Resenha: Melancia - Marian Keys

em 3 de março de 2015




Foi demais da conta para Claire o dia do nascimento da sua filha. Ao acordar no quarto do hospital depara com o marido olhando-a na cama. Deduzindo tratar-se de algum tipo de sinal de respeito, ela nem suspeita de que ele soltará a notícia da sua iminente separação: “Ouça, Claire, lamento muito, mas encontrei outra pessoa e vou ficar com ela. Desculpe quanto ao bebê e todo o resto, deixar você desse jeito...” Em seguida, dá meia-volta e deixa rapidamente o quarto. De fato, ele sai quase correndo. Com 29 anos, uma filha recém-nascida nos braços e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais da gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal! Não tendo nada melhor em vista, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; uma mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e um pai à beira de um ataque de nervos. Depois de muitos dias em depressão, bebedeira e choro, Claire decide avaliar os prós e contras de um casamento de três anos. E começa a se sentir melhor. Aliás, bem melhor. É justamente nesse momento que James, seu ex-marido, reaparece, para convence-la a assumir a culpa por te-lo jogado nos braços de outra mulher. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa...






Título: Melancia
Autor: Marian Keyes
Editora: Edições Best Bolso
Categoria: Literatura Estrangeira/Romance
Ano: 1996
Páginas: 489
ISBN: 9788577991655


Uma vez, lanchando com minha irmã numa rede de fast foods e comentando sobre literatura, uma senhora ao lado de nossa mesa ouviu e deu uma indicação de leitura que me instigou muito, ela contou partes de Melancia da escritora irlandesa Marian Keys e desde então já incluí este livro na minha interminável lista de leituras do Skoob. Aproveitei agora que estou no Desafio Literário A Elite 2015 e peguei para ler.


Um livro leve, divertido e bem realista, Melancia é cativante como a mulher comentou mesmo!

O livro conta a história de Claire, que foi abandonada pelo marido, o insensível James, logo que deu a luz a sua primeira filha, e só esse início já me ganhou, pois é algo do cotidiano que todas podemos passar e livros com temática realista me conquistam de cara.


- E você vai me deixar? - repeti o que ele dissera, em tom de descrença. - Vou - disse ele, olhando para seus sapatos, para o teto, para minha garrafa de suco, para qualquer outra coisa, menos para meus olhos. - Mas você não me ama mais? - surpreendi-me perguntando.- Não sei. Acho que não - respondeu ele. - Mas, e o bebê? - perguntei pasma. Era inacreditável que me deixasse, sobretudo agora, quando acabávamos de ter nosso bebê.  - Você tem de tomar conta de nós duas! - Desculpe, mas não posso - disse ele - Darei ajuda financeira, e decidiremos alguma coisa sobre o apartamento e a hipoteca, sobre todas essas coisas, mas tenho que ir." Pág. 21


Claire, assim que deixou a maternidade voltou para a casa de seus pais, e esse reencontro com seu passado a fez pensar em várias coisas, como: seu aparente fracasso como esposa, no que deu errado em seu casamento, a sensação de perda de identidade, se poderia ser uma boa mãe para sua filha que nem nome ainda tinha e até seu relacionamento meio conturbado com suas irmãs...




É um livro que desperta muitas emoções, risos, lágrimas, classifico como comédia romântica e indico a todas as mulheres, pois como disse no início, acredito que todas se identificarão com a saga das irmãs Walsh e este foi apenas o primeiro livro, para quem quer conhecer o restante (são seis), na sequência abaixo:


Melancia - Claire
Los Angeles - Margaret
Férias - Rachel
Tem Alguém Aí?  -Anna
Chá de Sumiço – Hellen
Mamãe Walsh



Espero que tenham gostado, até a próxima,




16 comentários

  1. eu comprei o livro Tem alguém ai?.. e tentei ler diversas vezes.. mas não consegui de jeito nenhum.. até que eu acabei trocando.. pra começar as pgs eram brancas.. gente eu detesto livro com pgs brancas.. acabei ficando com um bloqueio pra essa autora.. sério mesmo.. eu vejo várias pessoas comentando ser bom.. mas pelo menos essa série eu não tenho vontade de ler..

