Resenha: O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint - Exúpery

em 23 de outubro de 2015


Sinopse

Um clássico para crianças e adultos há mais de setenta anos.

– Adeus – disse a raposa. – Eis meu segredo (ele é muito simples): só se enxerga bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
– O essencial é invisível para os olhos – repetiu o principezinho, para guardar na memória.
– E o tempo que você gastou com sua rosa é que faz sua rosa ser tão importante.
– E o tempo que gastei com minha rosa... – disse o principezinho, para guardar na memória.
– Os humanos esqueceram essa verdade – disse a raposa.
– Mas você não deve esquecê-la. Você se torna responsável para sempre por aquilo que cativou. Você é responsável por sua rosa...
– Sou responsável por minha rosa... – repetiu o principezinho, para guardar na memória.

”O essencial é invisível para os olhos.”

Há algumas histórias que transformam o mundo de seus leitores para sempre. O pequeno príncipe é uma delas. Um piloto isolado no deserto do Saara acorda e se depara com um garotinho loiro dizendo: “Por favor, desenhe uma ovelha para mim”. Nesse momento, o piloto se dá conta de que, quando a realidade parece inexplicável, não há outra escolha a não ser sucumbir a seus mistérios... E, justamente, um dos grandes mistérios deste livro é encantar gerações e gerações de leitores há mais de setenta anos, tanto adultos como crianças, que a cada leitura descobrem novos significados para as sábias palavras do principezinho. As belas aquarelas de Saint-Exupéry, aqui reproduzidas como na primeira edição do livro, em 1943, permitem viajar por planetas desconhecidos e se encantar com esta fábula mais do que poética.









Título: O PEQUENO PRÍNCIPE
Título Original: LE PETIT PRINCE
Tradução: Ivone C. Benedetti
Coleção L&PM Editores
Infantojuvenil
Páginas: 96
1° Edição: janeiro de 2015


Nesta bela edição deste clássico mundial que tive o privilégio de conhecer esta famosa história. Claro que já tinha visto o filme e a série feita para TV na minha infância, mas o livro eu nunca tinha lido. Como no Desafio A Elite 2015 pedia um livro que tinha vontade de ler na infância corri na minha estante desencalhar o meu.



O livro possui belíssimas ilustrações do próprio autor, e a história que todos conhecemos em uma edição simples mas primorosa feita pela editora L&PM Editores.







Não entendo pq demorei tanto tempo para ler esta obra, na verdade, enquanto criança nunca tinha ouvido falar no livro, conhecia através de um filme e uma série como comentei anteriormente, na escola onde eu estudava, a biblioteca era muito pequena e não me recordo de ter essa leitura, e confesso que valeu muito a pena, gostei bastante da filosofia do autor, é uma história atemporal que agrada crianças e adultos.




Neste ano lançaram mais uma adaptação cinematográfica, não tive a oportunidade de assistir mas vou procurar, recomendo muito esta leitura e acredito que sou das poucas booklovers que ainda não a conhecia.





Espero que tenham gostado, até a próxima,




15 comentários

  1. Oi, Nanda
    Eu também demorei muito para ler, na verdade ainda não li, diferentemente de você que teve essa oportunidade recentemente. De fato deve ser tudo isso que sempre falam.
    O filme também não assisti ainda.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu ameeeeeei esse post! Eu já li o livro e vi o filme recentemente e essa é uma das histórias mais lindas que eu já conheci, todos deveriam ler! <3
    Mil Beijos!
    https://twitter.com/GabyzinhaCullen

    ResponderExcluir
  3. Assim como você demorei demais para conferir O Pequeno Príncipe, em parte porque na infância não me lembro de ter ouvido falar do livro e na biblioteca da escola raramente ia nos últimos anos, logo se algum dia no passado tive a oportunidade de ler esse livro, de certo a perdi. Entretanto, tive a oportunidade de conferir o livro esse ano e entendo agora o tamanho sucesso dele. A mensagem que passa é encantadora, a filosofia do autor emociona e adoraria ter lido na infância esse livro na escola, pois teria aprendido muito com ele.
    Não vi a adaptação que saiu, mas tenho muita vontade, espero que ela seja tão encantadora quanto o livro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Depois que li esse livro que entendi porque as pessoas gostam tanto do livro, eu adorei e apesar de ser um livro para crianças, tem uma liçao muito grande. agora só falta eu assistir o filme.

    ResponderExcluir
  5. Esse é um dos livros que todos deveriam ler!
    Acho lindo: Simples e muito sensível.
    Adorei.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Nanda, O Pequeno Príncipe é, realmente, um grande clássico. Realizei a leitura do livro anos atrás, mas não gostei devido a minha pouca idade. Porém, lembro-me ainda de pequenas e grandes lições e reflexões que o livro nos passa. preciso reler, sei que vou gostar muito!

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanda, este livro é atemporal e deveria ser lido por todos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    É impressionante como um livro infantil e relativamente pequeno nos traz tantas lições morais e existenciais, além de mexer com a nossa imaginação.
    Eu vi o filme e gostei demais.
    Preciso ler o livro porque é um pouco diferente do filme e possivelmente é ainda melhor.
    E a resenha ficou ótima, sempre bem detalhada.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li O Pequeno Príncipe, mas só li comentários positivos em relação a esse livro e por esse motivo quero muito ler esse livro, acredito que irei adorar.
    Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  10. É vergonhoso admitir, mas nunca li e tbm não tenho vontade... fico até imaginando o povo me chamando de louca hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  11. oi.
    a primeira vez que eu li confesso que não gostei muito não, mas atualmente estou lendo e vendo que meu senso critico e reflexão melhoraram muito, porque estou gostando muito.
    tbm ainda n tive a oportunidade de ver a adaptação, mas se for ver espero q seja legal.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. Oi Nanda!
    Eu também demorei um pouco para ler esse livro,porem depois que li se tornou um dos meus favoritos! Ele vai muito além das frases que todos citam (inclusive eu !), pois as viagens que ele faz pelos planetas, nos faz pensar na essência e nos diferentes tipos de pessoas.
    Engana-se que acha que é uma leitura infanto-juvenil.

    http://naoeaterradonunca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nanda!
    Esse livro faz parte da minha em diversas fases e a cada vez que o leio, tenho uma perspectiva diferente e grande aprendizado, mesmo já estando com meio século de vida.
    É simplesmente divino e atemporal!
    “Temos a arte para não morrer da verdade.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  14. O pequeno principe é um dos livros mais explendidos que existe na Terra, nos mostra de um jeito simples o significado do amor. MAravilhoso, pretendo relê-lo

    Beijinhos

    http://coruujando.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  15. Já li o pequeno Príncipe 2 vezes uma vez lendo com meu filho e outra para o desafio. Mas nunca me canso. É sempre lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!