Resenha: Bom dia, sr Mandela - Zelda la Grange

em 12 de outubro de 2015


Sinopse

A secretária particular de Nelson Mandela faz um relato sobre a vida íntima do grande líder da África do Sul, relatando como era viver no apartheid e como o convívio com Mandela a fez abandonar todos os tipos de preconceito. Na descrição do dia a dia dos últimos 20 anos da vida de Mandela, um perfil humano e carismático do líder  da luta contra o apartheid.








Bom Dia, Sr. Mandela
Autor(a): Zelda la Grange
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 432


Eu precisava ler uma biografia para o Desafio A Elite 2015, como a Mila me enviou este, achei uma boa ideia e assim não ficava em atraso com o blog e cumpria o Desafio.

A vida de Nelson Mandela sempre me interessou, pois gosto de política e a vida dele nos anos 80 e 90 foi muito bem especulada pela mídia devido sua luta contra o apartheid na África do Sul. Foi um líder respeitado e comprometido, servia e serve como exemplo para muitos líderes de governos como um homem a frente do seu tempo, onde sua maior lição deixada era o perdão, isso a autora explicita bastante em suas memórias.

Zelda la Grange, foi sua secretária particular, uma moça criada como africâner(grupo de brancos sul-africanos descendentes dos colonos europeus), cheia de pensamentos racistas e que nem em sonho poderia imaginar um dia que estaria tão próxima de um homem negro, mesmo sendo presidente de seu país, e que ainda viesse a admirá-lo.

Ela conta seu dia-a-dia com Madiba, como era chamado carinhosamente, suas manias, seus ensinamentos e o mais importante, o grande presidente e líder que foi, admirado e tendo amigos importantes em diversos países como a rainha Elizabeth e o ex-presidente Bill Clinton.

“A integridade de Madiba se baseava no respeito. Respeito pelos amigos, respeito pelos inimigos, pelos que são mais pobres que você, os que se vestem pior e são menos educados, até mesmo para com aqueles que lhe prejudicam ou cometem erros. Mas também para com os mais poderosos, os mais ricos e os mais espertos que você."

É um livro delicioso que merece ser degustado, não apenas aos que apreciam uma boa literatura ou biografia, mas qualquer pessoa que queira aprender mais sobre ser humano, no quanto perdoar pode mesmo nos tirar da ignorância e tornar nossa vida mais fácil e plena.

Estudantes e amantes de História também amarão este livro, devido ao seu contexto e período que foi bastante importante ao século XX.


Espero que tenham gostado, até a próxima,





11 comentários

  1. Oi, Nanda
    Mesmo não lendo muito biografias, esse seria uma leitura bem interessei. Gostei de saber que recomenda e que a leitra afinal é boa.
    E pelo que você falou aborda muito as humanidades. Adoraria ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não sou de ler biografias, mas essa em especial me interessa bastante, devido aos ensinamentos que ela carrega a partir da história de um homem que tantos admiram e serve de exemplos para muitos. Não sei quando surgirá a oportunidade, mas espero gostar tanto quanto você.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda! Não tenho esse costume de ler biografias, mas quando vejo que é uma boa história que vale a pena ser lida, não penso duas vezes antes de pegar para ler. Nelson Mandela é um exemplo de homem e acredito que todos devem conhecer sua história de vida e luta. Quero ter essa oportunidade que você teve de ler essa obra.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda, até tenho vontade de ler este livro, mas não no momento. A história do Mandela tem muitos ensinamentos e deve mesmo ser lida.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Não há como ser ruim uma história que tenha a ver com Mandela.

    "É um livro delicioso que merece ser degustado, não apenas aos que apreciam uma boa literatura ou biografia, mas qualquer pessoa que queira aprender mais sobre ser humano, no quanto perdoar pode mesmo nos tirar da ignorância e tornar nossa vida mais fácil e plena."

    Faço das suas as minhas palavras pq foi exatamente assim que me senti. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nanda. Não sou nenhum amante das biografias, mas Bom Dia, Sr. Mandela me interessou por sua crítica social e a presença de Mandela marcada no livro. Não é uma leitura desejada, mas interessante, por minha parte.

    ResponderExcluir
  7. não sou de ler biografias de autobiografia muito mesmos livros de autoajuda mas Mandela foi com certeza bastante importante para o mundo e por isso acho interessante me arriscar a ler.

    ResponderExcluir
  8. Acho Mandela sinônimo de paz e igualdade, acho lindo o que ele fez para mudar a situação da África do Sul, acredito que o livro deve ser ótimo, com sua resenha, gostei mais ainda..

    Parabéns :D
    http://coruujando.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  9. Ai Nanda!
    Sou uma admiradora extrema do Mandiba e gostaria demais de ler o livro escrito por sua secretária, sim porque as secretárias sabem mais da vida dos seus chefes do que as próprias mulheres...kkk
    Deve mesmo ser um livro delicioso.
    Acompanhei toda a época em que se passa o livro e saber mais, nunca é demais.
    “Quem quiser vencer na vida deve fazer como os seus sábios: mesmo com a alma partida, ter um sorriso nos lábios.”(Dinamor)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  10. Bom, como não curto muito história, acredito que esse livro não é pra mim, não faz meu estilo, mas mesmo assim parece ser bom, sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  11. Eu quero muito ler!
    Sempre gostei de acompanhar este ícone da história, sempre o admirei,esses dias eu assisti um documentário sobre ele no Netflix, muito bom, amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!