Resenha: Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa - Margot Berwin

em 24 de abril de 2015




Sinopse

LILA NOVA: 32 anos, redatora de publicidade, divorciada. RESIDÊNCIA: um conjugado reformado no Lower East Side, em Nova York. MANTRA PESSOAL: nada de animais de estimação, nada de plantas, nada de gente, nada de problemas. Mas quando ela conhece David Exley, um charmoso vendedor de plantas, algo muito colorido floresce em sua vida solitária. Das esquinas opressivas de Manhattan às luxuriantes florestas tropicais, Nove plantas do desejo e a flor de estufa é a história de uma mulher que precisa viajar além das fronteiras do senso comum e da chamada "zona de conforto" para encontrar o que realmente quer.






Título: Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa

Autora: Morgot Berwin
Páginas: 248
Editora: Intrínseca
Avaliação: Muito bom





Adoro livros com títulos diferentes e que falem sobre o cotidiano, me identifico na maioria das vezes e é por isso que sempre estou comprando e praticamente colecionando esse tipo de literatura.


Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa adquiri primeiramente trocando no site Skoob e depois uma amiga de infância doava alguns livros e este estava no meio, justamente no mês em que o Desafio Literário A Elite 2015 pedia um chic lit.

“- Se consegue ouvir o silêncio enquanto é acordade pelos caminhões de lixo, você tem poder. Se consegue perceber as estrelas quando tudo o que vê são as luzes dos arranha-céus, isso é poder. Se consegue sentir o cheiro da floresta na frente do lixão, então você tem poder. Nunca deixe as circunstâncias, nem as pessoas à sua volta, lhe dizerem o que ver, sentir, degustar, cheirar ou ouvir.”


Bom, vamos a história, Lila Nova tem 32 anos e durante suas visitas a uma lavanderia conhece um senhor que tem nove plantas, as tais plantas do desejo e com ele aprendeu sobre cada uma delas, como cultivar e seus significados. 


Um acontecimento fora do normal, que foi praticamente culpa da nossa protagonista, a faz ir até Yucátan no México para encontrar as tais plantas e não posso contar muito mais, pois é um livro curtinho para ser degustado aos poucos, já adianto que é uma delícia e que é indicado a todas as idades.

Lila acaba reencontrando a si mesma durante seu aprendizado com essas plantas e praticamente faz uma viagem interior enquanto se aventura pela sua busca ao encontro delas em outro país.


“Cada uma das plantas tem a chave de uma das nove coisas que os seres humanos mais desejam. Sem levar em consideração nenhuma hierarquia, essas coisas são sorte, poder, magia, conhecimento, aventura, liberdade, sexo, e, naturalmente, amor.” 


Me diverti muito com esta leitura, aprendi bastante sobre o cultivo das plantas e achei super interessante, e até leria novamente, na Bienal do Livro de SP custava 5 reais apenas, sorte de quem adquiriu!


Para quem gostou de A Linguagem das Flores, por exemplo, irá adorar este livro certamente, é um livro perfeito para presentear principalmente as mulheres, pois todas em algum momento da vida se identificarão com os anseios da nossa atrapalhada protagonista, como também encontrei no livro Comer, Rezar, Amar, outro bom exemplo de livro neste estilo.



Beijos



18 comentários

  1. Oi Nanda...
    Gostei muito da ideia do livro. Nossa, como eu não vi este livro por cindo reais..hahah
    Gostei muito da resenha, e leria sim.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. oie fer...
    que linda resenha eim...
    eu também adoro livros assim...mas sabes que esse titulo eu achei esquisito!
    Mas como voc~e estava falando tão bem do livro eu fiquei interessadinha!
    Assim que der dou uma oportunidade sim!
    Beijos

    http://cantodadomino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda, tudo bem? Adorei a resenha e a capa do livro! A ideia dele é super interessante e espero me alegrar com o poder das plantas e aprender com elas, algum dia, assim como a Lila. Bjs

