Resenha: As Mais Belas Histórias da Antiguidade Clássica (Vol.1) - Gustav Schwab

em 29 de junho de 2015




Uma obra que oferece ao leitor, em três volumes, uma ampla coletânea dos mitos gregos e romanos em versão romanceada.
“Hoje, As mais belas histórias da Antiguidade Clássica permanece como leitura valiosa não apenas para adolescentes, mas também para adultos. Útil para quem procura um primeiro contato com os mitos da Antiguidade clássica (sem a aridez habitual aos manuais de mitologia), as narrativas são também lidas com grande prazer e curiosidade pelos já iniciados, pois é antes de tudo obra de valor literário intrínseco, além de qualquer função didática que possa ter.” - Paula da Cunha Corrêa.

No primeiro volume estão reunidos “Metamorfoses e mitos menores”, a começar pelo mito de Prometeu, o mito hesiódico das gerações humanas e os relativos às origens das tribos gregas. Além destes, as histórias dos argonautas, de Héracles e os heraclidas, Teseu, Édipo e a guerra de Tebas. 








As Mais Belas Histórias da Antiguidade Clássica
Metamorfoses e Mitos Menores Vol.1
Autor: Gustav Schwab
Tradutor: Luís Krausz
Págs: 334
Editora: Paz e Terra



Neste lançamento da Editora Paz e Terra, do Grupo Editorial Record, temos o primeiro volume de uma trilogia, muito bem trabalhada e com contos numa linguagem atual, de fácil entendimento e compreensão, agradará tanto os amantes da mitologia quanto os leigos.

Como não é um livro técnico, recomendo para os que querem conhecer os mitos sem muito aprofundamento, porém consistente, eu pessoalmente adorei e pretendo ter a coleção, é desses livros para termos na cabeceira.

Em tom romanceado, lemos os contos dos Mitos começando por Prometeu, primeiro habitante da Terra, e também temos Héracles(Hércules), os Argonautas e Édipo, o tom jovial nestas histórias serve como introdução ao futuro aprofundamento desta temática tão fascinante.

Repleto de histórias fantásticas, cheios de deuses, com faunos, centauros, sátiros, feiticeiras, monstros malignos entre outros, vemos como vários autores se inspiraram nestes mitos para escrever suas obras, o que acho muito importante a nós leitores, o conhecimento é mesmo uma bênção, descobrir o que há por trás das grandes obras como O Senhor dos Anéis por exemplo e de onde veio suas inspirações.

O livro, publicado originalmente em 1940 pode ser utilizado como base para trabalhos acadêmicos nesses temas, e já foi utilizado como manual de referência de mitologia grega e romana nos colégios alemães até o início do século XX. 

Com tantos deuses na Mitologia podemos até achar confuso, mas não é, são contos em geral escritos em terceira pessoa, mas com muita habilidade o autor consegue separar e explicar cada um deles, nos trazendo uma leitura gostosa e que nos atiça a curiosidade.

Recomendo aos fãs da literatura mitológica e fantástica! 

Boa leitura!



Até a próxima,






12 comentários

  1. Oi, Nanda
    Acho interessante conhecer um pouquinho mais das mitologias e principalmente quando é assim, nada muito técnico nem muito aprofundado. Acho que se fosse seria muito maçante (pelo menos pra mim)

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  2. Eu sou completamente fã de mitologia ! Tanto que estou até roendo as unhas de ansiedade para ler esse livro !
    Valeu pela dica ... Com certeza irei ler ;)

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nanda!
    como boa fã da mitologia e dos seres fantásticos, fiquei interessadíssima na leitura do livro.
    DEve ser o máximo!
    Semaninha de luz e paz!
    “Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas...”(Chico Xavier)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nanda!

    Eu não curto muito mitologia, então o livro não me chamou a atenção! Para você ter uma ideia, eu tenho três livros do Percy aqui que nunca nem abri! hahahah
    Mas para quem curte deve ser uma ótima leitura!!!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  5. Adoro Mitologia, mas acho um pouco complicado e sempre confundo deuses. São tantas informações que acho que buguei hahahahahaha Só lendo mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Eu já ouvi falar bastante desse livro ainda não li infelizmente, mais com essa sua ótima resenha me deu bastante vontade de ler, mais parabéns pela sua ótima postagem hehe ;)
    Abraços e Sucesso...

    www.pedrosanttos.com

    ResponderExcluir
  7. Sendo este livro um dos lançados pelo Grupo Editorial Record não é de me surpreender que o livro seja muito bem trabalhado e com contos numa linguagem atual e de fácil entendimento. Acho que realmente ele deve ser uma ótima pedida para se usar como base para trabalhos acadêmicos com esse tema, como você bem apontou na resenha. Boa dica. :)

    beijos Nanda
    http://ventoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. eu adoro mitologia, já li um livro parecido com esse mas vou a muito tempo, gostei do liro e to interessada em ler

    ResponderExcluir
  9. Não sou muito fã de livros assim, mas realmente deve ser interessante conhecer mais sobre mitologia. Para os fãs, esse livro é uma ótima dica.

    ResponderExcluir
  10. Bom, eu não sou muito fã de mitologia, mas para quem gosta deve ser um ótimo livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu até gosto de histórias mitológicas, mas este livro não me empolgou tanto, pelo menos não para ser lido agora.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. oie amore... esse livro é lindo não... eu adoro! beijos gg
    e está na minha listinah de compras apesar de querer mais o p h camelin
    :c

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!