Resenha O Teste | Joelle Charbonneau |

em 1 de maio de 2015



O Teste

Trilogia O Teste # 01
Joelle Charbonneau

ISBN-13: 9788567028231
ISBN-10: 856702823X
Ano: 2014 / Páginas: 320
Idioma: português 

Editora: Única


O Teste - No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.



Resenha


Não sou chegada em distopias, li poucas até, mas posso dizer que adorei O Teste, demorei a pegar o fio da meada, a sentir aquela vontade louca de não largar mais o livro.

O nome de nossa protagonista é um tanto esquisito, Malancia Vale ou apenas Cia, ela vive com sua família na colônia Cinco Vales, ela não se sente parte da sociedade, e não quer terminar seus estudos e morar com seus pais e trabalhar por ali, Cia quer ir para faculdade, só que para isso ela precisa ser escolhida e tem muito tempo que Tosu City não recruta alunos para O Teste.

Cia está preste a se formar e descobre que na formatura terá uma presença ilustre de Tosu City, ela está muito ansiosa e não vê a hora de ser escolhida, só que o inesperado convidado não aparece na formatura e com isso a escolha do Teste não é feita, Cia fica triste e feliz ao mesmo tempo, com isso terá que trabalhar com seus pais ou arrumar um emprego em outro lugar, a parte boa é que ela não iria se afastar de seus amigos e familiares. O problema é que Cia sente um vazio no peito, ela realmente deseja ir para faculdade e fazer mais pelas colônias.

No dia seguinte ela tem uma surpresa, nosso convidado de Tosu City chegou e recrutou alguns alunos, Cia está entre eles e está muito feliz, tudo é feito muito às pressas, Cia mal tem tempo de se despedir, precisa escolher alguns pertences e estar pronta no horário e local marcado, seus pais não estão felizes e o leitor sente que tem algo muito errado neste Teste, nem tudo é o que parece e Cia terá que ser muito inteligente e intuitiva para sobreviver.

Cia percebe pequenos detalhes logo no embarque para Tosu City, câmeras que monitoram cada passo do aluno entre outras coisas, ela conta com a ajuda de Tomas apesar de seu pai lhe falar para nunca confiar em ninguém, à conversa que Cia tem com o pai a deixa muito assustada e apreensiva, mas uma coisa é certa, esta conversa preparou Cia para O Teste, seu sexto sentido está muito apurado e ela sabe que qualquer erro pode até levar a morte.

"Seu Tempo está acabando" 

Conforme ia avançando na leitura, fui recordando de Divergente e Jogos Vorazes, talvez essas duas distopias serviu de inspiração para Joelle Charbonneau, ou não.

Em suma, custei um pouco a me conectar com os personagens e toda trama, porém, depois de alguns capítulos a leitura fluiu rapidamente, na minha cabeça ainda fico imaginando todo o cenário que a autora criou e penso que daria um ótimo filme. 

Não vejo a hora de ler a continuação, e vocês já leram O Teste, gostaram? Me contem nos comentários...


Beijos


13 comentários

  1. Também não gosto de distopias , por isso prefiro nem tentar ler esse livro .
    Mas , é bem capaz que vai virar filme porque esse gênero vem ganhando milhares de fãs :)

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila! Ainda não li o livro e, como você, não sou fã de distopias. E acaba que depois de um certo número de livros do gênero publicados, as coisas vão parecendo mais do mesmo, né?! Talvez por isso tenha te feito lembrar de outros do estilo. Mas que bom que no geral curtiu a leitura! ;)

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Camila!
    Gosto das distopias, embora não tenha lido nenhuma dessas que citou, porém assisti o filme.
    Malancia realmente é um nome peculiar, não admira que queira usar apelido...kkkk
    Fato é que deve haver algo por trás desse chamado de Cia para participar...
    Já sei, já sei... só vou saber se ler o livro, tudo bem!
    Bom descanso no feriado e um ótimo final de semana!
    Nem sempre terás o que desejas, mas enquanto estiveres ajudando aos outros encontrarás os recursos de que precisas.(Chico Xavier)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não gosto de distopias, mas tenho um irmão que adora e falou bem deste livro e fez o mesmo comentário que você...que é um pouco parecido com divergente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. :a parabéns pela resenha eim more...
    o livo parece super interessante
    mas não é meu tipo de leitura não
    beijos GG

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila..
    Ainda não li, mas um dia ainda pretendo. Não é prioridade, mas ainda quero.
    Já ouvi falar que a leitura demora para agilizar, mas acho que vale a pena.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila, sempre ouço falar muito bem desta série.
    Eu não gosto muito de distopias, não me animo muito pra ler.[
    Mas, de tanto ouvir elogios para esta, já a coloquei na lista de futuras aquisições.
    Espero gostar.
    bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amo uma distopia, mas este livro ja li tem um tempinho..e não lembro mais tão bem do enredo, um problema de ler muitos livros e demorar pra sair a continuação ou eu demorar pra comprar rs, vou esquecendo e preciso reler.
    Mas eu gostei do livro, achei um pouco chato umas partes e lembra mesmo algumas distopias..mas acho que é normal pelo genero, espero poder ler o segundo em breve,
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. caramba, gostei muito pois adoro distopias já li divergente e jogos vorazes e amei simplesmente nao sei escolher qual foi a melhor, adorei a resenha quero muito ler essa trilogia o teste que pelo jeito já e bem famosa.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente ainda não li Camila, mas não vejo a hora de ler. Pelo que acompanho das resenhas que já li o livro, ou melhor, a série é muito boa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Eu já ouvi tantoooo falar desse livro, e eu tenho ele aqui, mas nunca li.
    Tua empolgação até me fez querer pegar ele agora. huahauah
    Talvez eu o faça em breve

    ResponderExcluir
  12. Malancia Vale??? Que nome pra protagonista né? Kkkk Já vi muita gente falando coisas boas desse livro e tu só aumentou a minha curiosidade.

    Valeu pela dica.
    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amo distopias, mas - por motivo de: agonia - resolvi dar um tempo e agora só assisto às adaptações feitas para o cinema. É sofrimento demais, tortura psicológica. Com o filme eu sofro somente por pouco mais de 2h e com o livro era por semanas.
    É o primeiro que vejo sobre testes, o que achei uma ideia legal, mas é série e disso já não gostei... quem sabe um dia.

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!