    Participe do primeiro aniversário do blog:
    http://folheandominhavida.blogspot.com/2015/04/promocao-um-ano-de-folheando-minha-vida.html

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia esse livro, mas eu amei a capa e achei o enredo bem interessante. Gostaria de ler sim! *--*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olha eu tenho que confessar que a cama não é muito atrativa, mas eu já tinha visto o livro e nunca tive interesse de pegar para dar uma olhadinha sabe? Mas mesmo assim gostei da maneira como você falou sobre o livro em sua resenha. Me parece ser uma história muito legal, mas não é um livro assim que eu compraria para amanhã sabe. Daria uma chance, mas não é algo assim que me identifiquei. Espero gostar quando for ler, porque já vi esse livro várias vezes em livrarias, mas nunca o peguei O.o coisa não? Mas a capa sinceramente poderia ser mais bonita =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-ligacoes.html

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Baratinho o livro hein.
    Confesso que não faz muito o meu gosto o tema do livro.
    A capa realmente não é das mais bonitas.
    Abraços.
    Diego,
    http://diegomorais18.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu tbm adoro livros com títulos diferentes... uma capa bonita e um título legal tem 70% de chances de que eu o compre. Adoro uma leitura fácil, simples, sem grandes reviravoltas... eu gosto de situações cotidianas. Eu adorei a resenha e ele já está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  8. Nossa que livro barato , heim ?
    Quero muito ler esse livro , apesar de não o conhecer até dez minutos atrás hahaha...
    Sua resenha quase me obrigou a querer ler esse livro , ainda mais depois que você assemelhou ele com "Comer , rezar e amar" que é um dos meus livros favoritos.

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Nanda, tudo bem? Já tinha visto esse livro em promoção no Submarino, mas nunca me interessei em saber mais ou comprar, mas sua resenha me fez mudar de ideia. Parece ser um livro bem gostoso de se ler, saber mais sobre as plantas e ter esse encontro com si mesma. Para ser uma leitura cheia de significado. Também adoro esses títulos diferentes.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nanda!
    Muito bom ler sua resenha! Já tinha visto esse livro, mas pela capa eu jamais imaginaria que a história seria essa. Gostei e já foi pra listinha! :D

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  11. Nanda!
    Não li A linguagem das flores e esse também não.
    E livros que trazem a natureza como um todo no mote do livro, são sempre fascinantes porque trazem um aprendizado diferente, sempre enriquecedor.
    Uma semaninha carregadinha de luz e paz!
    “Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Fer...

    Comprei esse livro junto com você na Bienal.. Protelei para ler, ficou parado na estante. No desafio Literário resolvi ler, porque você leria e não me arrependi.. achei muito divertido.
    Lila Nova é muio divertida e muito atrapalhada.. amei a personagem

    ResponderExcluir
  13. Confesso que comprei esse livro pela capa e pelo preço, só depois fui descobrir sobre o que era. Apesar disso o livro parece ser bem legal!

    ResponderExcluir
  14. A capa não é muito atrativa mais acho que a história compensa. Eu acho que me divirtiria bastante com as atrapalhadas da Lila nessa sua jornada de conhecer a si mesma.

    Beijos

    http://ventoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Azar meu que estava com você e a Cinthia na Bienal e não comprei!
    Parece ser muito bom Fer, quando vi lá não gostei da capa.
    E mais uma vez como aconteceu com o livro Na Ilha, não posso julgar o livro pela capa porque este parece ser uma ótima história!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk.. Fer.. Era bom mesmo.. E eu só comprei por ser baratinho.. E ótima estória

      Excluir
    2. Kkkk.. Fer.. Era bom mesmo.. E eu só comprei por ser baratinho.. E ótima estória

      Excluir
  16. Esse livro vejo em todos os sites e é a primeira vez q leio uma resenha.
    A capa não chamou muito a minha atenção. A sinopse conseguiu me prender.
    A história parece ser bem levinha e muito gostosa de ler. Pretendo conferir em breve.

    abs

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!