    ResponderExcluir
  2. E lá vem a Fe... com essas resenhas lindiass que me deixam babandooo por ler esse livro e ruer melancia....
    se sabe que amo amoo melancia....
    :) beijos enormes lá vou eu no skoob para colocar nos desejados....

    www.cantodadomino.blogpost.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda...
    Sempre tive vontade de ler este livro.
    Deve ter uma carga bem emocional mesmo. Já vi muitas resenhas ´positivas como a sua.
    Adorei a resenha, espero ler um dia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Eu já vi falarem muito bem desse livro e a sua resenha foi mais uma, tenho curiosidade de conhecer a escrita dessa autora, uma vez vi em uma agencia de emprego a mulher lendo um livro dessa série. Melancia parece ser um livro que se aproxima da realidade das mulheres e que a protagonista não tem o corpo perfeito e por esse motivo chamou minha atenção.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Mila,
    Lembro que quando li esse ano, muito tempo atrás gostei muito da história e do estilo da Marian, pena que foi o único dela que li ate hoje. Eu devo dar uma chance para os próximos também...

    Beeijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanda, eu ganhei Melancia de presente no natal tem uns dois anos, e também tenho Férias que ganhei em um sorteio, mas devido a falta de tempo e algumas resenhas negativas que li, acabei não me animando a ler os livros. Sua resenha me deu uma outra visão da obra, e quem sabe agora eu resolva me aventurar.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanda, acredita que ainda não conheço o trabalho da autora? Pois é, já li tanta coisa boa dela, mas ainda não tive oportunidade de confirmar de perto.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Olha ganhei o livro MELANCIA de um amigo secreto que até hoje não me foi realizado aqui na blogosfera, mas mesmo assim adorei ter ganhado o livro e espero poder ler e gostar bastante assim como você, porque eu tinha visto muitas resenhas negativas sobre ele, mas ao mesmo tempo algumas boas também e fiquei surpreendida ao ler a sua. Gostei muito de tudo que você disse e espero completar a coleção, embora eu ache esses livros muito CAROS. Mas mesmo espero ter a oportunidade de ler. Amei a sua resenha. Parabéns viu?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-sombra-e-ossos.html

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha Fernanda! Estou ansiosa para ler Melancia! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Sempre achei que fosse um livro de comédia pura, mas começa tão dramático rs Ainda assim tenho muita vontade de ler toda a série, todo mundo fala super bem.

    ResponderExcluir
  11. Nanda!
    A Marian Keyes é especialista em chick-list que aproximam a ficção da nossa realidade cotidiana e ainda nos faz rir muito, o que faz a leitura valer a pena.
    Feliz dia da mulher!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu tinha este livro abandonei na metade rs, mas estou pensando em terminar, e realmente ele retrata o que acontece com muitas mulheres hoje em dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Fer..
    Da Marian Keyes só li Férias e Los Angeles.. Sushi abandonei..
    Só retificando já são 12 livros da autora..mas podemos ler fira de ordem que não prejudica nada!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi Fer..
    Da Marian Keyes só li Férias e Los Angeles.. Sushi abandonei..
    Só retificando já são 12 livros da autora..mas podemos ler fira de ordem que não prejudica nada!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Gente que babaca, como ele pôde fazer uma coisa dessas. Que cara mais idiota. Espero que a Claire saiba dar o troco. Nada como uma mulher com sede de vingança...kkkk

    http://ventoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Uma amiga estava lendo, amou, e começou a me mandar fotos das páginas e assim li Melancia. Gargalhamos, ficamos horrorizadas com o marido da Claire, suspiramos qdo ela se apaixonou novamente... Enfim, leiam!

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!