livro mas parece interessante. Bom eu sou totalmente organizada e acredito que sigo algumas das dicas que ela deu. Uma coisa que aprendi com meu excelentíssimo noivo sobre o acumulo das coisas e sempre que você compra ou ganha alguma roupa nova doe uma antiga. Isso é muito legal.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Para os bagunceiros de plantão e para quem mora sozinho, acho uma boa pedida, Apesar que mesmo para mim que sou organizada, deve ter boa dicas.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou muito bagunceira, mas já ouvi falar muito bem sobre este livro, estou louca pra ler ele. Com certeza será um dos primeiros que vou ler em 2016.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Camila, não estou pronto, ainda, para ler livros de autoajuda. Mas, A mágica da arrumação parece bastante interessante para aqueles que desejam se organizar ou aprenderem algo mais com as técnicas da autora.

    ResponderExcluir
  11. Não é o tipo de leitura que eu faria e não gosto de qlqr coisa que lembre remotamente autoajuda. Eu sou bem organizada e não sou uma acumuladora hahahahaha

    ResponderExcluir
  12. Nossa, não conhecia esse livro, mas é bom para o leitor ter uma base de como se organizar, achei bem interessante e pretendo lê-lo futuramente.

    ResponderExcluir
  13. esse livros é para mim!
    sou desorganizada de carteirinha e em uma hora dessa um livro desse só me ajudaria.

    ResponderExcluir
  14. Oie
    Com certeza vou amar as dicas que esse livro traz.Por que mesmo eu também sendo uma pessoa organizada adoro guardar as coisas e faço uma tempestade caso tenha que me desfazer delas.Mas já está mais do que na hora de tirar aquelas roupas que não me servem mais do armário.Vou dar uma procurada nesse livro na livraria daqui.

    ResponderExcluir
  15. Preciso ler muito esse livro, meu guarda roupa é um desastre, preciso ser mais organizada :(

    Beijinhos

    http://coruujando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!